terça-feira, 11 de setembro de 2007

Apresentação da 'squadra' 2007/08: Avançados

10. Alessandro del Piero
Conegliano Veneto, 09/11/74
15ª época na Juve: 519 jogos, 217 golos
5 campeonatos (1995, 1997, 1998, 2002, 2003)
1 campeonato da Série B (2007)
1 taça de Itália (1995)
4 supertaças de Itália (1995, 1997, 2002, 2003)
1 liga dos Campeões (1996)
1 supertaça Europeia (1996)
1 supertaça Intercontinental (1996)
1 campeonato do Mundo (2006)
Melhor marcador da Série B (2007)
Melhor marcador da liga dos Campeões (1998)

Del Piero é a grande figura da Juventus, 15 épocas como bianconero, os impressionantes números que apresenta aliada a uma forte relação com os tiffosi juventinos traduzem na perfeição toda a sua brilhante carreira. Alex chegou à Juve com apenas 18 anos vindo do modesto Padova. Depois de um 1º ano de adaptação em que se dividiu pela equipa principal e pela squadra Primavera, logo na temporada seguinte se começou a afirmar constantemente no '11' titular e estava assim encontrado o sucessor de Baggio. Até ao fim do ano de 1998 foi sempre a subir até ao estrelato liderando a Juve em inúmeras conquistas e afirmando-se como um dos melhores jogadores mundiais apenas com 23 anos! Na tarde negra de 8 Novembro de 98, Alex sofre nos instantes finais de um jogo em Udine a lesão mais grave da sua carreira, rotura dos ligamentos do joelho e fica o resto da época de fora. A recuperação é lenta mas, com o passar do tempo il capitano volta a readquirir um excelente nível e a Juve regressa aos títulos. Apesar de não ser um ponta de lança, Del Piero é o melhor marcador de sempre bianconero e o terceiro em número de presenças. Aos 32 anos ainda se espera sempre o melhor de Pinturicchio e para esta nova etapa a sua experiência e classe poderão ser decisivas.



17. David Trezeguet
Rouen (França), 15/10/77
época na Juve: 238 jogos, 140 golos
2 campeonatos (2002 e 2003)
1 campeonato da Série B (2007)
2 supertaças de Itália (2002 e 2003)
1 campeonato do Mundo (1998)
1 campeonato da Europa (2000)
Melhor marcador do campeonato (2002)

Goleador letal, Trezeguet é um dos melhores pontas de lança dos últimos anos, tem um sentido de oportunidade fantástico e é um cabeceador exímio. Depois de um atribulado processo de renovação, Trezegol iniciou a época ao melhor nível enchendo de esperança os adeptos bianconeri numa temporada repleta de golos.
David, apesar de ter nascido em França, tem nacionalidade argentina devido ao seu pai e com apenas um ano de idade foi para o país das pampas onde começou a sua carreira no Platense, único clube que representou na Argentina até assinar em 95 pelo Mónaco. Rapidamente foi-se afirmando na equipa principal juntamente com Henry fazendo os dois uma dupla demolidora, sendo ambos chamados muito jovens para a selecção gaulesa que se sagraria campeã do Mundo em Paris em 98. Depois de apontar o golo de ouro que daria o europeu à França em 2000, Trezegol assina pela Juve e na 1ª época como juventino apesar da forte concorrência de Inzaghi logo confirma as expectativas nele depositadas apontando bastantes golos. Nos anos seguintes afirma-se como o grande goleador da squadra apenas sendo ensombrada a sua evolução pelas constantes lesões e pelo tal conturbado processo de renovação que felizmente terminou em bem.




9. Vincenzo Iaquinta
Crotone, 21/11/79
época na Juve
1 campeonato do Mundo (2006)

Depois de excelentes épocas ao serviço da Udinese, onde conseguiu sempre apontar um razoável número de golos por época tendo inclusivamente feito parte da azzurra que se sagrou campeã do Mundo em Berlim, chega finalmente a um grande do Calcio. É apontado como uma boa alternativa à dupla titular Alex-David, já que é daqueles jogadores raçudos que não dão um lance por perdido, é bastante rápido e oportuno na área. Além disso é forte fisicamente, é razoável em termos técnicos e em caso de necessidade pode jogar como extremo direito beneficiando da sua velocidade e poder de explosão.
Começou a carreira no modesto Reggiolo passando depois pelo Padova e Castel di Sangro até chegar a Udine em 2000. Depois de uma 1ª temporada de adaptação, logo na 2ª se afirmou como titular e como figura de proa duma Udinese que teimava em bater o pé aos grandes, tendo inclusivamente conseguido uma qualificação para a Champions em 2005.



20. Raffaelle Palladino
Mugnano (Nápoles), 17/04/84
época na Juve: 26 jogos, 8 golos
1 campeonato da Série B (2007)

É apontado por alguns analistas como o sucessor de Del Piero na squadra bianconera devido a algumas características semelhantes entre ambos. Palladinho é também um 9,5 um avançado móvel que deambula preferencialmente pela esquerda, é excelente tecnicamente, possui um excelente drible sendo ainda bastante criativo. Como aspectos a melhorar estão a finalização e alguma falta de objectividade, lacunas que podem ser corrigidas com o tempo e a evolução própria de um jovem quando aos poucos vai ganhando espaço numa grande equipa como sucedeu na stagione passada. Espera-se assim que Aladino vá ganhando espaço e que demonstre todo o seu enorme potencial.
Oriundo do Benevento passou depois para a squadra Primavera bianconeri onde se destacou sendo depois emprestado em 2004/05 ao Salernitana da Série B onde realizou excelente temporada apontando 15 golos. Na época a seguir foi de novo cedido desta vez ao Livorno da Série A onde continuou o seu processo evolutivo. No ano passado foi promovido ao plantel principal da Juve e aproveitando as lesões /ausências de Trezeguet e Del Piero ou mesmo as de Nedved (Palladino pode também jogar como médio ala esquerdo) mostrou grande capacidade tendo sido decisivo em alguns jogos.

5 comentários:

Anónimo disse...

JP,

Me lembro bem de dois dos episódios por você comentados. A contusão do Del Piero em Udine. Esse eu vi ao vivo na tv. Já te disse, eu fui muito, muito fã do Del Piero.Quando fui à Itália, fiz meu pai me levar de carro a Torino, que segundo os agentes de viagem, não tem nada, só a fábrica da Fiat, só para conhecer o estádio Delle Alpi, que ele jogava. Trouxe camisa, bandeira, e além disso, colecionava a Hurrà Juventus. Depois passou... rs Ainda bem!

E o gol de ouro do Trezeget? Uma das maiores tristezas esportivas que passei. Esse jogo foi triste, até porque o Del Piero perdeu 2 gols incríveis. Na época pensava: como assim o cara vai jogar na Juventus, da Itália, e detona a seleção italiana? Ele veio, e para ficar. Sorte a sua ter um jogador assim no seu time. Só ficou marcado negativamente para mim, por causa dessas discussões nesse ano de renovação de contrato. Feio aquele gesto que ele fez em campo.

Abraços,

Anónimo disse...

O primeiro jogo do Delpi que eu atentei para ele. Fiorentina - Juventus (94). Ele marca um golaço que decreta a vitória da Juve já no final da partida.

Acho que ficou desde então decretada a famosa 'zona Del Piero', não?

João Caniço disse...

Cyntia, também estava a assistir em directo a esse terrível jogo de Udine e se não me falha a memória o jogo estava em descontos e a Juve segurava um preciso empate num terreno díficil mantendo assim na altura a liderança da Série A... Num lance dito inofensivo com um defesa contrário acabou a época para o Del Piero e a Juve caiu a pique terminando a época em 7º lugar...

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ir a Itália mas, seguramente que reservaria um dia para ir a Turim e ao Olimpico, devido à minha 'paixão' pela Juve e pelo Del Piero apesar de saber que é uma cidade operária onde de facto a fábrica da FIAT é o mais conhecido... Mandei vir de Itália em 98 uma camisola da Juve com o nº 10 e nome Del Piero nas costas... ainda hoje de vez em quando compro a Hurrà Juventus...

Esse jogo da final do Euro 2000 é depois do de Udine o jogo mais negro da carreira do Del Piero... com o marcador em 1-0 para os 'azzurri' Alex teve duas chances clarissimas para 'matar' o jogo e desperdiçou ambas... em descontos a França empatou e no prolongamento Trezeguet marcou o golo de ouro... na altura também fiquei furioso e lembro-me de dizer que: 'não quero lá esse gajo na Juve!!!!' mas, Trezeguet foi mesmo e ainda bem porque tem sido um grande goleador, se exceptuarmos as constantes e as lesões e aquele triste gesto num dos últimos jogos da época passada só posso dizer bem do 'Trezegol'...

Eu a 1ª vez que vi Del Piero a jogar foi num jogo qualquer da taça UEFA em 93/94 em que ele entrou para o lugar do Roby Baggio e depois de ver algumas jogadas dele lembro-me de comentar com o meu irmão: 'este puto tem pinta, vai longe...' felizmente não me enganei!
Eu já vi os 200 e tal golos do Del Piero pela Juve (arranjei na net...) e posso dizer que esse golo à Fiorentina em Dezembro de 94 é para mim o mais bonito além de ter sido decisivo na reviravolta nesse jogo... e a partir daí os italianos inventaram os golos da 'zona Del Piero' como referes e bem... lembro-me de outros dessa zona como um à Lázio no Olimpico de Roma, outro ao Rangers no Delle Alpi, mais um ao Borússia em Dortmund,... bastantes mesmo, só vendo para poder apreciar a beleza desses momentos de pura magia...

Abraços

Anónimo disse...

JP,
Quando o Alex marcou seu 200º gol, a Rai, no programa 'Domenica Sportiva', fez uma bela homenagem a ele. Mostrou no ar todos, um por um. Na hora estava desprevinida e não gravei. Queria tê-los como lembrança. Mas nada que o 'youtube' não ajude.

Saluti,

João Caniço disse...

Cyntia, eu também assisti a esse 'Domenica Sportiva' mas, fiz o download na net num programa semelhante de um canal desportivo italiano de tv, penso que era da Mediaset... também fiz de outro quando ele passou pelo Boniperti e ficou o melhor goleador da história da Juve... aos 185 golos se bem me lembro...

Abraços