quinta-feira, 6 de setembro de 2007

'Ciao Luciano, cuore bianconero'

Hoje ao abrir o site oficial da Juventus, deparo-me com este título... Luciano Pavarotti, o maior tenor das últimas décadas, falecia aos 71 anos vítima de doença prolongada... adepto confesso e apaixonado pela Juventus durante muitos anos foi possível vê-lo a torcer fervorosamente na tribuna dos estádios que a Juve tinha como casa, primeiro o 'Comunale', depois o 'Delle Alpi' e agora o 'Olimpico'.

No comunicado publicado no site a direcção bianconera lamenta assim o desaparecimento de Luciano: "Símbolo da Itália e da música no Mundo... o mestre era também apaixonado pelo futebol e nunca escondeu o seu amor pela Juventus. Quis o destino que fosse no estádio onde o nosso clube joga a derradeira aparição de Luciano Pavarotti, a 10 de Fevereiro de 2006, por ocasião da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Juventus une-se à dor da família e à comoção do Mundo inteiro perante o desaparecimento do mestre."
Gigi Buffon, disse que "esta gravíssima perda vai deixar um vazio, em Itália, difícil de preencher."

Quanto ao editor deste blog, confessa que nunca foi um grande admirador de música clássica, mas em 1995 ao ouvir pela primeira vez o novo projecto da sua banda favorita, os U2, pelo nome de 'The Passengers' e que contava com a participação de Pavarotti no fantástico tema 'Miss Sarajevo' dedicado às vítimas da terrível guerra que dizimava a Bósnia-Herzegovina, tornou-se fã de Pavarotti pela sua sublime e tocante participação no dueto com Bono Vox (na foto de baixo em Modena na apresentação ao vivo do tema em 1995). Bono, que teve a mais simples e quiçá verdadeira declaração, que passo a transcrever: "um grande e generoso amigo... havia uma diferença relativamente a outros intérpretes, porque alguns cantam ópera mas Pavarotti era uma ópera."

Termino então o post com a parte da letra dessa música que Luciano cantava, dizendo apenas que o amor que ele diz não poder acreditar e encontrar, existe mesmo e está perto de nós, basta apenas sentir o toque e o alcance da sua extraordinária voz no legado único deixado nas suas interpretações...

Dici che il fiume
trova la via al mare
E come il fiume
giungerai a me
Oltre i confini
e le terre assetate

Dici che come fiume
come fiume
L'amore giunger
L'amore
E non so pi pregare
E nell'amore non so pi sperare
E quell'amore non so pi aspettare...

4 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Muito bonito o que você escreveu no final. Parabéns!
1 abraço!

João Caniço disse...

Muito obrigado Cyntia :)
1 abraço

Tiago, ALê disse...

Parabéns, belíssima homenagem a o melhor cantor clássico de todos os tempos, fiquei muito feliz em saber que tenho um ponto encomum co o querido "Luciano", torcemos para os mesmo times em ambos países, sim porque ele também afirmou que no Brasil, és um Rubro-Negro carioca, assim como eu sou um Bianconero, amor a vida, amor a música, amor ao futebol, amor a Juve e ao Mengo, amor a Luciano Pavarotti, per sempre.

João Caniço disse...

Caro Tigo, Alê, muito obrigado pela participação neste espaço 'bianconero'.
Agradeço também pela informação, não sabia que Pavarotti torcia pelo Flamengo no Brasil.
Abraços