segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Golo salvador de Iaquinta disfarça fragilidades defensivas...

À 4ª jornada o primeiro clássico da temporada na Série A, Roma - Juventus! No estádio Olímpico de Roma (foto ao lado) repleto de espectadores assistiu-se a um jogo com um nível muito aceitável e mais que isso com emoção e golos...
A Juve apresentou-se em Roma com uma significativa mudança estratégica no seu esquema táctico, 4*3*1*2, Del Piero a trequartista, Trezeguet e Iaquinta na frente, com este último mais solto, deambulando mais pelo flanco direito, Zanetti a trinco, Nocerino e Nedved como médios interiores, com o checo a adiantar-se no flanco esquerdo nas jogadas ofensivas. Grygera estreou-se na Série A na sua posição de origem, lateral direito. Quanto à Roma de Spaletti manteve-se fiel ao seu 4*2*3*1, com De Rossi e Aquilani a médios centro, Taddei e Mancini nas faixas, Perrotta a nº 10 e Totti como ponta de lança.
O jogo começou equilibrado e é apenas aos 10' que ocorre a primeira chance de perigo do jogo, para os romanos através de um bom remate cruzado do lateral direito Cassetti a que Buffon respondeu com uma óptima defesa. O jogo manteve-se em toada de equilibrio até que aos 17' em jogada de contra ataque iniciada por Del Piero, solta na direita para Iaquinta que cruza na perfeição para Trezeguet de cabeça ao 1º poste abrir o marcador (foto ao lado)! A Juve animou-se com o golo, o trio ofensivo confundia as marcações da defensiva giallorossa e o perigo rondava a área de Doni em especial num livre bem executado por Del Piero que passou rente à barra! A Roma, um pouco contra a corrente do jogo nessa altura, chega ao empate através do inevitável Totti, que aproveitando a verdura de Criscito se isola e desvia para fora do alcance de Buffon. Logo depois aos 36', novamente aproveitando grave falha da defensiva bianconera que foi pouco lesta a afastar a bola, Totti bisa e a Roma passa para a frente. Pensou-se que a Juve iria tremer mas não! Assistiu-se a uma boa reacção juventina e quase em cima do intervalo após centro de Iaquinta, Del Piero remata de primeira já dentro da área para grande defesa de Doni (foto ao lado)!
Ao intervalo Ranieri troca Criscito por Legrottaglie, devido talvez aos erros que o jovem cometeu, com intenção de o proteger e colocar um jogador mais experiente. A 2ª parte iniciou-se com a Juventus em busca do empate e logo aos 48' Nedved, depois de jogada de insistência individual pela esquerda é derrubado na grande área por Cicinho! Na cobrança, falhanço clamoroso de Del Piero que manda por cima da trave! Não anda em maré de grande sorte il capitano... depois das duas bolas no ferro com a Udinese, falha uma grande penalidade num jogo importantissimo... Um azar nunca vem só e poucos minutos depois Jorge Andrade lesiona-se sozinho, é obrigado a sair e pior que isso suspeita-se de lesão gravissima... Entra Birindelli que vai para lateral direito indo assim Grygera fazer dupla no centro da defesa com Legrottaglie. Aproveitando o desnorte da Juventus a Roma lança-se na procura do golo da tranquilidade e é Buffon chamado a intervir com grande qualidade após remates de Mancini e Totti. O jogo vai-se arrastando para o fim e paira no ar a ideia que o resultado estaria feito... puro engano! Aos 88' após lançamento de linha lateral executado por Chiellini
, Iaquinta (a festejar na foto ao lado) eleva-se de maneira notável e com um toque de cabeça em habilidade bate Doni! Estranho e subtil golo que daria o empate justo à Juventus e que não permitiu assim que a Roma descolasse na frente.

Série A, 4ª jornada Roma 2 - 2 Juventus (30' e 36' Totti; 17' Trezeguet e 88' Iaquinta)
Estádio Olimpico em Roma
65 mil espectadores
Árbitro: Morganti


Juventus (4*3*1*2): Buffon; Grygera, Jorge Andrade (54' Birindelli), Criscito (46'
Legrottaglie) e Chiellini; Nocerino, Zanetti e Nedved; Del Piero 'cap' (74' Palladino); Iaquinta e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Iaquinta, Criscito e Chiellini.


Concluindo pode-se dizer que em relação à ultima exibição com a Udinese as melhorias foram substanciais especialmente em termos ofensivos, o trio que jogou na frente promete grandes alegrias e muitos golos, Nocerino é melhor aproveitado jogando mais sobre o centro e não na ala, Zanetti esteve em bom plano na organização a meio campo. Grygera fez uma boa estreia e Legrottaglie cumpriu muito bem na 2ª parte mostrando que poderá passar por ele a alternativa pricipal à ausência de Jorge Andrade que se prevê prolongada infelzmente... Quanto a Criscito, demonstrou mais uma vez a sua inexperiência em lances capitais mas, se não jogar nunca irá aprender, logo há que continuar a apostar no promissor jovem de 20 anos...

Em termos de tabela ficou tudo na mesma na frente entre os candidatos ao scudetto já que os rivais de Milão também empataram as suas partidas, o Milan a uma bola em casa com o Parma enquanto que o Inter foi a Livorno empatar a duas bolas com dois golos de Ibrahimovic.

Classificação: 1º Roma 10 pontos
2º Inter, Atalanta e Fiorentina 8
5º Nápoles, JUVENTUS, Palermo e Udinese 7
9º Milan 6

Trezeguet apontou ontem o seu golo nº 100 na Série A (foto ao lado), todos pela Juventus e mantem assim a liderança na tabela dos melhores marcadores desta época.

Marcadores: 1º Trezeguet (Juventus) 5 golos
2º Ibrahimovic (Inter) e Totti (Roma) 4


8 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Grande comentário. Fiquei muito triste com a lesão de Jorge Andrade. Acho que ele vinha jogando bem. Não o conhecia, a não ser por Portugal e ele me pareceu seguro e importante nos desarmes.

Pelo que li hoje, prevê-se um 'stop' de 4 meses ao menos. Você acha que será o Legrottaglie será o titular na ausência dele? Não gosto dele, mas tomara que ele esteja melhor. Ele vai e volta da Juve, não?

Concordo com você que Criscito merece jogar com continuidade. A saía dele o queimou, na minha opinião. Ranieri poderia ter tratado o assunto mais discretamente.

Acho que a Juve pode se contentar com um empate que serve de alento depois do desastre de semana passada. E clássico é clássico, né?

Abraços,

Já voltou á ativa na faculdade? Boa sorte nos seus estudos nesse período!

João Caniço disse...

Cyntia, obrigado mais uma vez pelos teus elogios e simpatia. Também fiquei triste com a lesão do Jorge Andrade, ele estava a fazer um bom jogo e assumia-se cada vez mais como o patrão da defesa... ainda não li ao certo ao previsão da sua paragem, espero que volte o mais rápido possível... Eu penso que é a grande chance que Legrottaglie se afirmar de vez na Juve! Gostava de voltar a ver o jogador que brilhou no Chievo o que o levou nessa altura à 'nazionale'... há mais hipóteses tal como meter Grygera a central e Zebina ou Birindelli na direita ou Chiellini a central e Molinaro na esquerda...prefiro claramente Legrottaglie... Grygera e Chiellini são muito mais valiosos nas laterais...

Já no jogo de Cagliari, Ranieri tinha feito a mesma substituição... eu espero que seja para preservar o Criscito e não para o 'queimar', um jovem com o seu potencial tem que 'crescer' bem acompanhado pelo treinador...

O empate obtido da maneira como foi, tão perto do fim, pode-se considerar um bom resultado, já que mantiveram a distância para a Roma em 3 pontos e não disparou para 6...

Sim, começei ontem o novo ano lectivo, obrigado Cyntia, estou confiante que irá correr bem e é sempre bom ler que nos desejam bem :)

Boa noite, abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Se você gostou dos comentários que postei, o que posso escrever sobre os seus? Simplesmente sensacionais!
Ah..., sucesso no novo 'ano lectivo' - sobre isso, pode começar a tirar esse 'c' daí, vez que a unificação de nossas grafia vem aí! (que rima porca, heim?)
Abraços,

João Caniço disse...

Rodolfo,
mais uma vez o meu muito obrigado pelos teus elogios e também dos desejos para o meu ano académico.
Engraçada a tua rima ;) quanto a tirar o 'c' apesar da unificação que aí vem, vai ser dificil fazê-lo... são muitos anos a usar o 'c' assim... vai ser complicado perder esse hábito...
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Acabei me empolgando tanto com a rima que esqueci de colocar 'grafia' no plural (rs)!
Abraços,

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Sinceramente, acho essas diferenças nas grafias charmosas e dão um toque peculiar a ambos os idiomas.
Portanto, sou contra, embora ache que a língua deva evoluir junto com a cultura em que ela se insere. Evoluir sem perder suas características. Coisa que o mundo moderno ainda não aprendeu a respeitar, na minha opinião. Não acho que se a língua for a mesma, o intercâmbio cultural será maior e as barreiras econômicas entre os países interessados serão diminuídas.

O mesmo vale para a língua inglesa. Inglês americano e Inglês britânico. Juro que mudaria de profissão se um dia resolvessem unificar os idiomas. Acho que sou um pouco conservadora quando se trata de mudanças lingüísticas. Um pouco não, muito. :) Discussão interessante essa.

Abraços para vocês

João Caniço disse...

Também concordo contigo Cyntia, apesar da unificação que aí vem duvido que surta grandes efeitos nas pessoas que já tenham mais que 18/20 anos e já tenham passado pela educação obrigatória... eu falo por mim, dificilmente vou deixar de usar o 'c' em algumas palavras como em 'de facto' por exemplo... e tal como aqui em muito mais palavras... é sem dúvida uma discussão interessante, e provavelmente os vários pontos de vista terão as suas razões para defenderem as suas convicções...
Abraços