domingo, 23 de março de 2008

Brilhante Juve!

A Juventus conseguiu ontem derrotar o Inter em pleno Giuseppe Meazza graças a uma 2ª parte de excelente nível. Foi uma vitória extremamente saborosa que sabe um pouco a vingança em virtude da extrema rivalidade existente entre as duas formações em especial após as consequências do Calciocaos.
Ranieri armou a equipa no tradicional 4*4*2, mas com algumas surpresas, Grygera foi titular na lateral direita em detrimento de Zebina, Salihamidzic actuou na direita do meio campo o que equivaleu à passagem de Camoranesi para o centro do terreno com a missão de organizar o jogo ofensivo da squadra tendo Sissoko nas suas costas a varrer positivamente o meio campo.
A 1ª parte disputou-se em toada equilibrada cabendo à Juve a primeira grande chance de golo aos 7', Molinaro liberta Nedved na esquerda que centra para o 2º poste onde surge Del Piero antecipando-se a Maxwell desviando para a baliza valendo a grande defesa de Júlio Cesar para canto a evitar o 1º tento dos bianconeri. O Inter respondeu aos 18', Jimenez apontou um livre na esquerda, Burdisso apareceu sozinho na pequena área, mas o melhor que conseguiu fazer foi um balão, assistindo fortuitamente Stankovic que cabeceou para a trave de Buffon.
Aos 34' nova chance para os nerazzurri, agora por intermédio de Chivu na transformação de um livre directo permitindo a defesa atenta e de grande qualidade de Buffon. A Juve responde aos 44' num remate de ressaca de Sissoko, rasteiro e potente, mas Júlio César blocou o disparo. Pouco depois terminava o 1º tempo com um empate justíssimo devido ao tremendo equilíbrio registado.
A 2ª parte começou sem alterações em termos de jogadores já que no terreno de jogo a Juve arrancou para uma metade complementar tremendamente diabólica com Camoranesi e Del Piero em grande destaque na construção de jogo, Sissoko grande pulmão no centro do terreno e a dupla de centrais Chiellini-Legrottaglie a não dar a mínima hipótese a Ibrahimovic e Cruz.
Logo no 1º minuto Nedved recebe um cruzamento da direita de Grygera e remata de primeira valendo mais uma vez Júlio César com valiosa defesa a impedir o golo do checo. A Juve continuou a carregar e numa jogada de insistência aos 4', Molinaro tenta um passe vertical para Trezeguet que não consegue receber, sobrando a bola para Camoranesi completamente solto na direita a isolar-se e a fazer o 1º golo da noite ao desviar bem do alcance de Júlio César quando este tentou a mancha (foto em cima à direita). Há que realçar que no momento do passe Camoranesi estava em posição irregular...
A Juventus ficou ainda mais motivada com o golo e partiu em busca do 2º golo que aconteceu aos 18', Camoranesi tem um excelente passe para Del Piero que na zona da meia lua tem um toque de primeira simplesmente fantástico isolando Trezeguet, que igualmente de primeira fuzila autenticamente as redes do Inter! Grande jogada e grande golo! A Juventus fazia o 2-0 e estava na mó de cima perante um Inter atónito e estupefacto perante a grande superioridade juventina no 2º tempo.
Perante o desacerto do Inter, a Juve continuou em grande estilo e aos 22' novamente Camoranesi a lançar para Del Piero sobre a direita, il capitano tem uma recepção mágica deixando Materazzi completamente fora do lance, flecte para a área e dispara de sinistro para mais uma grande defesa do guardião brasileiro do Inter. Aos 36' Camoranesi recupera uma bola e lança rapidamente para Trezeguet que surge em posição de 2 para 1 juntamente com Del Piero. O francês toca para Alex que devolve a Trezegol e este nas imediações da área assiste Pinturicchio, que provavelmente deslumbrado com tamanhas facilidades exagerou na preparação do remate e disparou à figura de Júlio César! Falhanço clamoroso de Del Piero que poderia neste lance ter matado o jogo e abrilhantar com chave de ouro o seu jogo número 552 com a maglia da Juventus igualando assim o mítico Scirea.
A Juventus não matou a partida e no minuto seguinte o Inter reduziu graças a uma boa jogada de Balotelli pela direita servindo de bandeja Maniche para este concluir facilmente na pequena área. Num minuto o jogo passa de um possível 3-0 para um curto 2-1 e o Inter tenta o assalto final rumo ao empate e já no período de compensações o mesmo Maniche isola-se após boa tabelinha com Cruz e à saída de Buffon remate de bico ao poste da baliza juventina! Sorte para a Juventus que sofreu no final após dominar intensamente a 2ª parte e por não ter dilatado a vantagem quando teve mais que chances para isso...
A Juventus conseguiu assim uma importante vitória que poderá embalá-la para um grande final de temporada e quem sabe ainda poder sonhar com a subida de pelo menos um lugar na tabela o que lhe daria a qualificação directa para a Champions. O scudetto está a 10 pontos, já será quase impossível lá chegar e é o reflexo da perda de pontos importantes em casa neste ano de 2008 com Sampdoria, Cagliari, Torino e Fiorentina...

Série A, 30ª jornada
Inter 1-2 Juventus (83' Maniche; 49' Camoranesi e 63' Trezeguet)
Estádio Giuseppe Meazza em Milão
Árbitro: Farina

Juventus (4*4*2): Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Salihamidzic, Sissoko, Camoranesi e Nedved (86' Nocerino); Del Piero 'cap' e Trezeguet (83' Iaquinta).
Treinador: Ranieri
Amarelos: Molinaro e Legrottaglie

A Roma sentiu algumas dificuldades em bater o Empoli em casa, venceu por 2-1 estando mais uma vez em foco o bianconero Giovinco que apontou o golo do empate dos visitantes e rubricou excelente actuação. Os giallorossi apenas garantiram a vitória no 2º tempo com um golo do veterano Panucci. O Milan mantém-se na corrida para a Champions ao vencer o Torino fora por 1-0 com golo do jovem Pato, mas não conseguiu reduzir a distância para a Fiorentina já que esta venceu a Lázio com um golo solitário de Pazzini.
Na luta pela UEFA a Udinese ultrapassou a Samp ao vencer em casa o Livorno 2-0 com tentos dos azzurri Quagliarella e Di Natale beneficiando do surpreendente empate caseiro dos blucerchiati perante o lanterna vermelha Cagliari a uma bola e só não foi derrota porque Franceschini marcou o golo do empate já nos descontos...

Classificação:
1º Inter 68 pontos
2ª Roma 64
Juventus 58
4ª Fiorentina 53
5º Milan 49
6ª Udinese 47
7ª Sampdoria 46
8º Genova 39

Goleadores:
Trezeguet (Juve) e Borriello (Genova) 17 golos
3º Mutu (Fiorentina) e Ibrahimovic 15
5º Di Natale (Udinese) 14
6º Totti (Roma) 13

2 comentários:

Anónimo disse...

JP,
Muito legal sua síntese da partida. Uma pena não tê-la visto. Melhor, vi o primeiro tempo e saí de casa com uma ótima sensação. E ganhar da Inter é fenomenal :)

Pela parte que me toca, o empate da Samp com o lanterna vermelha Cagliari é desalentador, mas vamos indo aos poucos. De uma quase derrota a um empate, um ponto que pode ser decisivo. Lembro que não faz muito tempo, a Samp perdeu uma vaga na Champions pela Udinese, então treinada pelo Spalletti por um mísero ponto.

Estou sentindo falta de ler os 'Craques Bianconeri'.

No mais ótima semana. Vou indo que o dever me chama :)

Ciao!
Cyntia

João Caniço disse...

Obrigado Cyntia, eu fiquei-me apenas por um resumo alargado e uma leitura atenta das incidências da partida. Ganhar no terreno do Inter é uma tremenda satisfação, fiquei muito contente :)
Sim, depois da estrondosa vitória em Milão não esperava que a Samp derrapasse em casa com o Cagliari... Apesar do deslize continuam na luta com a Udinese pela última vaga na Taça UEFA.
Por falta de tempo e devido aos muitos jogos nos últimos tempos não tenho tido oportunidade de elaborar nenhum post sobre os 'Craques Bianconeri', mas o mais tardar na próxima semana espero concluir um que será uma homenagem muito especial...
Óptima semana também para ti e bom cumprimento do dever!
Ciao, abraços!