segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Defesas Centrais

14. Jorge Andrade
Lisboa (Portugal), 9/04/78
época na Juve
O experiente e valioso capitão da selecção portuguesa foi contratado neste defeso ao Corunha com o objectivo de se tornar no novo líder do sector defensivo bianconero. Detentor de boa colocação, evoluído técnica e tacticamente, forte na marcação e extremamente rápido tem tudo para ser o patrão da defesa. A grave lesão que o afastou do Mundial parece ultrapassada e fazendo uso de todas as suas qualidades e se conseguir uma rápida adaptação ao exigente Calcio e às suas teias tácticas Jorge Andrade será um digno sucessor de Cannavaro, Thuram ou Ferrara só para falar nos recentes monstros que lideraram a defesa da Juventus nos últimos anos.

19. Domenico Criscito
Cercola, 30/12/86
época na Juve
Depois de na temporada passada ter sido considerado pela critica o melhor central da Série B, a Juventus, apesar de deter metade do seu passe não perdeu tempo e comprou a restante pela metade ao Génova por uma verba a rondar os 5 milhões de euros! Aos 20 anos estreia-se na Série A e logo como titular de uma squadra com o peso histórico que tem a vecchia signora. Espera-se que não acuse a pressão, continue a sua evolução e será dentro em breve um dos grandes centrais do futebol italiano como muitos vaticinam. Esteve presente no recente europeu de esperanças na Holanda. É um central fino, dá gosto vê-lo jogar pela estética que emprega ao jogo e tem ainda a vantagem de ter um bom pé esquerdo que em caso de necessidade o pode levar a jogar na lateral esquerda, embora seja no meio que melhor se sinta.


33. Nicola Legrottaglie
Gioia del Colle, 20/10/76
época na Juve: 45 jogos, 2 golos
1 campeonato da Série B (2007)
1 supertaça de Itália (2003)
Depois de duas excelentes épocas no Chievo de Del Neri que o levaram inclusivamente a ser chamado à nazionale azzurra, Legrottaglie é contratado pela Juve no Verão de 2003 como o substituto para Ferrara que estava perto do fim da carreira. Infelizmente as coisas não começaram bem, a sua primeira stagione como bianconero seria o fim do ciclo de Marcello Lippi na Juve e tanto em termos colectivos como pessoais foi uma época para esquecer. No ano seguinte chegaria Capello para o banco e Cannavaro para central e Legrottaglie em Janeiro seria emprestado ao Bolonha. Em 2005/06 voltaria a ser emprestado, desta vez ao Siena, onde voltou às boas exibições. Com o Calciocaos e a queda da Juve na Série B, regressa e assume e bem um lugar de titular até ao jogo de Nápoles onde sofre grave lesão que o deixaria muitos meses de fora. Perto do fim da temporada regressa ainda a tempo de ajudar a squadra a assegurar a subida. Nesta temporada deverá ser o suplente da dupla Jorge Andrade - Criscito.


18. Jean Boumsong
Douala (Camarões), 14/12/79
época na Juve: 33 jogos, 2 golos
1 campeonato da Série B (2007)
Chegou perto do fim de Agosto de 2006, recomendado por Deschamps, tendo o seu passe custado 6 milhões de euros. Dinheiro a mais para tão duvidosa qualidade... Desde logo o seu jogo não entusiasmou e com decorrer da época a acumulação de erros graves foi continuando, sendo hoje considerado dispensável pela estrutura directiva juventina e pela esmagadora maioria dos adeptos entre os quais eu me incluo. Lento, muito limitado em termos técnicos e tácticos, falhas de concentração recorrentes, é apenas na força e no jogo aéreo que se destaca pela positiva. Se sair até ao final do mês a Juve poderá contratar um novo defesa central, sendo Cannavaro e Barzagli os mais desejados... Boumsong apesar de ter nascido nos Camarões é internacional francês.

2 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Será que o Boumsong, apesar de não ter ido bem na Serie B, vai ficar na Juve?
Torço para que sim, pois gostaria de vê-lo em ação na Serie A.
Abraços,

João Caniço disse...

Não sei Rodolfo, hoje é o último dia do mercado europeu e ainda poderá haver novidades. Tem-se falado nas últimas horas no Benfica e no Liverpool...
Eu sinceramente depois do que (não) vi dele o ano passado não tenho assim tão grandes expectativas quanto as tuas caso ele fique... Dentro de algumas horas já saberemos se o central francês permanece ou não na Série A...
Abraço