quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Noite de gala!

Estrondosa exibição da Juventus no triunfo categórico por três bolas a zero sobre o Catania em partida a contar para os 1/8 de final da Taça de Itália.

Destaque para o regresso de Buffon à competição após mais de três meses de ausência, para a primeira titularidade do jovem Ariaudo na equipa principal e para a manutenção de vários titulares na formação inicial (Grygera, Legrottaglie, Sissoko, Del Piero e Amauri), opção de Ranieri a provar que a Juve aposta forte na conquista da 10ª Coppa Italia do seu palmarés! Zanetti actuou pela primeira vez de início esta temporada, enquanto Giovinco alinhou na ala esquerda do meio campo.

A partida teve pouca história já que foi praticamente de sentido único, sempre com a Juventus no ataque em busca de golos! O desafio não poderia ter começado melhor para a Juve, já que se colocou logo em vantagem aos 4' numa oportuna recarga de Marchionni após defesa para a frente de Bizzarri na sequência de um cabeceamento de Del Piero ao primeiro poste.
A Juve praticava um futebol vistoso a toda a largura do terreno com excelentes e rápidas combinações efectuadas à flor da relva que baralhavam por completo a defesa visitante! O Catania tentava responder no contra ataque, mas de forma bastante tímida como é demonstrado aos 8' num remate de Martinez à figura de Buffon.
Giovinco, Del Piero e Amauri estavam completamente endiabrados, entendendo-se de forma quase perfeita em jogadas de excelente recorte técnico, só faltando uma finalização condizente. A melhor ocasião para ampliar o resultado surgiu aos 40' num óptimo trabalho individual de Del Piero sobre Stovini, a driblar o seu adversário e a romper na grande área disparando cruzando de pé esquerdo à base do poste da baliza de Bizzarri!

A toada da partida não se alterou no segundo tempo, sempre com a vecchia signora em busca de golos! Logo aos 5', Amauri recupera uma bola na grande área visitante e serve Del Piero, que desperdiça nova oportunidade flagrante permitindo a defesa a Bizzarri numa intervenção de elevado grau de dificuldade! Pouco depois aos 9', Del Piero isola Sissoko, que é tocado no pé de apoio por Sardo, penalty nítido que passou incólume aos olhos do árbitro!
Aos 12' boa arrancada de Marchionni pela esquerda cruzando para Amauri cabecear, permitindo boa defesa a Bizzarri, que se assumia cada vez mais como a grande figura da equipa visitante, estando novamente em evidência aos 19' a evitar o golo a Marchionni, que se isolara após excelente abertura de Giovinco.
Adivinhava-se a todo o instante o segundo golo da Juventus, acabaria por surgir aos 24' numa esplêndida triangulação entre Del Piero e Giovinco, com il capitano a assistir de forma magistral la formica atomica, que não teve grandes dificuldades em desfeitar Bizzarri à sua saída!
No minuto seguinte, rápida descida de De Ceglie pelo corredor esquerdo a cruzar para Del Piero cabecear à trave da baliza do Catania! Já era a segunda bola no ferro para Alex, que já merecia efectivamente o golo! E este acabou por aparecer logo na jogada seguinte. Marchionni irrompe pela direita e cruza rasteiro para a marca de penalty, onde Del Piero recebe a bola e rodopia de imediato desferindo um remate potente de pé esquerdo, com a bola a sair extremamente colocada, sem a mínima hipótese para Bizzarri! Excelente golo de Del Piero, o 254º com a maglia bianconera!
Sissoko esteve a centímetros do golo aos 75' num forte remate rasteiro de fora da área e estava excrito que Amauri não conseguiria desfeitar Bizzarri. Aos 81', em boa posição, tentou o remate em jeito, mas o guardião argentino, mais uma vez, impediu o tento do brasileiro.

Excelente partida por parte da Juventus, a mostrar um futebol atraente, veloz e competitivo. Depois da modesta exibição perante o Siena nada melhor que este tónico antes da difícil deslocação a Roma para defrontar a Lazio no próximo domingo. Quanto à Coppa Italia, o adversário nos 1/4 de final será o Nápoles, cuja partida se irá realizar dia 4 de Fevereiro no estádio Olímpico de Turim.

A seguir o vídeo com os melhores momentos da partida e declarações de Marchisio:

Sem comentários: