segunda-feira, 28 de abril de 2008

Com um pé na Champions!

A Juventus garantiu ontem o 3º lugar e o acesso à 3ª pré-eliminatória da Champions ao golear a Lázio por cinco bolas a duas em virtude de uma 1ª metade simplesmente fantástica.
Ranieri apresentou aquele que é muito provavelmente o onze tipo da 2ª parte da temporada com Sissoko e Chiellini de regresso à titularidade.
A Juventus fez uma exibição de luxo, nomeadamente até à obtenção do 4º golo ao apresentar um futebol de enorme qualidade jogado à flor da relva a toda a plenitude do terreno com variações de flanco constantes e transições rápidas bem conseguidas contando para isso com um meio campo muito empreendedor, laterais a subirem nos flancos e a dupla atacante muito móvel a abrir espaços.
Foi sem surpresa que o primeiro golo surgiu logo aos 15' na sequência de um livre apontado na direita por Camoranesi surgindo de rompante Chiellini com um excelente desvio de cabeça a facturar o primeiro da tarde.
O meio campo da Juve demonstrava uma capacidade de pressing tremenda não deixando a Lázio atacar e foi numa dessas acções aos 21' que Zanetti recuperou uma bola perto da área biancoceleste, Nedved colocou de imediato na área em Del Piero que cruzou de primeira rasteiro para o centro da área onde Trezeguet tem uma recepção desastrosa, a bola felizmente vem para trás surgindo Zanetti com sublime assistência para Camoranesi ao segundo poste limitar-se a encostar para o fundo das redes.
Aos 32' o todo o terreno Sissoko recupera uma bola no círculo central, Zanetti lança rápido Del Piero sobre a meia direita, Alex progride até junto da área onde dribla Cribari e já dentro desta remata de sinistro fora do alcance de Ballotta para o 3-0! Mais um excelente golo de il capitano!
A Lázio parecia atordoada e no minuto seguinte Camoranesi progride quase como quer sobre a meia direita e tem um dos seus passes plenos de colocação isolando Trezeguet que fez facilmente o 4-0 à saída de Ballotta! Espectáculo Juve! 33 minutos iniciais de grande categoria, sem dúvida a equipa italiana em melhor forma do momento!
Até final do 1º tempo a Juventus baixou um pouco o ritmo avassalador permitindo à Lázio subir no terreno e desfrutar do primeiro lance de perigo aos 41' num cabeceamento de Bianchi após livre de Baronio para boa defesa de Buffon denotando óptimos reflexos.
A Juve entrou muito apática no 2º período baixando ainda mais o ritmo e intensidade de jogo em relação aos minutos finais da 1ª parte permitindo à Lázio marcar 2 golos e relançar-se na disputa da partida. O 4-1 surgiu aos 55' na sequência de um lançamento longo para as costas de Grygera, surgindo Mauri a amortecer de cabeça para Bianchi isolado perante um desamparado Buffon a desviar-lhe em habilidade a bola por cima directamente para o fundo das redes. Pouco depois aos 61' Vignaroli cruza para o interior da área juventina aparecendo Siviglia completamente solto a cabecear para o 4-2! A Juve descontraiu cedo demais e a Lázio parecia querer relançar-se na partida.
Felizmente a Juve despertou da letargia em que actuou nos primeiros minutos da 2ª parte e voltou a dominar o jogo não permitindo mais veleidades à formação da capital italiana.
Aos 67' jogada de contra ataque bianconera, Camoranesi lança Del Piero que assiste primorosamente Nedved sobre a meia esquerda, para o checo rematar de primeira, em arco e em jeito à trave da baliza de Ballotta! Teria sido um excelente golo de Pavel, uma pena a bola não ter entrado por centímetros...
Aos 75' Siviglia vê o 2º cartão amarelo após cometer falta sobre Nedved cortando uma jogada perigosa e pode-se dizer que o jogo praticamente terminou após este lance tal a maneira calma e tranquila como a Juve dominou a partida até final. Destaque apenas para o lance do 5-2 aos 88', canto de Camoranesi para Chiellini aparecer completamente à vontade na pequena área a fixar o placard final e festejando assim uma saborosa doppietta!
A 3 jogos do fim a Juve garantiu matematicamente o 3º posto surgindo o 2º a 5 pontos de distância, não é impossível, mas é muito difícil de lá chegar...

Série A, 35ª jornada
Juventus 5 - 2 Lázio (15' e 88' Chiellini, 21' Camoranesi, 32' Del Piero e 33' Trezeguet; 55' Bianchi e 61' Siviglia)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Gervasoni

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Camoranesi, Sissoko, Zanetti e Nedved; Del Piero 'cap' e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Del Piero

O Inter venceu o Cagliari 2-1 e está a apenas 3 pontos de renovar o título. A Roma goleou o Torino 4-1 e cimenta assim a 2ª posição. Idêntico resultado conseguiu o Milan na deslocação a Livorno com inteiro destaque para a tripletta de Inzaghi. A Fiorentina cedeu um empate caseiro perante a Sampdoria já nos descontos a duas bolas e está assim ao rubro a luta pelos lugares europeus entre estas duas formações, os rossoneri e a Udinese que venceu em casa o Catania 2-1.

Classificação:
1. Inter 81 pontos
2. Roma 75
3. JUVENTUS 70
4. Fiorentina 60
5. Milan 58
6. Sampdoria 56
7. Udinese 54

Goleadores:
19 golos: Borriello (Génova) e TREZEGUET (JUVE)
18 DEL PIERO (JUVE)
17 Di Natale (Udinese) e Mutu (Fiorentina)
15 Ibrahimovic (Inter)
14 Totti (Roma) e Káka (Milan)
13 Amauri (Palermo)

2 comentários:

Valter Junior disse...

Talvez seja exagero de minha parte, mas acho que se a Juventus tivesse acertado nas contratações de início de temporada e trazido um técnico mais capacitado, poderiamos ter brigado pelo sucdetto.

O elenco como um todo precisa ser reforçado para a próxima temporada. E eu traria um outro treinador, Lippi seria perfeito.

Abraços e não deixem de acessar

http://www.masissoeoqueeuacho.blogspot.com/

João Caniço disse...

Valter, no tocante às contratações talvez não seja exagero essa análise, com um forte central e um centro campista de classe teríamos tido chances de lutar pelo scudetto, sem esquecer aqueles 3 ou 4 jogos onde fomos fortemente penalizados pelas arbitragens...
Quanto ao Ranieri tive muitas dúvidas no início da época sobre a sua capacidade, mas atendendo aos resultados não posso dizer que esteve mal, acho que fez um trabalho bem razoável embora eu concorde contigo, Lippi seria o homem ideal, acho que qualquer bianconero sonha com o regresso dele ao banco! Ranieri para o ano terá mesmo que provar o que vale, leia-se lutar fortemente pelos títulos e mesmo vencer...
Quanto ao plantel penso que 4 reforços de qualidade serão suficientes para lutar na Europa e na Série A: central, lateral esquerdo, centro campista e avançado... sem contar com o regresso do prometedor Giovinco...
1 forte abraço