domingo, 25 de janeiro de 2009

Frenético!

Espectacular jogo de futebol entre a Juventus e a Fiorentina! Ritmo alto, intenso, inúmeras oportunidades de golo para ambos os lados negadas por Buffon e Frey, os melhores em campo! Excelente partida decidida num lance de génio de Del Piero, assistência notável para Marchisio apontar o golo solitário do encontro. A Fiorentina tem razões de queixa da arbitragem já que viu invalidado um golo limpo por inexistente fora de jogo e negada uma grande penalidade evidente.

Sem o castigado Sissoko, Ranieri armou a zona central do meio campo com Zanetti e Marchisio. Grygera reentrou na lateral direita, derivando Mellberg para o centro. De Ceglie substituiu Molinaro, suspenso. Sem o antigo bianconero Mutu, ausente por lesão, Prandelli apostou no jovem montenegrino Jovetic, mantendo a estrutura viola no tradicional 4*3*3.

A primeira parte foi disputada em jeito de parada e resposta, futebol objectivo, ritmo intenso com ambas as equipas na busca do golo embora a Juve tenha sido mais incisiva, tendo desfrutado das melhores situações de golo. Aos 9' o primeiro lance de perigo numa trivela de Del Piero, tentativa de colocar a bola ao ângulo mais distante, com o esférico a sair ligeiramente por cima da trave. No minuto seguinte Jovetic é derrubado no pé de apoio por Mellberg dentro da grande área bianconera, falta que passou em claro ao árbitro Saccani.
Aos 21' o único golo do jogo. Combinação entre Grygera e Del Piero, com il capitano a contemporizar e, perante quatro(!) adversários, a assistir de maneira primorosa Marchisio, colocando-o na cara de Frey! O jovem centrocampista teve a calma e frieza necessárias desviando a bola para o fundo das redes à saída do guardião francês. Lance simplesmente genial de Del Piero revelador de toda a sua notável visão de jogo.
No minuto seguinte os bianconeri estiveram perto de aumentar a vantagem. Del Piero pressiona Kroldrup à entrada da área viola, recupera a bola e serve Neved sobre a esquerda com o checo a não cruzar nem a rematar acabando por dar a pior sequência ao lance, com a bola a sair pela linha lateral desferida por um pontapé sem nexo...
A Fiorentina começa a reagir com maior acutilância e aos 33' Santana cabeceia estrondosamente uma bola na barra após excelente cruzamento de Pasqual! Na sequência do lance a bola sobra para Jovetic rematar à entrada da área, Buffon não encaixa, surgindo oportuno Gilardino na recarga a fazer o golo do empate, anulado por pretenso fora de jogo, inexistente, visto que Marchionni, lento a recuperar, colocava o ponta de lança viola em jogo. Erro tremendo do árbitro auxiliar de Saccani.
No minuto seguinte falta de Melo sobre Del Piero em posição muito favorável para o capitão bianconero. Para surpresa geral acaba por ser Nedved a cobrar o pontapé livre, disparando fortíssimo, levando o esférico a passar rente ao poste esquerdo da baliza de Frey.
A fechar a primeira parte lance de contra ataque conduzido por Del Piero e nova assistência primorosa, desta vez a lançar em profundidade Marchionni, o extremo desembaraça-se de Kroldrup e já na cara de Frey remata de pé esquerdo à figura do guarda-redes. No ressalto a bola vem ter novamente com Marchionni, que remata de primeira, mais uma vez de sinistro, permitindo a defesa a Frey! Grande chance para a Juve aumentar a contenda antes do intervalo!

No reatamento surgiu melhor a Fiorentina, dominando territorialmente, impondo um ritmo veloz à partida em busca da igualdade enquanto a Juve apostava num futebol mais de contenção, defendendo em bloco no seu meio campo e quando recuperada a posse de bola, lançava rápidas transições ofensivas na tentativa de arrumar a questão.
Aos 16' Del Piero, sempre ele, conduz uma dessas transições velozes, desmarca Marchionni na direita e este assiste Grygera, que remata de primeira fortíssimo para monumental defesa de Frey para canto! Pouco depois, aos 24', excelente jogada de Marchisio na direita, a driblar e a progredir, assistindo Del Piero que é blocado pela defesa viola. A bola acaba por sobrar para Marchionni, ganha a linha de fundo e assiste Del Piero de maneira esplêndida com este a desviar desastradamente por cima da baliza!
A Fiorentina aumenta a pressão com o desenrolar da partida e aos 26' desfruta da sua melhor chance. Jogada de Jovetic na meia esquerda, passe a lançar Pasqual no corredor livre e o lateral a cruzar rasteiro pedindo a entrada de Gilardino na pequena área, este não se fez rogado e apareceu mesmo desviando para o golo valendo a extraordinária defesa de Buffon!
Ranieri, vendo a Fiore crescer, refresca a equipa retirando Del Piero e fazendo entrar Giovinco aos 32'. Del Piero saiu com cara de poucos amigos revelador do descontentamento com a substituição, não tendo a melhor das atitudes ao chegar ao banco de suplentes. Como capitão de equipa, símbolo e líder desta Juventus fica-lhe muito mal este tipo de reacção, ainda para mais quando é tomado como um exemplo a seguir pelos jovens do clube...
Giovinco este muito perto do golo aos 38' quando correu velozmente numa diagonal pelo meio campo viola, isolado por Nedved, contudo adiantou em demasia a bola permitindo a defesa a Frey.
A Fiorentina carregou nos últimos minutos, lançando bolas para a área e rematando de longe, mas a defesa bianconera e Buffon em especial mostraram-se insuperáveis.

Com este importante triunfo a Juventus mantém-se na perseguição ao Inter, que já hoje levou de vencida a Sampdoria, segurando assim os 3 pontos de vantagem sobre os bianconeri.
A próxima rodada disputa-se a meio desta semana com a Juve a visitar a Udinese, deslocação sempre complicada, apesar do momento negativo vivido no seio da formação friulana.

A seguir os highlights da partida e declarações de Marchisio:

Sem comentários: