segunda-feira, 7 de abril de 2008

'Ciao scudetto! Non basta Del Piero'

A Juventus ficou definitivamente arredada da luta pelo scudetto ao ser derrotada por 3-2 ontem à noite na deslocação a Palermo.
A Juve vinha de uma série de bom resultados exponenciada com a brilhante vitória obtida no reduto do Inter enquanto que os rosaneri vinham de quatro derrotas consecutivas não sendo por isso de todo previsível que tal desfecho acontecesse. Ranieri deu uma ajuda ao colocar mais uma vez Nocerino a titular ao lado de Sissoko, e como infelizmente tem sido hábito foi mais uma paupérrima exibição do médio italiano, foram notórias as melhorias do meio campo na 2ª parte com a entrada de Tiago.
Amauri avisou cedo para o que vinha e logo aos 10 segundos tentou um remate de longe, intencional, mas ao lado da baliza de Buffon. Não demorou muito para o golo do Palermo, aos 11' Guana corta um lance a meio campo lançando involuntariamente Amauri sobre a esquerda, o brasileiro aproxima-se da grande área, flecte para o centro e desfere um excelente remate em arco sem hipóteses para Buffon. Grande golo de Amauri a demonstrar o porquê da Juve estar tão interessada na sua contratação...
Um azar nunca vem só e aos 20' Nedved e Guana têm uma disputa de bola aérea chocando cabeça contra cabeça de forma violentíssima! Tiveram ambos que ser substituidos pouco depois entrando Iaquinta para o lugar do checo passando a Juve a jogar com tridente ofensivo com Del Piero como trequartista.
A Juventus começa a dominar territorialmente a partida, dispondo de mais posse de bola e o primeiro lance de perigo surge aos 25' num remate de ressaca de Del Piero rechaçado fortuitamente por Migliaccio para canto. Dez minutos depois Camoranesi aponta um pontapé de canto na direita para Chiellini cabecear com muito perigo rente à trave. O Palermo tenta defender a vantagem, baixando as suas linhas no terreno e tentando lançar o contra ataque. Esta estratégia deu frutos no último minuto de descontos através de uma boa jogada de Caserta pela esquerda, ganha a linha de fundo e cruza com conta, peso e medida para a cabeça de Amauri, completamente solto entre Chiellini e Molinaro cabecear vitoriosamente para o 2-0!
Juve à beira do K.O. ao intervalo! Ranieri pressentiu isso mesmo e tentou emendar o erro retirando o opaco Nocerino lançando o organizador Tiago e trocando também Grygera por Salihamidzic tentando dar mais dinamismo à ala direita. As alterações surtiram efeito já que os dois substitutos estiveram em bom plano na reacção levada a cabo na 2ª parte cotando-se entre os melhores bianconeri juntamente com Sissoko e Del Piero.
Logo aos 7' a Juve reduziu, Sissoko recuperou uma bola perto da área rosaneri, dribla dois adversários e dispara um remate fortíssimo para defesa apertada de Fontana para a frente, a bola sobra para Del Piero, que dribla Rinaudo e na linha de pequena área remata de esquerdo para o fundo das redes do Palermo!
A Juve acredita na reviravolta e parte para uma 2ª parte de muito bom nível. Aos 14' Legrottaglie sai com a bola controlada da defesa, sem oposição arrisca a progressão e dispara a uns bons 35 metros um remate fortíssimo que passa a rasar o ângulo superior direito da baliza de Fontana! Grande estoiro do central juventino!
Aos 25' Sissoko cruza para Trezeguet cabecear de cima para baixo com defesa apertada de Fontana para a sua esquerda onde surge Del Piero, já com pouco ângulo a rematar novamente de sinistro para o empate! Golo pleno de oportunidade de Alex!
Faltavam agora 20 minutos e pensou-se que a Juve poderia vencer a partida já que os seus jogadores motivadíssimos com o tento do empate partiram em busca de mais um golo. E foi por centímetros que os bianconeri não chegaram aos 3-2 à passagem dos 35' através dum pontapé livre brilhantemente executado por Del Piero com a bola a esbarrar traiçoeiramente no poste da baliza de Fontana com este completamente batido a limitar-se a olhar para a trajectória da bola, que sobra para Trezeguet recargar em força e quase à figura de Fontana com grande defesa por instinto por parte deste! Tremenda chance desperdiçada pela Juve!
O canto do cisne ocorreria pouco depois aos 39' na sequência de uma boa jogada colectiva, Tiago cruza rasteiro da direita, Camoranesi deixa passar para Trezeguet rematar na passada um pouco ao lado da baliza do Palermo...
E quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que aconteceu aos 44', livre na direita do ataque do Palermo, a bola é cortada pela defesa bianconera para fora da área onde surge Cassani a controlar de peito e a disparar de esquerdo para a baliza da Juve sem reacção de Buffon! Mais um grande golo dos rosaneri e estava assim feito o golo da vitória do Palermo.
Só um à parte, eu durante a última semana pensei na falta de Miccoli, ausente por lesão e que isso seria bom já que é conhecida a natural apetência que os ex jogadores têm para marcar golos às suas antigas equipas. Esqueci-me que Cassani tinha sido formado nas camadas jovens da Juventus...
Com esta derrota as aspirações da Juve chegar ao título esfumaram-se, restando uma ténue esperança de chegar ao 2º posto, mas o mais realista agora é segurar o 3º lugar...

Série A, 32ª jornada
Palermo 3 - 2 Juventus (11' e 45+4' Amauri, 89' Cassani; 52' e 70' Del Piero)
Estádio Renzo Barbera em Palermo
Árbitro: Morganti

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera (46' Salihamidzic), Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Camoranesi, Nocerino (46' Tiago), Sissoko e Nedved (22' Iaquinta); Del Piero 'cap' e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Camoranesi e Salihamidzic

O Inter deu uma sapatada na crise ao vencer em Bérgamo por 2-0, embora com um primeiro golo muito polémico de Vieira. A Roma esteve a vencer em casa o Génova por 2-0, deixou-se empatar e só venceu graças a um penalty convertido por De Rossi já na parte final da partida.
A Fiorentina recebeu e venceu a Reggina por 2-0 com tentos da dupla ofensiva Pazzini e Mutu. O Milan também voltou aos bons resultados ao bater o Cagliari, 3-1 com doppietta de Kaká, igualmente de regresso a um bom nível. A Samp passou pela Udinese ao vencer o Livorno, 2-0 no regresso positivo de Cassano após 5 jogos de castigo. A revelação Maggio voltou a estar em grande ao apontar um dos golos. Os friulani empataram a uma bola em Siena, tento de Flores e desceram assim para o 7º posto, mantendo-se a luta pelos lugares europeus ao rubro!

Classificação:
1º Inter 72 pontos
2ª Roma 68
Juventus 58 (-1 jogo)
4ª Fiorentina 56
5º Milan 52
6ª Sampdoria 52
7ª Udinese 51

Goleadores:
1º Borriello (Génova) 18 golos
Trezeguet (Juve) 17
3º Mutu (Fiore) 16
4º Di Natale (Udinese) e Ibrahimovic (Inter) 15
6º Totti (Roma) 14
Del Piero (Juve) e Amauri (Palermo) 13

8 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Que jogão, heim? A Juve mostrou uma capacidade de reação enorme e sofreu aquele 3º gol, como bem destacaste, exatamente quando era muito melhor!
Sobre Del Piero, não vou nem comentar - se ainda assim o Donadoni não chamá-lo...
Abraços,

Ga b riel Ba lta zar disse...

Foi um grande jogo!
Dois golaços de Amauri (1º) e de Cassani (3ª) que passearam todo o seu talento no relvado e foi isso que deu a vitoria ao Palermo, o talento e espontaneidade de Amauri e Cassani. Buffon nem se mexeu. Para quê, o golo que decidiu o jogo provém de um remate imparável e que matou a esperança da Juve chegar sequer ao 2º lugar. Pior que isso, a Fiorentina voltou outra vez na corrida, legitimamente, pelo 3º posto.
É mais do que evidente que quando Tiago entra em campo a equipa muda, tem quase sempre sido assim, a equipa motiva-se e dá a volta por cima. Del Piero sempre no momento certo, ao segundo "S" a pôr a bola no fundo da rede e a vangloriar-se junto dos seus feverosos adeptos. Ranieri ainda não viu que Tiago é para ser titular, e Donadoni ainda tem esperança de ver Gilardino marcar golos pela "squadra azurra", ou Quagliarrella. Assim a equipa transalpina não fará melhor que a má prestação há 4 anos no Europeu português.
A Juve jogou para ganhar na segunda parte, mas foi uma vitória do talento e do oportunismo de Cassani. Excelente golo!

Abraço

João Caniço disse...

É verdade Rodolfo, foi um excelente jogo de futebol, pena só o resultado final, injusto para a boa 2ª parte da Juventus...
Sim, com Del Piero a exibir-se desta forma, se Donadoni o deixar de fora do Euro será muito mau, a ver vamos...
Abraços

João Caniço disse...

Com certeza que sim Gabriel, as diferenças entre Nocerino e Tiago são notórias, o italiano não passa de um 'carregador de piano' enquanto o português é um exímio organizador de jogo, infelizmente o Ranieri teima em preferir o Nocerino, não percebo porquê! Se já tem o Sissoko para quê colocar 2 'trincos' em campo! Depois não tem ninguém para organizar o jogo como se viu na 1ª parte...
Os golos do Palermo foram de excelente nível, todos eles, sem a mínima hipótese para Buffon. Amauri provou que pode vir a ser um bom reforço caso se concretize a transferência para a Juve no final da época.
Quanto à 'azzurra' com Del Piero a fazer uma grande época será, e passe o exagero, quase um 'crime' se ficar de fora da convocatória do Donadoni. Gilardino duvido muito que seja convocado, agora o Quagliarella tem fortes hipóteses de ser chamado... Em Maio veremos quem são os escolhidos, eu pessoalmente acho que não irá fugir muito aos que tem convocado ultimamente...
Abraços

Anónimo disse...

Tive um ótimo motivo para não ver a Juve. Estava no Maracanã :)

Mas quando soube dos gols de Alex, vibrei muito. Por alguns segundos achei ter entendido que a Juve havia vencido... Que venha o Milan, já nesse sábado. Esse eu não perco! A Juve fará um favor à Samp se vencer o Milan e nos deixar solitários na quinta colocação! Isso lógico, contanto que a Samp vá dar uma sapatada na Reggina, né?

Forza Juve!


Uma correção: os gols da Samp foram marcados por Maggio (sempre ele!) e Bonazzolli.

João Caniço disse...

É verdade Cyntia, já li sobre isso no teu blog :)
Estou confiante numa vitória contra o Milan, contra os 'grandes' a Juve não costuma facilitar e seria também uma boa ajuda para a 'tua' Samp claro ;)
O Del Piero está numa forma brutal! Li há pouco que a Panini o colocou nos cromos italianos que vão ao Euro! Será que só o Donadoni não o vai convocar?!?...
Obrigado pela correcção, devo ter confundido ao ler os marcadores da partida... Maggio tem estado em grande também, óptima revelação! Vou corrigir então :)
Ciao! Abraços

Anónimo disse...

Ah, para começar vamos protestar na porta de Coverciano e lá na Federcalcio se esse senhor não chamar o Delpi para a Euro2008!

E eis que a Juve vence o Milan... Muito obrigada Juventus. Só falta a Samp fazer o dever de casa amanhã e seremos quintos e lá se vai o Milan para a Copa UEFA! ehehe

Vi o cromo que a Panini fez com ele. Maior lobby impossível ;)
O pessoal de lá é que tinha que ser selecionador da Azzurra.

João Caniço disse...

Sim, o Donadoni se tiver a coragem de não chamar o Del Piero vai ser imensamente criticado pela esmagadora maioria dos adeptos e imprensa italiana...
Foi bem essa vitória da Juve não foi Cyntia? Tanto mais que a Samp e a Udinese também perderam, ficou tudo na mesma nos lugares da UEFA...
Pois foi, a Panini apostou forte, espero que tenha acertado! :)
Abraços