segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Del Piero: Golden Foot 2007

O prémio Golden Foot 2007 foi entregue hoje à noite em Montecarlo no Mónaco e o vencedor foi o nosso capitão, Alessandro Del Piero! 'Sono orgoglioso di questo premio!' foram as palavras proferidas por Del Piero após receber o prestigiado prémio das mãos do príncipe Alberto do Mónaco.

O Golden Foot é um troféu internacional que premeia a carreira de alguns ícones do futebol, está reservado a jogadores com mais de 29 anos de idade que se tenham distinguido por valores tais como sejam resultados desportivos, feitos individuais e colectivos, fair-play, personalidade, fama, simbiose com o público...

A votação foi efectuada durante três meses e meio no web site da competição e Pinturicchio obteve cerca de 30 mil votos, mais mil que o lateral esquerdo brasileiro Roberto Carlos, enquanto que David Beckham foi o 3º classificado com cerca de 24 mil votos.

Foi a 5ª edição do 'Walk of Fame', nome que também é conhecido o prémio porque os vencedores deixam a marca dos seus pés num passeio de uma rua em Montecarlo, a Champions Promenade. Del Piero sucede assim a Roberto Baggio, Pavel Nedved, Schevchenko e Ronaldo na lista dos vencedores.

14 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns para o Alex. E ele ainda por cima vai ser papai nesse ano!

Quando era mais nova, dava tudo nesse mundo para ver o Del Piero. Acompanhei de perto mais da metade da carreira dele. Era muito fã.

Só lamento que ele nunca tenha sido um jogador tão determinante na Azzurra, como ele tem sido na Juventus nesses anos de defesa da causa 'bianconera'. Afinal, são 14 anos de Juve. Não é pouca coisa não.

valeu JP! Excelente homenagem.
Abraço!

João Caniço disse...

Eu sou fã dele desde que ele começou a aparecer na Juve no lugar do Baggio em 94... lembro-me daquele golo fantástico contra a Fiorentina em Dezembro de 94 que o lançou definitivamente para o estrelato, vibrei com as suas extraordinárias épocas na Champions, os seus golos na 'zona Del Piero' como chamam os italianos ao remate em arco desferido da meia esqueda de pé direito, o seu golo que deu a Intercontinental contra o River... muitos momentos mágicos memoráveis! Com o passar dos anos foi crescendo essa admiração e é claramente o meu jogador favorito.

Como em tudo na vida também teve momentos maus como a grave lesão em Udine que o deixou de fora dos relvados quase 1 ano, ou os falhanços no Mundial 98 onde era apontado como o melhor jogador do mundo juntamente com Ronaldo, sem esquecer a terrível final do Euro 2000 em que falhou 2 golos feitos...

Quanto a este prémio acho um justo reconhecimento a uma brilhante carreira na Juve, de facto na 'azzurra' nunca conseguiu ser tão preponderante apesar de ser um dos mais internacionais e melhores marcadores de sempre...

Como disse Lippi no ano passado: 'Del Piero è il Calcio!'...

Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns a você e ao Del Piero, que recebeu o 'Golden Foot' de maneira mais do que merecida!
Sou um grande fã dele.
Abraços,

João Caniço disse...

Mais uma vez muito obrigado Rodolfo!
Concordo contigo, acho que foi um justo prémio de reconhecimento a uma carreira ímpar.

Del Piero tem uma enorme legião de fãs, não só em Itália, mas também um pouco por esse mundo fora, como se prova por nós mesmos e pela sua votação...

1 abraço

Anónimo disse...

JP,
Já que o assunto é Del Piero, você acha que ele será titular no jogo contra a França? Esse vai ser um grande jogo. Espero poder vê-lo no sábado.

1 abraço!

João Caniço disse...

Cyntia, eu também estou com enorme expectativa para esse jogo e é claro que vou torcer pela Itália, a França só me traz más recordações (meias finais do Euro 2000 e Mundial 06, sempre eliminados com penalty duvidosos...) além de ter o treinador mais desprezível da actualidade, o Domenech...

Donadoni não morre de amores pelo Del Piero e pelo esboço da equipa que hoje li no 'Tuttosport' parece não ter lugar no onze... eu acho que num jogo decisivo como este, Del Piero deveria jogar e como nº 10 nas costas do avançado e não na esquerda como tem sido hábito... pode decidir a partida num momento de génio...

A equipa provável que li confesso que não gostei, 3 centro campistas sem nº 10 (De Rossi, Gattuso e Pirlo) falta Del Piero... e onde está Aquilani que está numa forma brutal... os alas Camoranesi e Perrotta(!), falta Quagliarella... Panucci na lateral direita!...
Definitivamente não sou grande admirador de Donadoni, acho que os italianos devem estar quase desesperados com ele... se falhar o apuramento então...

Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Donadoni também tem me decepcionado muito como treinador da 'Azzurra'. Mas já era de se esperar, vez que seu mentor Sacchi, quando 'c.t.' da Itália, também adorava inventar (como esquecer da posição que ele arrumou para o Signori na Copa de 94, ou das convocações de Gambaro, Galia, ...).
Abraços,

João Caniço disse...

Ainda era um miudo na altura do Mundial 94, tinha 13 anos, mas recordo-me de uma Itália ultra defensiva que apostava quase tudo no talento de Baggio... quase que valeu o título mundial essa aposta de Sacchi...

Já tenho sim, uma boa memória do Euro 96 onde Sacchi depois de uma boa vitória frente à Rússia na estreia, mesmo com Del Piero a médio ala direito(!), mudou quase toda a equipa para o 2º jogo frente aos na altura desconhecidos checos, correu mal já que Nedved, Poborsky, Berger, Kuka, Bejbl entre outros fizeram um grande jogo e derrotaram a 'azzurra'... no último jogo frente à poderosa Alemanha, Sacchi voltou à forma inicial, mas um penalty falhado por Zola ditou a prematura eliminação e o seu afastamento do cargo...

Lembro-me do Galia jogar no Milan e na altura achava estranho como um jogador da qualidade do Ferrara, pilar da Juve não era chamado... assim como Vialli, Ravanelli, Conte, Torricelli... todos jogadores em grande destaque na Juventus que venceu a Série A em 95 e a Champions em 96... será que era anti-juventino o Sacchi? Às vezes também penso o mesmo do Donadoni com a sua embirração com o Del Piero por exemplo... acho q o Donadoni era bem melhor como jogador, foi um excelente médio, agora como treinador...

Abraços

Anónimo disse...

JP,
Essa do Sacchi na Euro 96 era realmente estranha. Del Piero só jogou esse jogo contra a Rússia e saiu ainda no intervalo. Pelo que já li, o Vialli, pela personalidade forte, não era muito admirado pelos seus treinadores. Ravanelli depois fez parte da Azzurra, assim como Torricelli, se não me engano. Porém acho que nunca chegaram a disputar competições oficiais, e sim eliminatórias.

Para mim Donadoni como treinador não é nem sombra do que era como jogador. Muito inseguro e não parece nem um pouco interessado, ao menos, em ter jogadores importantes ao seu lado. A Itália corre sim riscos de ficar de fora da Euro 2008. O resultado de amanhã poderá mostrar isso mais claramente. Sem querer ser pessimista. Quando da escolha dele, eu torci o nariz, mas tentei manter um tom otimista que jogo se dissipou. Na verdade, acho que na Itália falta treinador para a Azzurra. Já estava na hora da FIGC acabar com a tradição de colocar no cargo ex-jogadores. A aposta no Lippi foi ótima. Agora, que não pensem em Capello, pelo amor de Deus.

João Caniço disse...

Ui Cyntia, eu fiquei furioso quando o Sacchi tirou o Del Piero ao intervalo nessa partida e nunca mais foi opção nesse Euro, acabado de vencer a Champions e o melhor jogador jovem europeu do ano de 96... muito estranho esse Sacchi e as suas opções nessa competição, não admira que tenha sido corrido do cargo...

Penso quem sim, Vialli tinha uma forte presença e personalidade e acho que só se deu bem com Lippi, não admirando que tenha sido falado para treinador da 'Juve' neste defeso até Lippi voltar a assumir o cargo...

Salvo erro foi isso mesmo Cyntia, Ravanelli e Torricelli nunca disputaram uma fase final de uma grande competição... o próprio Vialli acho que apenas disputou o Mundial 90 em casa, enquanto que o Ferrara e o Conte só voltaram a disputar uma grande prova com Dino Zoff, o Euro 2000, já trintões...

Eu duvido que se o treinador ainda fosse Lippi, Totti e Nesta tivessem renunciado à 'azzurra' da maneira como o fizeram. Donadoni demonstra falta de pulso e liderança, essas duas baixas de vulto aliada à má relação que se sabe existir com Del Piero mais a que se supõe com outros jogadores de muito peso não permite esperar nada de muito relevante no futuro próximo da Itália... se ficar fora do Euro 2008 Donadoni pode pensar em mudar de profissão.

Eu dei-lhe o beneficio da duvida, tinha feito um trabalho meritório no Livorno e potenciado o rendimento do carismático Lucarelli, pensei que pudesse fazer um bom trabalho na 'azzurra, era só seguir o rumo de Lippi, não soube ou não o quis fazer...

Tenho uma profunda admiração por Lippi, os seus anos gloriosos na Juve e a maneira como soube blindar os jogadores ao 'Calciocaos' e levar de vencida o Mundial é de mestre... continuo a querer vê-lo de volta ao 'seu' banco 'bianconero'...

Eu penso que o Carlo Ancelotti poderá ser uma boa escolha, num futuro muito breve, talvez após o Euro 2008, acho que seria o treinador mais indicado... Capello?!? Não... dispenso...

Acabo de ler que o jogo de hoje não será transmitido para Portugal pela Sportv nem Eurosport, espero que a Rai Uno o transmita sem estar codificado...

Abraços

Anónimo disse...

JP,
Tens razão. O Carlo Ancellotti é um excelente nome. Havia me esquecido dele. Fora ele, sei não. Eu apostaria no Prandelli, mas não acredito na escolha dele. Simples, falta a ele uma indicação política, se é que você me entende. Mas por um futuro, quem sabe, não?

Estava lendo mais cedo que o Lippi poderia ir para o Tottenham Hostpurs. Será?

Abraços,

João Caniço disse...

Apesar de não ter ganho qualquer título na Juve, gostei da sua passagem por lá... apanhou o fim do ciclo vitorioso do Lippi, teve que reconstruir a equipa e nunca deixou Del Piero cair, depois da terrivel lesao de Udine, apostou sempre nele... quem não se recorda daquele pantano em Peruggia que nos roubou o 'scudetto' em 2000... e a sua carreira no Milan fala por si, para mim era o mais que natural sucessor do Donadoni apos o Euro. Também admiro Prandelli, mas talvez só daqui a uns anos, ele tem uma 'squadra' muito jovem e promissora para levar ao sucesso entretanto. Quando se metem vontades politicas pelo meio é que é mais complicado, só espero que não seja o Capello que vá para lá...

Sei que o treinador do Tottenham está por um fio e que o Lippi sempre disse que depois do julgamento do filho estaria disponivel para voltar a treinar. Pelo que sei o julgamento é em Outubro... vamos a ver no que dá essa especulação...

Abraços

Anónimo disse...

JP,
Ah, me lembro bem daquele pântano. Conte e o Collina na tv. Collina jogando a bola para ver se ela quicava... Imagino que para um Juventino, foi um dia mesmo para se esquecer. Só que o Ancelotti perdeu aquele título para a Juve bem antes do jogo contra o Perugia, não?

E foi bem na época que o Del Piero estava aos poucos voltando ao time. Pelo menos isso o 'Carletto' sempre fez bem. Tutelar seus melhores e mais importantes homens. Ele é para mim um dos melhores treinadores para formar grupos. Vê se no Milan tem alguma guerrinha de egos. Se tem, a coisa fica bem escondida.

Abraços,

João Caniço disse...

Sim Cyntia, lembro-me bem que a Juve sensivelmente com cerca de 3/4 da Série A disputada tinha uma vantagem de 10 pontos sobre a Lázio e chegou na última partida com apenas 1... apesar de o estado do relvado não ser o mais próprio para um jogo de futebol...

É verdade, nessa temporada de 1999/2000 Del Piero estava regressando depois de quase um ano parado e a forma demorou muito a chegar... foi muito criticado, tanto dos 9 golos que apontou nessa época na Série A, 8 foram de penalty... apesar disso Ancelotti manteve-o sempre como titular e confiando nele absolutamente...

Ancelotti é sem sombra de dúvida um grande condutor de homens e tal como disseste basta olhar para o seu excelente trabalho no Milan... dá até piada olhar para o rival Inter e ver como Mancini não consegue nem de longe fazer algo idêntico apesar dos inúmeros craques à sua disposição...

Abraços