segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Empate promissor

A Juventus garantiu um empate a uma bola na deslocação a Roma, onde defrontou a Lazio, numa partida intensa, competitiva e a espaços vibrante. Sabendo de antemão o resultado do Inter, os bianconeri reduziram a diferença para apenas 3 pontos em relação ao líder do campeonato, estando agora somente dependentes de si próprios na luta pelo scudetto.

Privado de Grygera (suspenso) e Chiellini (lesionado), Ranieri viu-se na obrigação de alterar a estrutura defensiva não se coibindo de lançar Lorenzo Ariaudo, defesa central de 19 anos, na Série A, aposta arriscada que se veio a revelar bastante acertada em virtude da segurança e sobriedade revelada pelo jovem bianconero. Na direita da defesa actuou Mellberg e no centro do meio campo espaço para Zanetti em vez de Marchisio, alguma surpresa nesta opção. Na frente Del Piero e Amauri.

A Juventus entrou demasiado expectante permitindo o domínio territorial à Lazio nos primeiros minutos da partida. A partir dos 20' o domínio da formação biancoceleste intensifica-se começando a rondar com algum perigo a àrea bianconera perante uma Juve receosa, incapaz de sacudir a pressão do seu meio campo.
Aos 25' livre na esquerda do ataque da Lazio. Ledesma, destro, cobra o livre com a bola a descrever uma trajectória em arco e a sair bastante colocada ao segundo poste, acabando por entrar, mediante a péssima saída de Manninger ao lance. Muitas culpas para o guardião austríaco no golo sofrido.
A Juventus tremeu, estando perto de sofrer o segundo golo logo no minuto seguinte num remate cruzado de Rocchi a permitir a defesa para a frente de Manninger, surgindo Pandev na recarga, apertado por Ariaudo, a desviar por cima do travessão.
Este lance fez despertar a Juve que finalmente reagiu ao domínio adversário, pegando no jogo e posse de bola, lançando-se na busca do golo do empate.
Aos 30' a Juve ganha o seu primeiro pontapé de canto da partida na direita do seu ataque. Marchionni centra para a zona da marca de penalty, onde surge Mellberg, fulgurante, a cabecear fortíssimo para o fundo das redes de Carizzo! Na primeira oportunidade a Juventus marca!
Até final do primeiro tempo o desafio prosseguiu em toada equilibrada, extremamente bem disputado, sempre a um ritmo vivo.

Na segunda metade a Juventus surgiu transfigurada para melhor tomando quase por completo as rédeas da partida, assumindo o jogo na busca do golo da vantagem. Apesar do efectivo domínio, as ocasiões de verdadeiro perigo eram escassas para os bianconeri já que Amauri foi extremamente bem anulado pela dupla de centrais contrária e Del Piero recuava bastante no terreno para organizar jogo, estando por isso longe da zona de finalização.
Excelente chance ocorreu logo aos 5' numa extraordinária arrancada de Sissoko desde a zona de meio campo, pleno de força e velocidade, irrompendo pela defesa biancoceleste e a disparar no limite da grande área para defesa apertada de Carizzo!
A Juve jogava a toda a largura do terreno, com Marchionni e Nedved extremamente activos não só na linha, mas também na busca de terrenos interiores que permitissem desequilibrar a defesa contrária. A Lazio respondia agora no contra-ataque com Zarate em plano de destaque aos 11', ao arrancar sozinho e a tentar o remate de longe, com a bola a sair perto do poste da baliza juventina.
Aos 33' valeu a saída atenta de Manninger aos pés de Pandev após boa desmarcação proporcionada por Ledesma.
O jogo entrava na recta final e Ranieri tentava o golpe de asa trocando Del Piero por Giovinco aos 35', após já ter refrescado o meio campo com a entrada de Marchisio no lugar de Zanetti. E a Juve esteve muito perto do triunfo aos 41' num espectacular remate de ressaca de Legrottaglie levando a bola a bater estrondosamente no poste da baliza de Carizzo! Teria sido um golo magnífico do melhor jogador em campo, simplesmente insuperável nos aspectos defensivos e muito bem a apoiar o estreante Ariaudo.
A última chance de golo aconteceu no penúltimo minuto de descontos num lance de contra-ataque conduzido por Rocchi pela esquerda, a centrar rasteiro ao segundo poste para Foggia chegar ligeiramente atrasado, todavia bastante apertado por Molinaro!

O empate acaba por ser o resultado mais justo, embora a Juventus pudesse perfeitamente ter chegado à vitória na segunda parte em virtude do bom futebol apresentado nesse período. Os primeiros 25' não se coadunam com a qualidade da equipa, sendo pagos com a perda de 2 pontos. Apesar disso, a Juve afirma-se cada vez mais como forte candidata ao scudetto, mesmo com bastantes ausências a equipa tem-se apresentado ultimamente com um nível bastante aceitável que a pode guindar em breve ao topo da tabela em virtude dos recentes tropeções e exibições menos conseguidas por parte do Inter.
No próximo sábado recepção à Fiorentina, que também tem andado longe dos bons resultados, sem Sissoko e Molinaro suspensos por terem atingido o limite de cartões amarelos.

A seguir o vídeo com os melhores momentos da partida e declarações de Legrottaglie:

Sem comentários: