domingo, 26 de agosto de 2007

"Siamo tornati!"

Melhor frase seria impossível para descrever o ambiente que se viveu ontem no Estádio Olímpico de Turim após a estrondosa vitória sobre o Livorno por 5-1! A frase foi proferida por Trezegol que apontou um sempre saboroso hat-trick além de ter apontado o 1º golo da Juve in questa stagione (foto da direita). Em noite de estreia como bianconero Iaquinta apontou os outros dois golos. Na foto em baixo os dois goleadores da noite abraçam-se.
Quanto à partida propriamente dita, a Juve, depois de um ano de ausência estava de volta à Série A e recebia o Livorno que se mostrou órfão de Lucarelli, líder e ídolo dos adeptos livorneses. Ranieri debatia-se com algumas ausências forçadas por lesão tais como Grygera, Birindelli e Marchionni, além de poupar Camoranesi que apenas recentemente voltou aos treinos. Apostando no versátil Salihamidzic para a posição de lateral direito, encostando Nocerino no mesmo flanco do meio campo, Ranieri apostou nas subidas do veloz bósnio colocando ainda Zanetti ao lado de Almiron no miolo deixando Tiago, ainda em fase de adaptação ao Calcio no banco de suplentes.
A partida principiou com a Juve a dominar logo de imediato, trocando a bola em passes curtos e tentativas de triangulação rápidas de modo a tentar baralhar a marcação do Livorno que se mostrou muito acertada até cerca da meia hora. O Livorno tentava responder em lances de contra ataque colocando bolas no ponta de lança Rossini que tentava desmarcar o parceiro de ataque Tavano. Aos 26' o primeiro grande lance de perigo do encontro, jogada rápida entre Del Piero e Nedved, surge Trezeguet isolado, mas Amelia sai aos seus pés e corta para canto. Logo em seguida Chiellini desfere um potente remate de longe a que Amelia corresponde com nova boa defesa para canto. Del Piero marca curto para Nedved que devolve a Alex que cruza na perfeição para Trezeguet, com uma óptima elevação inaugurar o marcador! A Juve não desarma e pouco depois Zanetti tem um bom remate que sai pertíssimo da baliza. Já perto do intervalo Del Piero aponta bem um livre a que Amelia responde com mais uma excelente defesa.
A 2ª parte inicia-se com a Juve em busca do 2º golo, destacando-se Almiron com dois bons remates que por pouco não atingem o objectivo. O Livorno tenta responder mas os seus remates passam fora da baliza de Buffon. Aos 71' Iaquinta que tinha entrado para o lugar de Alex sofre falta na área adversária e ele próprio a converte sossegando todos os adeptos bianconeri, a vitória estava garantida! Os últimos minutos foram espectaculares com 4 golos, o primeiro aos 85' por Iaquinta que desviou involuntariamente um remate de Nedved. Depois Trezeguet marca mais dois, oportunissimo na área. Já em descontos o Livorno marca o golo de honra com um remate colocado de Loviso sem hipóteses para Buffon.
1ª jornada, JUVENTUS 5 - 1 Livorno (Trezeguet 29', 87', 90+2', Iaquinta 71', 85'; Loviso 90+4')
Estádio Olímpico de Turim
21 mil espectadores
Árbitro: Gava
Juventus: Buffon; Salihamidzic (74' Zebina), Jorge Andrade, Criscito e Chiellini; Nocerino, Zanetti, Almiron (79' Tiago) e Nedved; Del Piero 'cap' (60' Iaquinta) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Zanetti, Iaquinta e Nocerino.

Sem comentários: