domingo, 31 de maio de 2009

'Grazie', Pavel!

Em momento tão especial como este a emoção acaba por toldar-nos as palavras. Por isso, fiquem com a sequência fotográfica e o vídeo do adeus de Nedved à Juventus e ao futebol:













Juventus 2 - 0 Lazio

Série A, 38ª jornada
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Peruzzo
Assistência: 25 mil espectadores

Golos: 3' e 59' Iaquinta

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Salihamidzic; Camoranesi, Zanetti (55' Amauri), Marchisio e Nedved (84' Tiago); Del Piero e Iaquinta (72' Giovinco).
Treinador: Ferrara

Lazio (4*3*3): Carizzo; Lichtsteiner, Siviglia (78' Tuia), Rozenhal e De Silvestri; Brocchi, Dabo (64' Meghni) e Ledesma; Foggia, Del Nero (52' Mendicino) e Kozák.
Treinador: Rossi
Amarelos: Lichtsteiner e Tuia

sábado, 30 de maio de 2009

'Ciao' Pavel

No passado dia 26 de Fevereiro, Nedved, em declarações ao uefa.com anunciava o término da carreira no final da temporada. No entanto, surgiram nos últimos dias na imprensa italiana rumores sobre a possibilidade do checo prolongar a carreira e renovar contrato com a Juventus.
A primeira situação está ainda em aberto, mas infelizmente para nós, bianconeri, amanhã será a última partida de Pavel pela Juventus, como o próprio anunciou em comunicado no seu site oficial:

"Depois de oito temporadas com a Juventus, chegou o momento de saudar todos os adeptos, os meus companheiros e o clube, e de agradecer o apoio que me deram ao longo destes anos. Em Turim, ganhei quatro títulos de campeão e uma Bola de Ouro. A partir de segunda-feira decidirei o meu futuro. Continuarei a sentir-me ligado afectivamente à Juventus e estou particularmente agradecido à família Agnelli por me ter concedido a oportunidade de jogar nesta grande equipa."

Na origem da decisão "não esteve qualquer razão de carácter económico". A imprensa italiana especula que na base da resolução de Nedved estiveram a falta de garantias técnicas e tácticas dadas pela società para a renovação de contrato, assim como a falta de convite para um cargo de futuro dirigente. Estes pressupostos foram imediatamente negados pelo seu procurador, Mino Raiola.

Quaisquer que tenham sido as razões para o adeus de Nedved à Juventus não são, para já, importantes. Tudo tem um início e um fim, e durante os 8 anos em que Pavel defendeu a maglia bianconera, fê-lo com tenacidade e brio, deixando-nos a todos nós, adeptos da Juventus, orgulhosos e felizes com os seus magníficos desempenhos. Obrigado, Pavel!

'Match Preview': Lazio

Aí está o último jogo da temporada com a Juventus a tentar garantir o 2º lugar na classificação final da Série A 2008/09. Para isso, basta-lhe fazer resultado idêntico ao que o Milan alcançar em Florença, mas nada como terminar a stagione com uma vitória, ainda para mais no jogo que marcará a despedida de Nedved da Juventus...
Problemas num tornozelo deixam De Ceglie de fora da convocatória o que irá originar a titularidade de Salihamidzic na lateral esquerda. Tirando esta alteração, a equipa deverá ser exactamente a mesma que venceu em Siena na jornada passada.

Convocados (19): Buffon, Manninger, Zebina, Mellberg, Legrottaglie, Chiellini, Salihamidzic, Poulsen, Zanetti, Marchisio, Tiago, Camoranesi, Marchionni, Nedved, Giovinco, Del Piero, Amauri, Iaquinta e Trezeguet.

Lesionados (5): Grygera, Knezevic, De Ceglie, Molinaro, Sissoko.

HISTÓRICO
A Lazio é um dos principais rivais da Juventus na Serie A, já tendo visitado Turim em 64 ocasiões para esta competição conseguindo 8 triunfos. Na época passada vitória estrondosa da Juve por cinco bolas a duas!

Jogos: 64
Vitórias Juve: 40
Empates: 16
Vitórias Lazio: 8
Golos: 144-68

Recordistas Juve
Presenças: Giampiero Boniperti 13 jogos
Marcadores: Guglielmo Gabetto 7 golos

Último jogo:
27/04/2008
16ª jornada da 2ª volta
5-2 [Chiellini (2), Camoranesi, Del Piero e Trezeguet; Bianchi e Siviglia]

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Convocados 'azzurri'

Legrottaglie faz parte do lote de 21 jogadores chamados por Marcello Lippi para o desafio particular entre Itália e Irlanda do Norte, a jogar em Pisa no próximo dia 6 de Junho.
Dessa lista irão sair 10 nomes que se juntarão aos 13 já convocados para a Taça das Confederações, competição que irá ser disputada na África do Sul entre 14 e 28 de Junho.
Buffon, Chiellini, Camoranesi e Iaquinta fazem parte do lote de 13 jogadores já convocados por Lippi, aos quais se junta ainda Cannavaro, futuro jogador bianconero.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Diego na Juventus

Ponto final na novela! É oficial! Diego é jogador da Juventus!
O médio brasileiro de 24 anos assinou contrato com os bianconeri valido por cinco temporadas ficando vinculado à vecchia signora até 30 de Junho de 2014.
O Werder Bremen receberá 24,5 milhões de euros, a pagar de forma faseada: 14 milhões no próximo dia 1 de Julho, 5,5 milhões a 1 de Julho de 2010 e 5 milhões a 1 de Julho de 2011. O valor total da transferência poderá ser aumentado até ao máximo de 2,5 milhões de euros, mediante a concretização de determinados objectivos desportivos nos próximos cinco anos.
Não foram divulgados os valores que Diego irá auferir por cada um dos anos do contrato.

Diego deslocou-se ontem a Turim para realizar exames médicos e assinar contrato com a Juventus. Eis as primeiras palavras do novo trequartista bianconero: "Estou entusiasmado e sinto-me orgulhoso por poder fazer parte de um clube com tanto prestígio. É o momento certo da minha carreira para dar um passo assim tão importante e estou convencido que, em conjunto com a Juventus, podemos alcançar grandes feitos."

Diego é um dos melhores médios ofensivos da actualidade, possui enormes atributos técnicos que aliados a uma notável velocidade de execução e a uma boa capacidade concretizadora podem levá-lo a ser um caso muito sério de sucesso na Juventus e no Calcio. Oxalá assim aconteça!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vitória tranquila e 'Champions' assegurada

Dois meses depois a Juventus regressou aos triunfos! Seria difícil melhor estreia para Ferrara, extremamente calmo e seguro no banco, atitude que a equipa adoptou em campo conquistando uma vitória tranquila, garantindo deste modo a qualificação directa para a Champions da próxima temporada.

Ferrara promoveu os regressos à titularidade de Del Piero, Marchisio e Chiellini, apostas acertadíssimas, já que foram elementos decisivos na vertiginosa subida de rendimento da squadra bianconera em relação aos últimos encontros.
Chiello foi a trave mestra habitual na defesa, Alex o homem do jogo com dois golos e uma assistência para Marchisio, que correspondeu lançando Del Piero para o 3-0 final e marcando o outro golo dos bianconeri.

A primeira parte foi extremamente interessante com o Siena, sem nada a ganhar ou a perder, a jogar o jogo pelo jogo, conseguindo mesmo um ligeiro domínio territorial, enquanto a Juventus apostava acima de tudo em transições rápidas e velozes contra-ataques.
Aos 12' De Ceglie derrubou desnecessariamente Calaiò quando este se desmarcava para o interior da área em busca do passe de um colega. As regras são extremamente claras e o árbitro agiu bem ao mostrar apenas o cartão amarelo ao lateral esquerdo da Juve, visto que Calaiò não estava na posse efectiva da bola e ao rever o lance fico com toda a ideia que Buffon chegaria primeiro à bola que o avançado toscano.
Na cobrança do livre o mesmo Calaiò disparou ligeiramente por cima do travessão.
A Juventus responde de imediato com Zanetti a isolar Iaquinta, que completamente sozinho juntamente com Del Piero, apostou no lance individual permitindo a defesa ao guardião Curci. Bastante individualismo do 9 bianconero, bastava endossar a bola ao lado e Del Piero tinha concluído facilmente para as redes desertas...
Apenas dois minutos depois Del Piero teve a sua chance na cobrança de um pontapé livre em zona central ligeiramente descaído para a direita. A punição foi exemplar, uma parábola perfeita, bem ao seu jeito e estava feito o primeiro golo da tarde!
Aos 33' il capitano teve oportunidade soberana para elevar a contagem, isolado por Nedved hesitou, atrapalhou-se, permitindo o corte de um defesa contrário... Mas, logo a seguir Alex redimiu-se com classe ao conduzir um contra-ataque e a lançar no momento exacto Marchisio, que não teve dificuldades em desfeitear Curci! Futebol simples e objectivo a garantir uma vantagem tranquila ao intervalo.

A segunda metade teve pouca história, disputada a um ritmo baixo com o Siena a não conseguir nunca encontrar brechas para penetrar na defensiva bianconera, aproveitando a Juventus para controlar a partida a seu belo prazer.
O encontro foi prosseguindo neste registo, sem qualquer lance de perigo em qualquer das balizas até ao minuto 74, altura em que Del Piero recolhe uma assistência magistral de Nedved, isola-se, tenta contornar Curci, mas o guardião do Siena reage de pronto, anulando o lance com grande desenvoltura.
Ferrara vai refrescando a equipa fazendo entrar Mellberg, Poulsen e Trezeguet tirando De Ceglie, Zanetti e Iaquinta. Com estas mudanças Chiellini passou para o seu velho lugar de lateral esquerdo.
E já em cima da hora, Marchisio lança Del Piero em profundidade, este isola-se e desta vez consegue driblar Curci estabelecendo o resultado final! Doppietta para Pinturicchio e 21º golo na temporada.

O Milan perdeu surpreendentemente em casa com a Roma enquanto a Fiorentina cedeu um empate na deslocação a Lecce, resultados que favoreceram bastante a Juve, que assim assegurou a presença na Champions 2009/10. Falta apenas decidir se em 2º ou 3º, bastando uma vitória na recepção à Lazio para garantir o vice-scudetto.
Quase que apetece dizer que foi preciso a mudança de treinador e/ou a entrada de Ferrara para o comando técnico para as coisas voltarem ao normal na vecchia signora!

A seguir o vídeo com os highlights do encontro disputado no Comunale Artemio Franchi:

domingo, 24 de maio de 2009

Siena 0 - 3 Juventus

Série A, 37ª jornada
Estádio Artemio Franchi em Siena
Árbitro: Damato
Assistência: 14 mil espectadores

Golos: 18' e 89' Del Piero e 37' Marchisio

Siena (4*3*1*2): Curci; Rossettini (71' Del Prete), Portanova, Ficagna e Rossi; Vergassola, Coppola e Galloppa (51' Zito); Jarolim; Calaiò e Maccarone (63' Ghezzal).
Treinador: Giampaolo
Amarelos: Vergassola e Coppola

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e De Ceglie (81' Mellberg); Camoranesi, Marchisio, Zanetti (70' Poulsen) e Nedved; Iaquinta (82' Trezeguet) e Del Piero.
Treinador: Ferrara
Amarelos: De Ceglie e Zanetti

sábado, 23 de maio de 2009

Primavera nos 1/4!

A squadra Primavera da Juventus garantiu a presença na fase final do Campeonato Italiano da categoria ao eliminar o Catania nos Oitavos de Final.
No sábado passado os jovens bianconeri impuseram-se na Sicília por 4-2, graças a doppiette de Yago e Immobile. Hoje em Vinovo, nova vitória, desta vez por esclarecedores 4-0 com os tentos a serem apontados por Esposito, Daud, Vecchione e um golo na própria baliza de um jogador dos rossoazzurri.
A fase final irá principiar no início de Junho em Trento e para além da Juventus conta com a presença de Lazio, Chievo, Génova, Udinese, Palermo, Siena e Reggina, que também garantiram hoje a qualificação.
O sorteio dos Quartos de Final realiza-se na próxima segunda-feira. Boa sorte ragazzi!

'Match Preview': Siena

Tudo a postos para a estreia de Ferrara no comando técnico da Juventus! Chiellini, após cumprir castigo, é a grande novidade na lista de convocados para a partida defronte do Siena. Marchisio, Del Piero, Salihamidzic e De Ceglie recuperaram de problemas físicos e também são opções para Ferrara, ao contrário de Grygera, para quem a época já terminou devido a uma rotura muscular.
O jogo é de capital importância e a vitória simplesmente imprescindível para a manutenção do 3º lugar já que a Fiorentina encontra-se a apenas 1 ponto dos bianconeri.

Convocados (22): Buffon, Manninger, Chimenti, Zebina, Salihamidzic, Mellberg, Legrottaglie, Chiellini, Ariaudo, De Ceglie, Zanetti, Poulsen, Tiago, Marchisio, Marchionni, Camoranesi, Nedved, Giovinco, Del Piero, Amauri, Iaquinta e Trezeguet.

Lesionados (4): Grygera, Knezevic, Molinaro e Sissoko.

HISTÓRICO
Apenas pela 5ª vez no historial da competição se disputa um Siena vs Juventus. A única vitória da squadra toscana aconteceu precisamente na temporada passada.

Jogos: 4
Vitórias Siena: 1
Empates: -
Vitórias Juve: 3
Golos: 2-9

Recordistas Juve
Presenças: Alessandro Del Piero e Pavel Nedved 4 jogos
Marcadores: Alessandro Del Piero 2 golos

Último jogo:
04/05/2008
17ª jornada da 2ª volta
1-0 (Kharja)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Cannavaro na Juventus

Está confirmado oficialmente! Fabio Cannavaro é o primeiro reforço da Juventus 2009/10! A società bianconera anunciou hoje em comunicado aquilo que já há muito se sabia. O defesa central de 35 anos, capitão da nazionale azzurra, regressa assim à Juventus três anos depois e a custo zero visto que o seu contrato com o Real Madrid expira no final do mês de Junho. Cannavaro assinou contrato válido por uma temporada com mais uma de opção.

O Bola de Ouro de 2006 declarou: "Estou bastante feliz por regressar a Turim e ter a oportunidade de vestir novamente a maglia bianconera. Lamento que numa parte dos adeptos prevaleça o rancor sobre a minha saída em relação às épocas gloriosas que vivemos juntos. Estou convicto que posso convencer os mais cépticos através do trabalho, profissionalismo e paixão com que irei enfrentar esta nova aventura."

Se em termos técnico-tácticos poucas ou nenhumas são as dúvidas sobre as qualidades de Cannavaro, colocam-se alguns pontos de interrogação sobre a relação que este vai manter com a franja de adeptos que se tem manifestado abruptamente contra o seu regresso.
Penso que a melhor resposta que Cannavaro poderá dar é no relvado e com toda a qualidade que demonstrou no biénio 2004-2006. Se assim acontecer, rapidamente serão esquecidos estes incidentes.

Equipa técnica de Ferrara

Ciro Ferrara e a sua equipa técnica começaram hoje uma nova aventura no centro de treinos de Vinovo. Depois de uma hora de palestra no balneário, seguiu-se hora e meio de trabalho no relvado ministrado por Ferrara e pelo seu staff que é formado por Massimiliano Maddaloni (treinador-adjunto), Michelangelo Rampulla (treinador de guarda-redes), Dodo Sormani (técnico assistente) e Andrea Scanavino (preparador físico).

Maddaloni vai acumular as funções de adjunto com as de treinador da equipa Primavera, cargo que ocupa com sucesso desde o início da temporada, visto que já venceu a Coppa Viareggio e está na luta pela conquista do campeonato da categoria. Chegou este ano a Turim depois de orientar na época passada a selecção italiana de juvenis.

Rampulla foi guarda-redes da Juve entre 1992 e 2002. Apesar de ser suplente de Peruzzi e depois de Van der Sar e Buffon, defendeu com afinco a maglia bianconera em 99 ocasiões. Após finda a carreira de jogador, prosseguiu como treinador de guarda-redes nas camadas jovens da Juventus, intervalada em 2006/07 com a presença no staff técnico de Deschamps.

Sormani é filho de Angelo Benedicto, nome histórico do futebol brasileiro e italiano na decáda de 60. Dodo está a cumprir a segunda temporada na Juve, onde tem exercido o cargo de instrutor técnico nas camadas jovens. Como jogador representou o Parma, Nápoles e Avellino tendo depois treinado várias formações na Série D antes de chegar a Turim.

Scanavino é o único elemento que transita da anterior equipa técnica. Está ao serviço da Juve desde 1999 tendo começado como fisioterapeuta antes de se firmar como preparador físico da primeira equipa.

'Partita del Cuore'

Realizou-se ontem à noite num estádio Olímpico de Turim repleto de público, o tradicional encontro de solidariedade denominado Partita del Cuore que coloca anualmente, frente a frente, craques do futebol e da música italiana.
Este ano coube a Del Piero a honra de organizar e capitanear uma equipa, a Ale 10+, que teve como adversária a nazionale Cantanti, liderada pelo fervoroso adepto bianconero Eros Ramazzotti!
A partida terminou com uma diplomática igualdade a 6 bolas após a marcação de grandes penalidades, que teve Del Piero como grande protagonista ao ir para guarda-redes da Ale 10+!
As receitas da iniciativa vão reverter a favor das vítimas do terramoto da região de Abruzzo, para a ADISCO (Associazione Donatrici Italiane Sangue del Cordone Ombelicale) e para a Fondazione Parco della Mistica.

Descubram no vídeo seguinte quem foram os titulares de ambas as equipas. Para além deles marcaram ainda presença no evento Paolo Maldini, Fabio Cannavaro e Jean Alesi, entre outros.

Treinador 2009/10: Conte é o favorito!

Antonio Conte, antigo médio da Juventus é o treinador preferido dos leitores do Bianconero Portoghese para orientar a Juventus na próxima época! O actual treinador do Bari, recém-promovido à Série A, foi o mais votado na mais recente sondagem deste blog, recolhendo cerca de 1/4 das preferências, o que diz bem da diversidade real de escolha.
Curiosamente, esta sondagem terminou um dia depois da mudança de treinador, o que implica que Ranieri não será o técnico na próxima temporada, ele que foi o 3º mais votado.

32ª sondagem: Quem deverá ser o treinador da Juventus na próxima temporada?

Antonio Conte, 7 votos (24%)
Cesare Prandelli, 5 votos (17%)
Ciro Ferrara, 4 votos (13%)
Claudio Ranieri, 4 votos (13%)
Roberto Mancini, 4 votos (13%)
Luciano Spalletti, 3 votos (10%)
Gian Piero Gasperini, 2 votos (6%)
Massimiliano Allegri, 0 votos (-)

Agradecimentos aos 29 participantes.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

'Ecco' Ferrara!

Pouco depois do anúncio da demissão de Ranieri, foi apresentado Ciro Ferrara como novo treinador da Juventus! O antigo defesa central dos bianconeri (1994-2005) vai orientar a equipa nas partidas defronte do Siena e da Lazio, decisivos para a manutenção do 3º lugar na Serie A e consequente qualificação directa para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Eis as primeiras palavras do novo treinador: "Estou orgulhoso por estas duas partidas à frente da Juve. Em duas semanas será difícil dar uma contribuição técnico-táctica, temos de trabalhar com base na motivação e no orgulho. Os jogadores têm de encontrar os estímulos certos para superarem este momento delicado.
Não tive dúvidas ou fiz qualquer exigência. Coloquei-me de imediato, sem hesitação, à total disposição da società que represento com orgulho e emoção há 15 anos."

Relativamente à possível incompatibilidade com o cargo que ocupa na selecção italiana e o seu futuro na estrutura bianconera não poderia ter sido mais claro: "Já conversei com Lippi e mantenho os meus compromissos, estarei na nazionale a partir de 2 de Junho tendo em vista a preparação para a Taça das Confederações, assim como já disse a Blanc e a Secco que se podem sentir totalmente à vontade na escolha do treinador para a próxima temporada. Se não for eu o escolhido voltarei tranquilamente e com todo o empenho às camadas jovens da Juve e à azzurra."

É a primeira experiência de Ferrara como treinador principal e podem-se questionar as suas capacidades e qualidades para liderar uma equipa no terreno de jogo. Pessoalmente, tenho a convicção que ele não vai defraudar as expectativas e a qualificação directa para a Champions será conseguida com naturalidade. Forza Ciro!

'Ciao' Ranieri!

Claudio Ranieri já não é treinador da Juventus! A direcção da vecchia signora reuniu-se de urgência ao início da tarde de hoje tendo decidido demitir o técnico romano e apostar em Ciro Ferrara, responsável máximo do futebol juvenil da Juve e elemento da equipa técnica de Marcello Lippi na selecção italiana, para liderar a squadra nas últimas duas partidas desta temporada.

Em comunicado pode ler-se: "A Juventus anuncia o despedimento do seu treinador Claudio Ranieri. A partir de hoje, a orientação técnica da equipa é confiada a Ciro Ferrara. A Juventus agradece a Claudio Ranieri pelo trabalho desenvolvido nestes dois anos. Ao novo treinador, Ciro Ferrara, desejos de sucesso imediato."

Estádio vazio acentua jogo desolador

A Juventus continua o seu calvário de exibições e resultados. Desta vez um comprometedor empate caseiro a duas bolas defronte da Atalanta, num cenário completamente desolador devido às bancadas se encontrarem desertas. Para além disso, o encontro ficou marcado por 5 bolas no mesmo travessão, duas para a Juve e 3 para os nerazzurri!

Com Chiellini suspenso, Ranieri viu-se na obrigação de promover Mellberg à titularidade, formando dupla com Legrottaglie. De regresso estava Nedved, que ocupou o lado esquerdo do meio-campo. Na frente manteve-se a dupla Amauri-Iaquinta com Del Piero, Trezeguet e Giovinco no banco.

O jogo dificilmente poderia ter começado pior para os bianconeri, já que se viram a perder logo à passagem do 2º minuto, num lance onde ficaram bem evidenciadas as graves deficiências de marcação no meio-campo defensivo. O golo foi apontado por Cigarini, através de um remate de fora da área, desviado em Legrottaglie, traindo assim Buffon...
A Juventus não conseguiu reagir nos minutos seguintes, porque praticava um futebol atabalhoado, lento e sem qualquer espécie de imaginação ou criatividade, favorecendo bastante a tranquilidade vivida pela defesa bergamasca.
E foi a própria Atalanta que esteve perto de ampliar a vantagem aos 15', valendo a excelente saída e defesa de Buffon perante o isolado Doni! O lance poderá ter estimulado os bianconeri que partiram então para o melhor período durante toda a partida.
Legrottaglie deu o primeiro aviso ao cabecear à trave aos 25' na sequência de um pontapé de canto, para no minuto seguinte Iaquinta restabelecer a igualdade, concluindo uma jogada fantástica entre Amauri e Nedved. O checo, bem lançado pelo brasileiro na esquerda, ganhou a linha e cruzou de forma primorosa para o segundo poste, onde surgiu Iaquinta a corresponder à solicitação, cabeceando de forma contundente para o fundo das redes!
Pouco depois, aos 28', descida de De Ceglie pelo flanco esquerdo e bom cruzamento para o coração da área, onde aparece Amauri a cabecear, levando a bola a embater estrondosamente no travessão!
A Juve continuava em busca do golo da vantagem e aos 35' Consigli falha uma saída dos postes, acabando por derrubar De Ceglie! Penalty claríssimo ao qual Ayroldi fez vista grossa! Ainda se faziam ouvir alguns protestos e já Zanetti desferia um remate portentoso de fora da área! Um golo absolutamente fantástico! O melhor momento da tarde no Olímpico com toda a certeza.
Vendo-se em vantagem no marcador e tal como tem sido hábito, a Juve adormeceu, permitindo a resposta da Atalanta, que se acercou da baliza de Buffon nos minutos finais da primeira metade, acabando mesmo por conseguir a igualdade graças ao recém-entrado Pellegrino, num lance em que se antecipou a Grygera, correspondendo da melhor maneira a um desvio de Plasmati ao primeiro poste na sequência de um pontapé de canto. Mais uma vez muitas culpas para a defensiva bianconera, bastante frágil nas marcações e demasiado lenta a reagir...

O segundo tempo foi um autêntico marasmo para a Juventus! Uma exibição fraquíssima, provavelmente a mais fraca desta temporada, o que diz bem do estado deplorável em que a squadra se encontra...
A Atalanta, bastante compacta e sólida na defensiva, lançava-se com perigo no contra-ataque desperdiçando excelentes ocasiões para vencer a partida!
Logo a abir a segunda metade foi Plasmati a cabecear à vontade na área juventina, levando a bola a bater na barra da baliza de Buffon! Pouco depois aos 6', Cerci, completamente isolado, permitiu a defesa a Buffon! E aos 8' seria Cigarini a disparar de pé esquerdo de fora da área levando a bola a embater estrondosamente no travessão! Empate também no número de bolas à barra, que seria desfeito por Plasmati aos 36' num remate fortíssimo com o mesmo destino! Porém, antes disso Poulsen ainda comprometeu seriamente ao isolar Plasmati, valendo a saída imediata e decidida de Buffon a impedir o terceiro golo da equipa visitante!
O melhor que a Juventus conseguiu no segundo tempo aconteceu aos 44' por intermédio de Del Piero, entrado para o lugar de Amauri, a desviar assistência de Iaquinta, mas a permitir a defesa a Consigli, que demonstrou excelentes reflexos.

8 jogos sem vencer! 3º lugar e apuramento directo para a Champions em sério risco! Assim se define em poucas palavras o último mês e meio dos bianconeri, um verdadeiro desastre que impõe uma cuidada e séria reflexão por parte de dirigentes, treinador e jogadores, para tentarem salvar o pouco que resta desta temporada, ou seja, a 3ª posição...

A seguir o vídeo com os melhores momentos da partida:

domingo, 17 de maio de 2009

Juventus 2 - 2 Atalanta

Série A, 36ª jornada
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Ayroldi
Assistência: jogo à porta fechada

Golos: 26' Iaquinta e 36' Zanetti; 2' Cigarini e 44' Pellegrino

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera, Legrottaglie, Mellberg e De Ceglie (78' Zebina); Camoranesi, Poulsen, Zanetti (72' Trezeguet) e Nedved; Amauri (61' Del Piero) e Iaquinta.
Treinador: Ranieri

Atalanta (4*4*1*1): Consigli; Garics (42' Pellegrino), Capelli, Manfredini e Bellini; Defendi, Parravicini, Cigarini e Cerci (70' Peluso); Doni; Plasmati.
Treinador: Del Neri

sábado, 16 de maio de 2009

'Match Preview': Atalanta

O Supremo Tribunal de Justiça do Comité Olímpico de Itália (CONI) reuniu ontem, tendo voltado a deliberar a pena de uma partida à porta fechada à Juventus, devido aos insultos racistas por parte dos seus adeptos para com Balotelli. A sentença não é passível de recurso e tem efeitos imediatos, o que significa que a partida de amanhã frente à Atalanta não terá público nas bancadas do Olímpico.
Chiellini fica de fora por castigo, atingiu o limite de amarelos. Ao invés, Nedved e Mellberg estão de regresso após cumprida a suspensão de uma partida.
Marchisio já regressou aos treinos, devendo estar disponível para a deslocação a Siena na próxima rodada.
A equipa a apresentar de início por Ranieri deverá ser algo semelhante à que empatou no San Siro, sendo apenas praticamentes certas as entradas de Mellberg e Nedved no onze em detrimento de Chiellini (castigo) e Marchionni (opção) e a titularidade de Tiago no lugar de Poulsen, também por opção. Na frente, algumas dúvidas entre Amauri e Del Piero, com a balança a pender ligeiramente para o brasileiro.

Convocados (20): Buffon, Manninger, Chimenti, Zebina, Grygera, Mellberg, Legrottaglie, Ariaudo, De Ceglie, Zanetti, Poulsen, Tiago, Camoranesi, Marchionni, Nedved, Giovinco, Del Piero, Iaquinta, Amauri e Trezeguet.

Lesionados (5): Knezevic, Molinaro, Sissoko, Marchisio e Salihamidzic.

Suspenso (1): Chiellini.

HISTÓRICO
Os nerazzurri de Bérgamo são uma squadra com alguma tradição na Serie A, tendo visitado Turim em 47 ocasiões para defrontar a vecchia signora. Apenas 4 vitórias para os visitantes, com o último triunfo a acontecer há exactamente 20 anos graças a um golo solitário do argentino Caniggia.

Jogos: 47
Vitórias Juve: 30
Empates: 13
Vitórias Atalanta: 4
Golos: 93-30

Recordistas Juve
Presenças: Giampiero Boniperti 12 jogos
Marcadores: Giampiero Boniperti 6 golos

Último jogo:
9/12/2007
15ª jornada
1-0 (Nedved)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sonolento...

Um longo bocejo a partida entre o Milan e a Juventus! Para quem sofre de insónias, nada melhor do que assistir a um encontro tão sonolento quanto este, espaçado apenas com cinco minutos de emoção, no período entre os golos de ambas as equipas...
Com este desfecho o Milan disse adeus ao scudetto, a Juve comprometeu seriamente a luta pelo 2º lugar, vendo a Fiorentina aproximar-se perigosamente da 3ª posição, que dá acesso directo à Champions...

Desta vez Ranieri não surpreendeu, apresentando o tradicional esquema táctico embora com alguns intérpretes menos habituais tais como De Ceglie e Marchionni, que formaram a ala esquerda. Chiellini, Poulsen e Amauri regressavam à titularidade, sendo de salientar a saída de Del Piero do onze.

O desafio, na sua globalidade, foi disputado a um ritmo baixo, teve um nível técnico aceitável, mas a lentidão com que foi jogado fez com que a emoção à volta deste grande clássico do Calcio fosse bastante escassa.
O Milan teve ligeiro ascendente, nomeadamente em termos de posse de bola, embora nunca tivesse desfrutado de grandes ocasiões de golo durante todo o jogo. A Juve colocava duas linhas de quatro elementos bem próximas da sua grande área, deixando Amauri e Iaquinta na frente, bastante desapoiados. O objectivo seria com toda a certeza não repetir os lances que originaram muitos golos sofridos como consequência directa de jogadores adversários isolados, escapados à armadilha do off-side.
Quando recuperavam a bola, os bianconeri tentavam a contra-ofensiva, ora com deambulações pelas faixas de Marchionni e Camoranesi, ora com passes longos para Amauri e Iaquinta. As oportunidades de golo construídas não eram muito claras, mas sempre davam para colocar o Milan em sentido e transmitir confiança à equipa.
Os rossoneri pouco ou nada assustaram Buffon durante a primeira etapa, apenas Inzaghi surgiu em óptima posição, após ganhar no duelo corpo-a-corpo com Chiellini, mas disparou de forma desastrosa, bastante por cima... Quanto à Juve, destaca-se uma boa iniciativa individual de Poulsen, a ganhar espaço para o remate, mas este a ser desferido com o pé esquerdo, fraco e sem direcção...

A segunda parte principiou com a mesma toada, embora com ritmo ligeiramente superior. Logo aos 4' Iaquinta surge desmarcado na meia-direita e remata forte, mas à figura de Kalac. O guardião australiano não consegue blocar a bola e esta sobra para Amauri, que por muito pouco não consegue o desvio vitorioso, graças à pronta intervenção de Flamini, a fechar literalmente a baliza ao avançado brasileiro!
Aos 12' livre frontal para a Juventus, ainda a uma distância razoável da baliza rossonera. Iaquinta remata contra a barreira, a bola sobra para os jogadores do Milan, que de imediato lançam Inzaghi no contra-ataque sobre a extrema esquerda! Este ao chegar à linha de fundo, cruza para trás, assistindo Ambrosini, que já bastante apertado apenas consegue dar de bico na bola, falhando por completo o remate, mas acabando por assistir involuntariamente Seedorf que entrava ao segundo poste, limitando-se a encostar para a baliza deserta! Golo tremendamente fortuito! Muito azar para a Juventus...
Os bianconeri não se desuniram, bem pelo contrário, ganhando ânimo e convicção, assumindo o jogo e instalando-se no meio campo adversário. Pouco depois, aos 15', Camoranesi denotando óptima visão de jogo, cruza na perfeição, pedindo a entrada de Iaquinta nas costas de Maldini! O avançado bianconero não se fez rogado, ganhou no duelo com Flamini, cabeceando para o fundo das redes de Kalac! Estava feito o golo do empate, amplamente merecido diga-se de passagem!
Pensou-se que a partida poderia ganhar emoção e rapidez com os dois golos obtidos quase de rajada! Puro engano! O desafio caiu de novo na letargia do primeiro tempo... Começavam as substituições, Ancelotti colocava Pato e Ronaldinho enquanto Ranieri via-se na obrigação de trocar De Ceglie por Zebina, lançando aos 75' Del Piero para o seu 600º jogo com a maglia bianconera.
Alex entrou bem na partida, mantendo a posse de bola e tentando gizar lances de ataque. Numa dessas jogadas consegue ficar completamente solto na direita, mas Camoranesi, algo egoísta, não lhe devolve a bola, tentando um improvável chapéu ao gigante Kalac...
Aos 84' o Milan reclama falta de Legrottaglie sobe Pato dentro da grande área, mas na repetição consegue-se ver perfeitamente que o central bianconero apenas joga na bola. Na sequência do lance, Del Piero é derrubado por trás e de forma perigosa por Favalli, que vê o segundo amarelo e o correspondente vermelho! Juventus em vantagem numérica para os minutos finais! Estava dado o mote para Ranieri arriscar e colocar de imediato em campo Giovinco ou Trezeguet!
Inexplicavelmente nada disso aconteceu... a equipa encolheu-se, ficou na expectativa, parecendo contente com o resultado, vendo o Milan crescer tentando marcar o golo da vitória! Verdadeiramente incríveis os minutos finais, parecia que era a Juve que tinha 10 unidades...

No próximo domingo a recepção à Atalanta. Depois de 7 jogos sem ganhar, virá aí a tão ambicionada vitória que encerre este ciclo negro e reforce a 3ª posição?

A seguir o vídeo com os highlights do desafio do San Siro:

Del Piero, 600 jogos pela Juventus

Alessandro Del Piero, 34 anos, avançado e capitão da Juventus, atingiu no desafio de ontem frente ao Milan, o fantástico número de 600 partidas disputadas pela vecchia signora.
Pinturicchio veio do Pádova com apenas 18 anos e durante as 16 temporadas seguintes tornou-se uma autêntica lenda da Juventus ao bater inúmeros recordes, entre os quais o de maior goleador e jogador com mais presenças pelo clube, superando os míticos Giampiero Boniperti e Gaetano Scirea respectivamente.

domingo, 10 de maio de 2009

Milan 1 - 1 Juventus

Série A, 35ª jornada
Estádio San Siro em Milão
Árbitro: Orsato
Assistência: 79 mil espectadores

Golos: 57' Seedorf; 60' Iaquinta

Milan (4*3*2*1): Kalac; Flamini, Maldini, Favalli e Zambrotta; Beckham (67' Pato), Pirlo e Ambrosini; Kakà e Seedorf (88' Senderos); Inzaghi (75' Ronaldinho).
Treinador: Ancelotti
Amarelos: Beckham e Maldini
Acumulação de Amarelos: Favalli 85'

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e De Ceglie (73' Zebina); Camoranesi, Poulsen, Zanetti e Marchionni; Amauri (75' Del Piero) e Iaquinta.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Poulsen e Chiellini

Noite inesquecível no 'San Siro'!

6 de Abril de 1997, 9ª jornada da 2ª volta da Série A.
A Juventus de Lippi esmaga o Milan de Sacchi, 6-1, arrancando de forma imparável para a conquista do 24º scudetto da sua história!
Numa exibição memorável da vecchia signora, Jugovic e Vieri bisaram para os bianconeri, tendo Zidane e Amoruso apontado os restantes golos, completando assim a fantástica meia dúzia!

sábado, 9 de maio de 2009

'Match Preview': Milan

Os regressos de Chiellini e Tiago ao lote dos convocados são a principal nota de destaque da Juventus, tendo em vista a partida de amanhã frente ao Milan em San Siro. Caso queira continuar a sonhar com a segunda posição, os bianconeri terão obrigatoriamente que vencer os rossoneri, tarefa que se antevê como extremamente complicada...
Marchisio não recuperou da rotura muscular sofrida na coxa esquerda e é ausência garantida.
Bem pior é a situação de Molinaro, para quem a época já terminou. O lateral esquerdo foi submetido a exames para verificar as causas das cólicas renais sofridas na última semana e descobriu que tem um hematoma na região perirrenal esquerda, consequência de má formação congênita. Molinaro permanece internado numa clínica de Turim e daqui a cerca de um mês deverá ser submetido a novos exames, de forma a verificar a necessidade ou não de cirurgia. Caso seja necessária a operação, ficará cerca de quatro meses afastado dos relvados.
Mellberg e Nedved também ficam de fora da partida de San Siro devido a terem atingido o limite de cartões amarelos frente ao Lecce.
Em relação à equipa a apresentar por Ranieri é expectável que Chiellini regresse ao eixo da defesa, formando dupla com Legrottaglie, colocando-se Grygera e De Ceglie nas laterais. Zanetti deverá manter a titularidade no centro da intermediária com Poulsen e Tiago na corrida à outra vaga. Nas faixas são bastante as dúvidas entre Camoranesi, Marchionni e Giovinco. Finalmente na frente, Iaquinta permanece intocável colocando-se a dúvida entre Amauri ou Del Piero.

Convocados (20): Buffon, Chimenti, Manninger, Zebina, Grygera, Chiellini, Legrottaglie, Ariaudo, De Ceglie, Zanetti, Poulsen, Tiago, Camoranesi, Marchionni, Giovinco, Yago, Del Piero, Amauri, Iaquinta e Trezeguet.

Lesionados (5): Knezevic, Molinaro, Salihamidzic, Sissoko e Marchisio.

Suspensos (2): Mellberg e Nedved.

HISTÓRICO
Bastante vasto o historial entre as duas formações mais laureadas do futebol italiano. A vantagem do Milan é lógica devido ao factor casa, mas a diferença cifra-se em apenas 8 vitórias.

Jogos: 73
Vitórias Milan: 25
Empates: 31
Vitórias Juve: 17
Golos: 105-88

Recordistas Juve
Presenças: Giampiero Boniperti 13 jogos
Marcadores: Roberto Bettega 5 golos

Último jogo:
01/12/2007
14ª jornada
0-0