segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Classe de Del Piero disfarça exibição cinzenta

A Juventus cumpriu ao levar de vencida o Siena, reduzindo assim a desvantagem para o Inter de 6 para 4 pontos. A exibição foi pobre valendo a inspiração de Del Piero que decidiu a partida na cobrança exímia de um pontapé livre directo, o seu sexto nesta especialidade esta temporada.

Privado de Chiellini, a contas com problemas musculares, Ranieri escalou Mellberg como central ao lado de Legrottaglie. No restante nada a assinalar no tocante a mudanças com Manninger na baliza e a dupla Del Piero - Amauri na frente.

A primeira parte foi um autêntico deserto de ideias com a Juve a revelar-se uma formação inconsistente, sem arte nem engenho para ultrapassar a bem escalonada defensiva do Siena. Os visitantes defendiam bem, tentando lançar o contra-ataque sempre que podiam, com o marroquino Kharja em grande destaque, tentando o remate e chegando inclusivè a assustar Manninger em duas ocasiões.
As linhas da Juventus jogavam demasiado afastadas dificultando sobremaneira a explanação do futebol curto e de transições rápidas tão do agrado da equipa. Pelo contrário, o futebol praticado era directo, sem grande sentido diga-se, apenas colocando alguns embaraços ao Siena quando os laterais subiam no terreno.
E foi um desses lances que daria origem à jogada que decidiria a partida. Molinaro subiu bem pelo seu corredor, libertando Nedved para uma das suas famosas diagonais. Contudo, o checo é derrubado em falta perto da área numa posição muito favorável às características de Del Piero, sobre a meia esquerda. Il capitano não defraudou as expectativas, rematando de forma exímia para o primeiro e único golo da partida! Pontapé seco e colocado com a bola a sair em arco junto à malha lateral da baliza de Manitta, de nada valendo a sua estirada!
Até final do primeiro tempo nada de mais a registar. O segundo período começou sem quaisquer alterações de ambas as partes.

Logo a abrir a segunda metade, descida efectiva de Grygera pelo corredor direito, a ganhar a linha e a cruzar para a cabeça de Amauri, que não conseguiu finalizar nas melhores condições, saindo o cabeceamento ao lado da baliza de Manitta. A Juventus vive o seu melhor período durante toda a partida desperdiçando duas boas situações de golo, uma por Amauri e outra por Del Piero, ambas através de remates de pé esquerdo na sequência de boas combinações ofensivas e a não passarem nada longe das redes do Siena.
Sensivelmente a meio da segunda parte a Juve começa a preocupar-se quase exclusivamente em gerir o resultado atacando apenas pela certa, permitindo que o Siena começasse a subir no terreno, acreditando mesmo que era possível chegar à igualdade.
Nos últimos dez minutos a formação visitante cresceu bastante e chegou mesmo a assustar os bianconeri! Dois excelentes remates de Kharja, sempre ele, a proporcionarem intervenções apertadas a Manninger e na sequência de um pontapé de canto valeu um corte providencial de Grygera a evitar aquele que poderia ter sido o tento do empate!

Exibição modesta da Juventus, sem acelerar muito, jogando apenas o necessário para garantir o triunfo, graças a mais um soberbo livre de Del Piero! A vantagem para o Inter reduziu-se, mas a deslocação para a semana adivinha-se com alto grau de dificuldade, frente a uma Lazio, que tem feito uma boa temporada. Será necessária uma Juventus muito melhor para levar de vencida a formação romana...

A seguir os highlights da partida:

Sem comentários: