domingo, 30 de setembro de 2007

'Trezegol' decide 'derby della Mole'

93 minutos de jogo, mantinha-se teimosamente o zero a zero, depois de um derby intenso, vibrante, apaixonante, tal como manda a tradição dos derbies della Mole entre os dois emblemas de Turim, eis que a bola chega a Trezeguet que solto de marcação dispara sem deixar cair aproveitando da melhor maneira o seu killer instinct fazendo assim o único golo da partida, catapultando a Juventus para o 2º lugar na tabela a apenas um ponto do Inter...
Partindo do ínicio, Ranieri voltou a surpreender no escalonamento da equipa para este jogo, nomeadamente na colocação de Molinaro a lateral esquerdo, derivando Chiellini para central ao lado de Legrottaglie que fez mais uma excelente exibição. Grygera, aqui sem surpresa, foi o lateral direito. No meio campo, o treinador privilegiou a previsível componente física e musculada que o jogo iria ter, o que se confirmaria refira-se, ao optar por Zanetti e Nocerino (mais físicos) em detrimento de Almiron e Tiago (mais técnicos). Palladino, com alguma surpresa, foi aposta ganha para o lado direito enquanto que Nedved, naturalmente, jogou no flanco contrário. Com Iaquinta de fora por lesão, Del Piero e Trezeguet formaram a dupla de ataque.
A Juve começou melhor e logo no minuto inicial Trezeguet obriga Sereni a desviar para canto. Palladino joga solto na direita e cria muitos problemas para a defesa granata, aos 12' centra para Nedved cabecear ao lado e aos 19' isola Del Piero que se deixa antecipar in extremis por Sereni. O Torino tenta reagir e Lanna tem logo de seguida uma boa jogada ganhando um canto. Os bianconeri continuam a dominar e aos 27' é Sereni que impede o golo saindo bem aos pés de Del Piero que se tinha isolado após roubar a bola a Dellafiore. Barone responde com um remate que sai ao lado da baliza de Buffon e é de novo Palladino aos 37' a por em sentido as hostes adversárias ao rematar de pé esquerdo de fora da área para boa defesa de Sereni. A 1ª parte termina com um livre perigoso para a Juve, Del Piero cobra mas, a bola esbarra na densa barreira do Toro.
Os vinte minutos iniciais da 2ª parte são equilibrados, disputados muito a meio campo, com os guarda redes a limitarem-se a recolher algumas bolas. Aos 69' troca de Zanetti por Almiron, responde de imediato Novellino lançando Motta e Rubin, este último que tem um bom passe para Ventola que obriga Buffon a mandar para canto. Ranieri refresca a ala direita, metendo Salihamidzic no lugar de um prometedor Palladino. Aos 86' a Juve dispõe da melhor chance de todo o encontro, Del Piero faz tudo bem, cruza milimetricamente para Nedved que, ingloriamente remata por cima... Parecia decidido o jogo mas, tal como em Roma a Juve não desistiu e foi compensada quando ao 3º minuto de desconto, Trezeguet, que tinha passado quase incógnito pelo derby, desfere um forte volley de direita bem ao seu estilo, decidindo o jogo...

Série A, 6ª jornada: Torino 0 - 1 Juventus (90+3' Trezeguet)
Estádio Olímpico em Turim
24 mil espectadores
Árbitro: Rocchi

JUVENTUS (4*4*2) : Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Palladino (79' Salihamidzic), Nocerino, Zanetti (69' Almiron), Nedved; Trezeguet, Del Piero 'cap'.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Nedved, Zanetti, Nocerino e Trezeguet.

Com este resultado a Juventus sobe ao 2º lugar da classificação atrás do Inter que, no grande duelo da jornada, venceu a Roma fora por surpreendentes 4-1, embora a expulsão e consequente penalty cometido por Giuly ajudem a explicar em parte esse resultado. A Fiorentina venceu em Livorno por 3-0 com golos dos argentinos Santana e Osvaldo (2). O Milan continua a sua série negra de resultados ao empatar em casa com o Catania a 1 golo, e apenas conseguiu chegar ao empate através de um penalty duvidoso cobrado por Kaká. Destaque ainda para o regresso aos triunfos da Sampdoria (3-0 à Atalanta) e para a derrota caseira do Napoles frente ao Genova por 2-1.

Classificação: 1º Inter 14 pontos
Juventus 13
3º Fiorentina 12
4º Roma 11
5º Napoles, Palermo e Udinese 10

Marcadores: 1º Trezeguet (Juve) e Ibrahimovic (Inter) 7 golos
3º Boriello (Genova), Foggia (Cagliari), Mutu (Fiorentina), Kaká (Milan) e Totti (Roma) 4

Na próxima ronda a Juve terá uma deslocação bem dificil ao terreno da Fiorentina, em mais um jogo importante para as suas aspirações. Depois desta excelente vitória sobre o eterno rival citadino, demonstrando um enorme querer, garra, espírito de sacrifício e acreditar até ao fim na vitória provando aos adeptos bianconeri que é possível sonhar com grandes feitos já esta temporada... Assim seja!

4 comentários:

Anónimo disse...

JP,
A Juve está de parabéns pela vitória, embora já tenha visto 'derbies' mais disputados no passado.

Acreditar na vitória foi o diferencial. Não se pode dizer que faltou vontade. Era a bola que não queria entrar e o Torino que congestionava o jogo. E vale lembrar que a 'signora' está apenas um ponto atrás da Inter, que com um plantel superior, parece mais do que candidata ao título, fato que me desagrada, mas infelizmente...

Lá no fundo, eu acho que a Juve pode ainda se beneficiar da participação de Roma, Milan e Inter na Champions. Esses times terão uma temporada bem desgastante e lá para jan/fev podem pagar pelo cansaço provocado pelas disputas semanais. Por isso acho fundamental para a Juve ir acumulando pontos que ao final podem ser de grande valia.

O confronto com a Fiore promete ser interessante porque o time de Prandelli joga em casa e terá Mutu de volta. Pode ser que o time sinta o cansaço da partida de quinta na Copa UEFA.

E a Samp venceu e teve gol do Cassano. Um bom presságio para a disputa na UEFA também nesta quinta.

Abraços,

João Caniço disse...

Cyntia, achei um derby muito disputado e competitivo nomeadamente em termos físicos, também já assisti a outros mais espectaculares... foi uma sensação tremenda conseguir a vitória bem perto do fim, ajuda a moralizar bastante toda a equipa. Está aí o jogo com a Fiorentina, importante sem dúvida, em caso de vitória ou mesmo de empate a Juve assume-se como candidata aos primeiros lugares e até mesmo ao 'scudetto' embora concorde que tenha um plantel inferior em termos individuais ao do Inter e até mesmo ao da Roma e Milan... mas, como o futebol é um desporto colectivo e um campeonato é uma prova de regularidade, sem o desgaste da Champions e com esses 3 rivais nessa disputa poderá mesmo a Juve beneficiar com essa situação... lá para Fevereiro/Março quando a Champions entrar na fase decisiva logo poderemos tirar ilações... aliás o Milan bem cedo está a começar a ficar para trás e apenas com 1 jogo da Champions disputado... para mim é o plantel envelhecido a causa e Ancelotti que se cuide, o 'fantasma Mourinho' paira sobre os treinadores das equipas de topo em Espanha e Itália...

A tua Samp venceu e bem por 3-0 a Atalanta, espero que se moralizem com esse resultado e consigam seguir em frente na UEFA, apesar do mau resultado no Luigi Ferraris podem perfeitamente vencer na Dinamarca... Boa sorte :)
Arrivederci!

Rodolfo Moura disse...

JP,
Excluída a paixão (se é possível?), você acha que o Trezeguet estava impedido no lance do gol que valeu o 'Derby'?
Eu acho que sim, vez que o francês tirou vantagem da posição que ocupava quando ocorreu o lançamento do Almiron, ainda que a bola tenha sido cabeçeada pelo Dellafiore.
Abraços,

João Caniço disse...

Bem, Rodolfo, confesso que a 1ª vez que vi o lance fiquei com sérias dúvidas mas, como a bola tinha sido cabeçeada pelo defesa pareceu-me legal o lance... agora que levantaste esta questão fui rever o lance no youtube e de facto Trezeguet aproveita a posição de fora de jogo em que estava antes do cabeceamento do Dellafiore... há árbitros que consideram fora de jogo activo e marcam, outros como o deste jogo consideram passivo e não o fazem... eu, apesar da paixão tento ser sempre imparcial e reconheço que sim, que estava fora de jogo...
Abraços