domingo, 2 de novembro de 2008

'Tanti auguri vecchia signora'

Fantástica noite de 111º aniversário para a Juventus com a obtenção de uma saborosa vitória sobre a Roma por duas bolas a zero graças a uma excelente exibição colectiva, muito provavelmente a melhor desta temporada. Del Piero, com um esplêndido pontapé livre e Marchionni materializaram em golos a supremacia bianconera.

Como era de esperar Del Piero, Legrottaglie e Grygera regressaram à titularidade enquanto que na Roma os principais destaques foram as ausências de Totti e Aquilani, ambos lesionados.
A Juventus deu continuidade às boas exibições conseguidas nos últimos jogos, pegando logo no comando da partida, com o seu meio campo extremamente activo conjugando boas e rápidas combinações com os atacantes. E foi num desses lances logo nos primeiros instantes que Sissoko trocou curto com Del Piero, que lançou a bola no espaço vazio da grande área em busca de Amauri, com o brasileiro a chegar ligeiramente atrasado ao lance. Pouco depois Tiago tenta o disparo de longe com a bola a ser interceptada com a mão por Pizarro no limite da grande área! Cartão amarelo para o peruano, mas na punição nada resultaria.
A Roma equilibrou a partida até aos 20 minutos tendo desperdiçado duas boas ocasiões de golo, a primeira aos 13' na sequência de um excelente toque de calcanhar de Júlio Baptista para Taddei, com este a surgir completamente solto na área bianconera, mas a preferir assistir Vucinic em detrimento do remate... Extremamente atento, Grygera cortou o lance impedindo o montenegrino de desviar para a baliza! Aos 20' Panucci tem uma investida pelo corredor direito, tenta o cruzamento a meia altura em busca de Baptista, Chiellini antecipa-se, cortando a bola para o poste direito da baliza de Manninger! Muita sorte para os bianconeri neste lance!
A Juve volta de novo ao comando da partida e à passagem da meia hora Del Piero cobra um livre sobre a esquerda, cruzando de forma exímia para Chiellini, completamente sozinho à entrada da pequena área, cabecear para óptima defesa de Doni, impedindo um golo praticamente certo!
Pouco depois aos 38' novo livre para a Juventus, desta vez sobre a meia esquerda embora a uns bons 30 metros da linha de golo. Del Piero remata forte, a bola descreve uma parábola perfeita, sobrevoa a barreira, anichando-se próxima do ângulo superior direito da baliza de Doni! Fantástico golo de Del Piero a merecer exuberantes festejos!
Mesmo a terminar o primeiro tempo, Molinaro tem um bom centro rasteiro a pedir o desvio de primeira de Del Piero, a bola sai a rasar o poste da baliza de Doni!
A segunda parte começa com mais do mesmo, ou seja, a Juve a carregar em busca do golo da tranquilidade. Logo no primeiro minuto lance espectacular com Del Piero a lançar Marchionni sobre a direita, este a cruzar de primeira para acrobático pontapé de bicicleta de Amauri! A bola sai forte, mas à figura de Doni, que defende para o lado! Fantástico lance ofensivo bianconero!
O golo adivinhava-se e apenas dois minutos depois jogada de contra ataque conduzida por Nedved sobre a esquerda, toca para Del Piero progredir no terreno, lançando no momento certo para Marchionni que entrava desmarcado sobre a direita, beneficiando do excelente movimento de Amauri no sentido contrário a abrir por completo a defensiva giallorossa. Na cara de Doni, Marchionni não teve grandes dificuldades em picar-lhe a bola por cima e fazer o 2-0! Mais uma excelente jogada do ataque juventino com óptima finalização!
O jogo estava decidido, Spaletti bem tentou mexer na equipa, mas as alterações não surtiram o mínimo efeito, continuando a Juve bastante por cima na partida, com Amauri muito activo na frente, a estar perto do golo em duas ocasiões, na primeira a cabecear por cima do travessão e depois a rematar cruzado para boa intervenção de Doni.
A noite no Olímpico terminava em festa, a Juventus comemorava o seu aniversário com a obtenção de uma importante vitória que a aproxima dos lugares da frente. Destaque para a boa exibição colectiva, óptima condição física dos jogadores e grande espírito de solidariedade e união entre todos os elementos da squadra. A crise já lá vai...

Sem comentários: