segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Buffon, melhor guarda-redes da história!

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) elaborou uma classificação especial que reúne os melhores guarda-redes desde 1987 até à actualidade com Gialuigi Buffon a colocar-se no topo da lista!
A lista foi feita a partir do ranking anual elaborado desde 1987 pela IFFHS, tendo em linha de conta a opinião de um painel formado por vários especialistas.
Este prémio homenageia a brilhante carreira de Buffon, sempre no topo do futebol mundial durante a última década. O dinamarquês Schmeichel, antigo guardião do Man Utd e do Sporting e o espanhol Casillas, actual guarda-redes do Real Madrid ficaram logo a seguir ao número 1 bianconero.
Destaque ainda para outros dois antigos guarda-redes da Juventus que fazem parte desta lista: Van der Sar (1999-2001) no 7º lugar e Peruzzi (1991-1999) na 33ª posição.
Eis as declarações de Buffon ao juventus.com: "Este prémio é para mim uma enorme satisfação, em especial porque tenho apenas 30 anos e estou em plena actividade. Isto dá-me uma enorme vontade de continuar e confirmar este ranking durante os próximos 5-6 anos. Obviamente, não se vence um prêmio como este sozinho, por isso tenho de agradecer a todos os meus companheiros que me ajudaram a tornar quem sou."

2 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Acho que o Buffon faz jus a honraria, porém, estipular que é o melhor goleiro da história, mas só computar a partir de 1987 é meio incongruente, não acha?
Abraços,

João Caniço disse...

Com certeza Rodolfo, penso que o nome atribuído ao prémio não é o mais indicado, parece fazer crer que antes de 1987 os guarda-redes não tinham a categoria de daí em diante, o que não é verdade, basta lembrar Yashine, Combi, Zamora, Planicka, Banks, Zoff, Dassaev, Sepp Maier, entre outros...
Abraços