terça-feira, 28 de agosto de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Centrocampistas

30. Tiago Mendes
Viana do Castelo (Portugal), 2/5/81
época na Juve
Tiago chega neste defeso a Turim com a responsabilidade de ser a contratação mais dispendiosa das efectuadas para este novo ciclo, para além de nele estarem depositadas legítimas esperanças que possa vir a ser o médio criativo que tanta falta fez no ano passado. Tiago, tal como no passado Platini, Zidane ou Nedved tem sentido algumas dificuldades de adaptação ao estilo de jogo do Calcio em geral e ao da Juve em particular, mas é perfeitamente possível que dentro em breve a adaptação esteja concluída e comece a demonstrar toda a sua enorme classe tal como o fez nas passagens pelo Lyon, Chelsea e Benfica. Jogo vertical, passe curto, estilo refinado, excelente finalizador, óptima técnica de posse de bola são algumas das suas principais características.

4. Sérgio Almiron
Santa Fé (Argentina), 7/11/80
época na Juve
Destacou-se muito jovem no Newell's Old Boys, valendo-lhe então a atenção da Udinese que o trouxe para a Europa. Almiron não se conseguiu impor na Udinese e foi depois emprestado ao Verona onde pode jogar mais e começar a demonstrar algum do seu valor. Mesmo assim a Udinese não contou com ele e vendeu-o ao Empoli onde realizou duas temporadas de grande nível que lhe valeram a transferência para a Juve neste Verão por cerca de 9 milhões de euros. É considerado por muitos como o novo 'Verón' e de facto apresenta algumas características muito semelhantes. Almiron é um médio que tenta organizar todo o jogo ofensivo da equipa, destacando-se pela capacidade de luta e entrega ao fazê-lo. Como se espera, pode vir a ser um jogador muito útil na nova Juve.

6. Cristiano Zanetti
Carrara, 14/04/77
época na Juve: 28 jogos, 2 golos
1 campeonato da Série B (2007)
Zanetti é o jogador mais experiente dos que compõem o lote de médios centros da signora 07/08. Com uma larga trajectória no Calcio onde se destacam passagens pela Fiorentina, Roma e Inter além da presença no Mundial 2002, é o típico trinco italiano que se destaca na organização de jogo a meio campo, na eficiente e dura marcação aos adversários e tenta ainda o seu remate de longe por norma bem colocado. Num campeonato longo e competitivo, será sempre uma boa opção para a zona nevrálgica do terreno e se atingir uma boa forma pode sonhar com um regresso à nazionale azzurra.


23. Antonio Nocerino
Nápoles, 9/4/85
época na Juve
Depois de algumas épocas emprestado a clubes de menor nomeada Nocerino tem sido para muitos a grande revelação deste inicio de época da Juventus. Para quem seguiu no ano passado a época extraordinária que realizou no Piacenza ou os jogos da selecção de esperanças italiana não tem sido assim tão surpreendente este seu inicio como bianconero. Considerado o novo 'Gattuso', é um jogador que usa a velha máxima antes quebrar que torcer! Não dá um lance por perdido e tenta varrer positivamente o seu meio campo. Evoluído tacticamente e com uma garra difícil de suplantar promete bastante este jovem.

6 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Tudo bem? Amanhã tem Copa Itália. Juve e Parma. Parece que Ranieri está intencionado a mandar o Tiago Mendes em campo desde início, não?

Abraços!

João Caniço disse...

Parece que sim, Zanetti está suspenso e Tiago deverá ter uma boa chance para começar a provar o que vale. Não vai ser fácil o jogo em Parma já que Criscito, Nedved e Del Piero estão tocados e vão ser poupados... Logo à noite ja se irá ver...

Abraço

Anónimo disse...

Parabéns! Vocês venceram.

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia!
Uma boa vitória num terreno sempre dificil... os golos apontados por três reforços são um óptimo sinal. Que venha o Empoli para a próxima ronda...

Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Fiquei realmente impressionado com a personalidade demonstrada pelo Nocerino na partida de estréia da Juve contra o Livorno.
Futebol, eu já sabia que ele tinha (no estilo, como você salientou, 'Gattuso'), mas tamanha personalidade não!
Ótima contratação.
Abraços,

João Caniço disse...

Pois é Rodolfo, Nocerino teve um excelente ínicio pela Juve. No ano passado apenas lia que estava a ser uma óptima revelação no Piacenza, mas quando o vi em acção no Euro Sub 21 naquele óptimo meio campo italiano, juntamente com Rosina, Montolivo e Aquilani, fiquei agradavelmente surpreendido com as capacidades do 'novo Gattuso' como lhe chamam em Itália. Esperemos que seja para evoluir porque ainda é um jovem, tem uma enorme margem de progressão...

Abraços