quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Del Piero, o senhor da Europa!

SUPER DEL PIERO!
Dois extraordinários golos do capitão bianconero (41 tentos na competição) aliados a uma excelente exibição colectiva proporcionaram uma vitória histórica no Santiago Bernabéu, 46 anos após o último triunfo da vecchia signora no mítico estádio! Com este resultado a Juventus garante a classificação imediata para os Oitavos de Final da Champions, bastando-lhe agora uma vitória para assegurar o primeiro lugar no Grupo H!

A Juve apresentou-se em Madrid com a mesma formação que batera a Roma no sábado com excepção de Grygera, substituído por Mellberg. Os merengues desta vez não ousaram apresentar três avançados de início como na partida em Turim, optando pelo reforço do meio campo com a entrada de Diarra.

O Real Madrid dominou territorialmente durante praticamente toda a partida, embora fosse um domínio algo consentido por parte da Juventus, sempre bastante compacta defensivamente, efectuando um pressing alto e efectivo, que dificultou e de que maneira as movimentações ofensivas dos madrilenos.
Impossibilitados de penetrarem com perigo na defensiva bianconera, os merengues tentaram nos primeiros minutos rematar de longe por intermédio de Diarra e Guti, sem grandes problemas para Manninger.
Aos 17' o pressing bianconero deu resultado na sequência de um mau passe de Guti interceptado por Marchionni na linha de meio campo, rapidamente serviu Del Piero, que progrediu no terreno sem oposição até chegar perto da entrada da área, onde disparou rasteiro de pé esquerdo com a bola a ladear Cannavaro e a anichar-se junto ao ângulo inferior direito da baliza de Casillas! Grande golo de Del Piero, finalmente a concretizar o sonho de marcar no Bernabéu!
O Real Madrid tentou reagir e até desfrutou de duas boas oportunidades a partir de cruzamentos vindos da esquerda do seu ataque. A primeira, na sequência de um centro de Sneijder para Sérgio Ramos aparecer completamente sozinho ao segundo poste e a desviar desastradamente por cima da barra da baliza de Manninger. A segunda, já perto do intervalo num lance similar, desta vez com cruzamento de Drenthe e Diarra a cabecear em boa posição para fora!

O segundo tempo principiou com a mesma toada do primeiro, sempre com o Real Madrid na busca do golo, com a Juve a anular praticamente todas as investidas do ataque madrileno. Os merengues começaram a jogar mais com o coração do que com a cabeça perante os bianconeri extremamente concentrados, perfeitos tacticamente a enervarem cada vez mais a equipa orientada por Schuster. Não estranhou portanto que os jogadores madrilenos tentassem iludir a equipa de arbitragem em jogadas na grande área bianconera. Num desses lances aos 51' Legrottaglie consegue parar Raúl de forma perfeitamente legal, mas van Nistelrooy explodiu em protestos com o árbitro o que lhe valeu a amostragem do cartão amarelo.
Sissoko e Tiago formaram uma enorme dupla no centro do terreno, não apenas em termos defensivos, mas também na construção de jogadas ofensivas como foi exemplo o lance que antecedeu o segundo golo de Del Piero aos 67'. Tiago ganhou espaço na intermediária, jogou curto para Sissoko, que tentou romper em força, mas foi derrubado por Cannavaro já nas proximidades da grande área sobre a meia esquerda, sítio ideal para as punições de Alex... O estádio emudeceu-se por completo, antevendo o pior, Casillas forma mal a barreira, deixando um espaço mínimo sobre a sua direita por onde o exímio Del Piero colocou a bola numa das suas fantásticas parábolas! Casillas nem esboçou a defesa! Mais um golo extraordinário de Del Piero na cobrança de um pontapé livre, o enésimo...
Já com Higuain em campo, o Real tentou tudo por tudo na busca do golo, mas o futebol praticado era confuso e em esforço, não conseguindo melhor que assustar Manninger num ou dois lances por van Nistelrooy e Higuain.
Quem esteve muito perto de ampliar a vantagem foi Juventus e novamente por intermédio de Del Piero! Iaquinta, entrado há pouco para o lugar de Amauri, protagoniza um bom lance na esquerda sobre Guti e cruza para o coração da área onde surge Del Piero com marcação de Diarra. Il capitano recebe com o pé direito e rodopia rematando rasteiro com o esquerdo levando a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza de Casillas, com este já batido! Uma pena a bola não ter entrado, teria sido um hat-trick monumental!
No último minuto de descontos Ranieri lança em campo De Ceglie no lugar de Del Piero para o aplauso que se transformou em estrondosa ovação por parte dos cerca de 70 mil adeptos presentes no estádio! Grande momento de fair-play e reconhecimento da enorme categoria de um jogador adversário, palavra de apreço especial para os adeptos do Real Madrid.

Não existe jogo perfeito, mas a Juventus esteve próxima da perfeição, nomeadamente em termos tácticos, nesta esplêndida vitória no Bernabéu. Além da qualidade de jogo praticado pela equipa há que realçar Ranieri, que soube montar o esquema certo para contrariar o favoritismo do Real Madrid, em termos tácticos Schuster levou um banho de Ranieri!
Apesar da excelência competitiva e de concentração demonstrada no Bernabéu aprimorada por dois momentos magníficos de Del Piero, não se pode embandeirar em arco e há que continuar assim com esta postura nos próximos dois desafios, Chievo e Génova, extremamente importantes antes do confronto com o rival Inter...

Sem comentários: