domingo, 13 de abril de 2008

Espectáculo!

Espectáculo no Olímpico de Turim entre a Juventus e Milan! Grande partida de futebol com golos, emoção e alternância no marcador! No final a Juve venceu 3-2 e está cada vez mais próxima de garantir o 3º lugar na classificação final da Série A.
Com Zanetti e Nedved de fora, Ranieri lançou Tiago e Salihamidzic para o onze inicial mantendo a restante estrutura da equipa.
O jogo principiou em bom ritmo mantendo-se o equilíbrio até aos 12', Camoranesi tem uma boa arrancada sobre a direita e lança Del Piero no espaço vazio na grande área, após diagonal il capitano remata cruzado em jeito para o 2º poste sem chances para Kalac, estava assim feito o 1º golo da noite, mais um para Alex! Mas, o Milan respondeu de imediato e apenas 2' depois Kaká é lançado na esquerda, consegue ganhar espaço para cruzar de pé esquerdo para Inzaghi, este aparece solto na pequena área e faz facilmente o empate!
Aos 17' Chiellini cabeceia rente à trave após pontapé de canto e aos 21' Grygera tem um bom remate de longe, mas novamente a bola sai por cima da trave. Os rossoneri respondem e aos 27' Kaká tenta a sua sorte, mas Buffon muito atento defende sem grande dificuldade. Logo a seguir aos 30' Seedorf tenta o cruzamento, mas a bola sai-lhe desviada para a baliza valendo a intervenção para canto de Buffon.
No minuto seguinte boa combinação do ataque do Milan surgindo Bonera isolado na cara de Buffon, oferecendo de bandeja o golo a Inzaghi que se limitou a encostar para a baliza. A Juve tremeu um pouco e aos 38' Kaká tenta novamente a sorte de fora da área, mas mais uma vez Buffon, desta vez numa defesa a dois tempos impediu o brasileiro de marcar.
Os bianconeri não desistem e são premiados com o golo do empate já nas compensações, novamente Camoranesi na jogada a cruzar para Trezeguet cabecear permitindo a defesa de Kalac, a bola ressalta para Salihamidzic que não desperdiçou tamanha chance, estava feito o justo golo do empate terminando assim uma 1ª parte de grande qualidade.
No 6º minuto da 2ª parte acontece a primeira contrariedade para Ranieri, obrigado a retirar Legrottaglie tocado, colocando Stendardo em campo. A Juve não nota a alteração e começa a dominar a partida, aos 8' Grygera tem um espectacular remate de longe para defesa apertadíssima de Kalac para canto. No minuto seguinte Sissoko tem uma grande arrancada pela direita e cruza para Trezeguet com a bola a sair um pouco longa.
Aos 21' o Milan vê-se reduzido a 10 jogadores devido à expulsão de Bonera por cometer uma falta duríssima sobre Sissoko. O maliano acaba por não recuperar completamente e acaba por prosseguir em campo com grande esforço e espírito de sacrifício. Ancelotti retira Inzaghi e coloca Cafú com o intuito de segurar o empate e Ranieri aos 32' troca Trezeguet por Iaquinta, refrescando o ataque.
2 minutos depois a Juve chega ao golo da vitória, livre na direita cobrado por Camoranesi, surgindo Salihamidzic completamente solto na linha da pequena área a cabecear para o 3-2! O Milan demonstrando uma grande atitude, tenta chegar ao golo do empate e é lançado Gilardino no posto de Gattuso. A Juve tenta o contra ataque e aos 45' Iaquinta serve muito bem Del Piero que de primeira dispara à figura de Kalac, grande chance perdida para fazer o 4-2.
Pouco depois termina a excelente partida, um jogo vibrante, intenso, com 5 golos e com uma vitória tremendamente importante da vecchia signora.

Série A, 33ª jornada
Juventus 3 - 2 Milan (12' Del Piero, 45' e 79' Salihamidzic; 14' e 31' Inzaghi)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Rocchi

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera, Legrottaglie (51' Stendardo), Chiellini e Molinaro; Camoranesi (90+1' Nocerino), Sissoko, Tiago e Salihamidzic; Del Piero 'cap' e Trezeguet (77' Iaquinta).
Treinador: Ranieri
Amarelos: Sissoko, Camoranesi e Stendardo.

O Inter apenas na 2ª parte levou de vencida a Fiorentina por 2-0 com golos de Cambiasso e da revelação Balotelli. A Roma manteve-se na corrida pelo scudetto ao vencer 3-1 em Udine apesar da indisciplina de Totti para com o árbitro da partida e a discussão entre Doni e Panucci que quase chegaram a vias de facto...
Na luta pelo 4º lugar já vimos que Fiorentina, Milan e Udinese perderam, não aproveitando a Samp que também perdeu perante o Reggina por 1-0. Miccoli foi o herói do derby siciliano ao marcar de pontapé livre directo o único golo do triunfo do Palermo ante o Catania.

Classificação:
1º Inter 75 pontos
2ª Roma 71
Juventus 61 (-1 jogo)
4ª Fiorentina 56
5º Milan 52
6ª Sampdoria 52
7ª Udinese 51
8º Genova 45

Goleadores:
1º Borriello (Genova) 19 golos
Trezeguet (Juve) 17
3º Di Natale (Udinese) e Mutu (Fiorentina) 16
5º Ibrahimovic (Inter) 15
Del Piero (Juve) e Totti (Roma) 14
8º Amauri (Palermo) 13

2 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Olá JP.
De facto a Juventus tem-nos habituado este ano à irregularidade de resultados. Em 7 dias é capaz de perder 2-3 no Palermo e ganhar 3-2 (dando a volta ao jogo) ao rival Milan, que tambem já nos habituou a lutar pelo mínimo (4º lugar).
O golo do Del Piero é feito com pouco`ângulo, e indefensável. Até deu para Salihamidzic marcar golos de cabeça!
Tenho de referir tambem que nos dois golos de Inzaghi a defesa juventina andava meio perdida. Mas nada que no final impedisse a vitória da Juventus e agora sim a confirmação do 3º lugar com a vitória de hoje sobre o Parma.
De positivo não posso deixar de destacar os 90 minutos feitos por Tiago (talvez pela ausencia de Zanetti) que finalmente está a ter a oportunidade de justificar o investimento feito no seu valor como médio, e que Ranieri teimava incompreensivelmente em não o colocar a jogar.

Uma vez que o campeonato da Juventus está feito - ficará por certo no 3 º lugar - desejo para a próxima temporada algumas mudanças:

- aquisição de dois novos ponta-de-lança;
- venda de Sissoko, em detrimento da intenção de colocar Tiago no At.Madrid;
- aquisição de dois centrais e um lateral esquerdo (para que Chiellini volte à posição de origem - defesa esquerdo);
- regresso de Jorge Andrade;
- saída de Ranieri do comando da Juventus;
- contratação de José Mourinho ;);)

Abraços

João Caniço disse...

Gabriel, presumo que a esmagadora maioria dos teus desejos sejam difíceis de concretizar a acreditar pelo que tenho lido e visto... Pontas de lança penso que virá só um, Amauri pelos vistos é o preferido... Sissoko, ao contrário do que nós prevíramos tem feito boas exibições nos últimos jogos... Tiago, segundo a imprensa italiana estará mesmo muito próximo de Madrid... Talvez venha outro central, não esquecer que o capitão da selecção sueca Mellberg já esta contratado, embora eu pense que Chiellini tenha estado muito bem como central e seja difícil voltar para defesa esquerdo, acredito muito mais na vinda de um lateral esquerdo, provavelmente De Ceglie, que está em regime de co-propriedade com o Siena, é das camadas jovens da Juve e está a realizar uma óptima época... Ranieri deverá continuar portanto nem vou falar no Mourinho ;)

Aquela derrota em Palermo teve muito de azar, não esquecer a bola na trave de Del Piero bem perto do fim e o falhanço na recarga de Trezeguet... Penso que o 3º lugar estará praticamente garantido. Sim, os golos do Inzaghi tiveram o seu quê de facilitismo, felizmente a inspiração do Salihamidzic veio em boa hora... Sim, o Tiago fez uma boa partida de bom nível, complementando-se bem com o Sissoko, provando a minha teoria que um bom meio campo central deve ter um 'carregador de piano' e um 'organizador'...

Abraços