segunda-feira, 3 de março de 2008

3º lugar em risco... crise?

A Juve continua na senda dos maus resultados e ontem permitiu uma derrota caseira muito comprometedora já nos instantes finais perante a Fiorentina que assim se coloca a apenas 1 ponto dos bianconeri na tabela classificativa.
Sem Chiellini suspenso jogou Grygera no centro da defesa ao lado de Legrottaglie. No meio campo Palladino passou para a esquerda no lugar do castigado Nedved, Zanetti retomou o seu posto habitual no centro e Camoranesi derivou para a direita. Na frente Trezeguet regressou à titularidade formando dupla com Del Piero.
A Juve entrou a todo o gás e logo no 1º minuto Zebina teve uma óptima arrancada pela direita, combinação rápida entre Trezeguet, Camoranesi e Del Piero com il capitano a cruzar para a cabeça de Zebina, completamente solto na pequena área cabecear por cima! Que chance tremenda logo a abrir a partida! Infelizmente foi Sol de pouca dura já que os viola rapidamente equilibraram a partida e começaram paulatinamente a dominar o encontro. Aos 15' dispõem da 1ª chance com a bola metida nas costas de Molinaro para Santana que flecte para dentro e dispara de sinistro para intervenção segura de Buffon. Pouco depois aos 19' jogada envolvente pela esquerda da Fiore aproveitando a passividade da Juve aparecendo Gobbi isolado na cara de Buffon e a fazer sem dificuldade o 1º tento da tarde.
A Juventus estava literalmente a dormir e aos 21' por muito pouco Montolivo não elevou a contagem valendo Buffon, que fez uma excelente defesa a um remate à queima do médio viola. Totalmente contra a corrente do jogo a Juve empata aos 29'. Del Piero aponta um livre na esquerda cruzando a bola para a entrada da pequena área, Frey sai mal e não afasta a bola que sobra para Sissoko, que de costas para a baliza, de primeira efectua um chapéu a Frey! Golo algo fortuito e lisonjeiro para a vecchia signora.
O resto da primeira parte foi equilibrado com bastante disputa de bola a meio campo não se registando mais nenhuma oportunidade de golo para qualquer das partes.
A 2ª parte começa da melhor maneira para a Juve que se adianta no marcador aos 12' através de Camoranesi, apareceu solto no 2º poste e encostou de primeira para o fundo das redes após bom centro de Molinaro. A Fiorentina reage e aos 18' Kuzmanovic tem um bom remate de fora da área para defesa atenta de Buffon.
Pouco depois começam os tiros no pé de Ranieri, retira Camoranesi aos 21' colocando Nocerino em campo. O italo-argentino estava apenas a ser o melhor homem bianconero em campo... Aos 25' tira Del Piero entrando Iaquinta. Alex sem estar a fazer um bom jogo estava uns bons furos acima de Trezeguet que voltou a realizar uma partida apagadíssima, que se passa com Trezegol? No final da partida Ranieri explicou que tirou os dois jogadores porque estavam cansados...
A Juventus controlava a partida e dava ideia de conseguir segurar o resultado, puro engano! Aos 30' jogada de insistência da Fiorentina pela zona central, novamente a aproveitar a passividade gritante da Juventus na zona nevrálgica do terreno aparecendo Papa Waigo com algum espaço na meia direita, libertou-se de Molinaro e rematou cruzado sem chances para Buffon!
A Juve tentou vencer a partida e partiu em busca do golo da vitória. Aos 32' Iaquinta tem um remate em força na marcação de um livre, mas a bola saiu ligeiramente fora. Palladino, que fez uma partida discreta teve a sua melhor acção com um bom remate de longe aos 39' para boa defesa de Frey.
O jogo caminhava para o fim e o empate parecia ser o resultado mais que provável, mas a defesa juventina voltou a meter água! 3 minutos depois da hora a Fiore tenta o chuveirinho e a defesa da Juve, incrivelmente não consegue afastar a bola da área acabando por sobrar para Papa Waigo, que solto na direita cruzou milimetricamente para a cabeça de Osvaldo marcar o golo da vitória viola! Por onde andavam os centrais bianconeri?!? Não os vi no lance, incrível a teimosia de Ranieri em colocar Grygera como central, porque veio então Stendardo? A defesa sem Chiellini é simplesmente medíocre! O jovem de 23 anos é de longe o melhor defesa juventino! É urgente o reforço deste sector para a próxima temporada caso queiram mesmo lutar pelo scudetto!

Série A, 26ª jornada
Juventus 2-3 Fiorentina (29' Sissoko, 47' Camoranesi; 19' Gobbi, 75' Papa Waigo, 90+3' Osvaldo)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Farina

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Grygera, Legrottaglie e Molinaro; Camoranesi (66' Nocerino), Zanetti, Sissoko e Palladino; Del Piero 'cap' (70' Iaquinta) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelo: Camoranesi

O grande destaque da rodada foi a primeira derrota do Inter na prova. Na deslocação a Nápoles valeu o golo solitário do ex juventino Zalayeta para assinalar o desaire nerazzurri. A Roma continua forte e esmagou o Parma com 4 golos sem resposta. O Milan continua com maus resultados e cedeu um empate caseiro a uma bola perante a Lazio. Cassano voltou a fazer das suas, ou seja, o melhor (marcou) e o pior (foi expulso) no empate a 2 com o Torino. A Udinese regressou aos triunfos ao bater a Atalanta por 2-0 com golos dos azzurri Quagliarella e Di Natale.

Classificação:
1º Inter 61 pontos
2ª Roma 55
Juventus 48
4ª Fiorentina 47
5º Milan 43
6ª Udinese 39
7ª Sampdoria 36

Goleadores:
1º Borriello (Génova) 16 golos
Trezeguet (Juve) 15
3º Mutu (Fiore) e Ibrahimovic (Inter) 14
5º Totti (Roma) e Di Natale (Udinese) 12
Del Piero (Juve) 11

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite.

É verdade mais uma tarde de sofrimento ontem. A verdade é que pode ser mania de português, mas o sr. ranieri já começa a irritar com as suas manias. Para além do stendarto, temos mais uma vez a questão do tiago. Não dá para perceber.

Os colegas adoram o tiago, basta ver as entrevisas do Trezeguet, do Camoranesi e do Leggrotaglie, sobre o tiago para ver que é um jogador popular, mas não insiste na dupla Sissoko - Zanneti, que não dá nada. Para além diso o pouco que ele joga desiquilibra!!!

Agora já nem o Noccerino joga, pelo menos esse ainda tem garra, corre remata agora aquele Zanneti......

Molinaro, longe de ter categoria para jogar na juventus, não me convence (apesar da assistência para o camoranesi).

Não é implicância minha, mas acho que deviam ver o papel do Alessio Secco na equipa, muito más as escolhas do Senhor.

Vamos ver o que vai dar o resto da época, mas a verdade é que ir ao Luiggi Ferraris na proxima jornada não é lá grande ajuda. Tremo só de pensar que "aquela defesa" vai enfrentar o Borriello!!!! Vai ser um resto de temporada sofrida, mas esperemos que a Champions não fuja, e que o trabalho de verão seja melhor feito desta vez.

Acho que a crise está instalada já à algum tempo, desde o Jogo com o Cagliari que não andam bem (exceptuando aquele livre do del piero contra a roma) tudo tem sido muito sofrido!!!!

Resto de boa semana para todos e claro
FORZA JUVE!!!!

Ga b riel Ba lta zar disse...

Este foi o jogo que me confirmou em definitivo a falta de carisma de Ranieri no plano do futebol europeu. Veja-se de facto pelas substituições, pela implicância (não pode ser outra coisa) com Tiago, pela teimosia em colocar Grygera a jogar.

A Juventus perde de uma forma ingénua e pouco digna de um grande do futebol europeu. Basta ver a reacção do Buffon após sofrer aqueles dois últimos golos em que se a linha de quatro defesas não estivesse ali se calhar era igual.

Camoranesi parece que é como o viho do porto. Quanto mais velho melhor. O seu golo é à matador.
Sissoko surpreendeu-me com o seu golo, mas não apaga as suas péssimas exibições no miolo do meio-campo da Juve.

A Fiorentina mostra que tem vontade e não está para brincadeiras. Pode muito bem atingir o 3º lugar dada a irregularidade de Milan e Juventus este ano.
A Roma irá conseguir certamente o 2º lugar e quem sabe não poderá mesmo tornar-se campeã 7 anos depois do último scudetto.

Boa semana

Anónimo disse...

JP,

Acho melhor sua Juve acordar, pois a Fiore está logo atrás. E olha que estava desfalcada de Mutu.

Enfim, tomara que as coisas se acertem em Torino muito em breve.

Abraços e ótima terça-feira!

João Caniço disse...

Igor, muito obrigado pelas tuas considerações extremamente valiosas.
Ora, começando pelo Tiago, eu desta vez até evitei referir-me a ele porque corro sérios riscos de me repetir e tal como escreveste somos portugueses e pode-se pensar que estamos a 'puxar a brasa à nossa sardinha', embora para qualquer conhecedor do futebol é incompreensível como é que um futebolista da categoria do Tiago não entra no 11 titular bianconero.
Sobre o Zanetti penso que fez o pior jogo esta época, mas tem sido na minha opinião de longe o melhor médio centro da Juve, não consigo gostar muito do estilo de jogo do Nocerino, quanto ao Sissoko apesar do golo penso que não veio acrescentar nada de mais ao meio campo central juventino. Concluindo, tal como na defesa o meio campo precisa de ser bem pensado para a próxima época e pegando na tua deixa sobre o Alessio Secco, ele que pondere bem nos reforços para o ano ou então é melhor dedicar-se a outra actividade...
Sim, concordo em parte contigo sobre o Molinaro, penso que não tem qualidade para ser titular na Juve, apenas para ser uma opção a um bom lateral esquerdo. O sr. Secco que ponha os olhos no jovem De Ceglie formado nas camadas jovens da Juve e que tem feito uma óptima temporada no Empoli!
Realmente este ano de 2008 tem sido bem complicado, tirando as vitórias frente à Roma e à Udinese tem deixado um pouco a desejar... Vamos a ver o que acontece na deslocação complicada a Génova, felizmente o Chiellini estará de volta e marcará bem com certeza o Borriello ;)
Óptima semana também para ti e abraços juventinos :)

João Caniço disse...

Gabriel, subscrevo inteiramente o teu primeiro parágrafo, se Ranieri falhar o apuramento para a Champions o melhor é começar a procurar outro clube mais ao seu nível... as substituições são incompreensíveis, ainda se a Juve tivesse jogo a meio da semana ainda percebia que tinha tirado o 'Camo' e o 'Alex' para os poupar, agora assim... o Grygera como lateral direito tem alguma qualidade, agora como central é muito fraco, já tinha reparado nisto nos jogos da Rep.Checa e infelizmente tive esta época a certeza disso mesmo...
É, o Camoranesi fez um belo jogo, é um jogador decisivo no meio campo, está em óptima forma. O Sissoko agora marcou 1 golo e isso irá servir-lhe de balão de oxigénio por uns tempos, mas não me devo enganar muito se daqui a pouco tempo começarem a chover críticas da exigente imprensa italiana sobre as suas medíocres exibições...
Quanto ao Tiago, tal como já referi em cima, não vale a pena estar constantemente a repetir-me... o melhor que ele tem a fazer é sair no final da época ou se o treinador mudar ficar e arriscar tudo para a próxima...
A Fiorentina tem um lote de bons jogadores e tem um excelente treinador, não é surpresa a boa época que está a fazer. A Juve e o Milan a continuar assim arriscam-se, um dos dois a ficar no 5º lugar...
Entre a Roma e o Inter, prefiro mil vezes a Roma... ;)
Abraços e boa semana :)

João Caniço disse...

Com certeza Cyntia, a Juve está talvez no pior período desta temporada e tem mesmo que acordar. A Fiorentina está só a 1 ponto e o Milan não está nada longe...
Óptima semana também para ti, abraços :)