segunda-feira, 10 de março de 2008

Exibição segura, resultado valioso

A Juventus conseguiu ontem afastar a crise ao vencer o Génova no Luigi Ferraris mantendo-se na luta por um lugar na Champions tendo o grande destaque sido o terzino sinistro Grygera com um golo e uma assistência.
Com uma ala esquerda totalmente nova, Grygera a lateral e Salihamidzic como extremo e com Chiellini de regresso ao centro da defesa, a Juve apresentou-se muito compacta, efectuando um pressing bem alto e eficaz sobre a linha intermediária rossoblù.
O jogo manteve-se em toada equilibrada e de alta componente táctica até ao minuto 24' altura em que Zebina apontou um livre da direita, a bola sobrou para Salihamidzic que tentou rodar e arranjar espaço para o remate, foi desarmado e a bola acabou por ir para Grygera, vindo de trás encher o pé direito e desferir um belo remate sem hipóteses para Scarpi obtendo um golo de belo efeito.
A Juve tranquiliza-se ainda mais e começa a dominar a partida, foi sem surpresas que aos 33' elevou a contagem, Chiellini tem um bom passe longo para Grygera que investe numa diagonal assistindo Trezeguet, que isolado na cara de Scarpi fez facilmente o 2º golo regressando assim aos tentos mais de 1 mês depois...
O Génova tentou reagir nos minutos finais da 1ª parte embora sem nunca colocar verdadeiramente em perigo Buffon, terminando assim os primeiros 45' com uma vantagem de 2-0 para uma sóbria e eficaz Juventus.
Logo aos 2' do 2º tempo Del Piero quase marca através de um remate de longe, a bola desvia em Trezeguet e passa muito perto do poste da baliza de Scarpi com este já batido. Aos 6' resposta do Génova com desvio de Borriello para defesa extraordinária de Buffon que consegue in extremis salvar para o poste! Grande chance para os rossoblù! A Juve aposta agora no contra ataque e aos 15' Alex tem de novo boa chance sobre a meia esquerda, mas o remate rasteiro sai novamente a rasar o poste.
Aos 23' Nocerino substitui Sissoko que estava em sérios riscos de ser expulso devido a uma sucessão incrível de lances faltosos! Pouco depois Zanetti sofre uma rotura muscular e é substituido por Tiago aos 29'. Ranieri logo a seguir refresca o ataque retirando Del Piero e fazendo entrar Iaquinta aos 32'.
Aos 41' num lance de puro contra ataque Iaquinta tem um bom disparo de longe, mas a bola desvia em Criscito e sai para fora rente ao poste. No minuto seguinte Camoranesi exerce forte pressão sobre um defesa dentro da área e este ao tentar aliviar remata contra o italo-argentino e a bola ressalta para a baliza valendo os reflexos atentos de Scarpi a desviar para canto! Finalmente no último minuto de descontos Figueroa poderia ter reduzido após bom centro atrasado de Borriello, mas Legrottaglie apertou o argentino e este desviou apenas para fora...
A Juventus conseguiu assim uma vitória muito importante, num campo tradicionalmente difícil perante uma boa equipa e mantém assim intactas as suas aspirações em marcar presença na Champions do próximo ano. Destaque para Chiellini que fez uma soberba exibição, impecável na marcação a Borriello. Grygera voltou a provar que é como lateral que joga bem e não como central, com golo e assistência simplesmente decisivos. Camoranesi esteve em grande na transição meio campo - ataque e os restantes elementos do meio campo insuperáveis no pressing e poder na intermediária. Buffon, que disputou um jogo especial visto defrontar a sua squadra del cuore esteve sublime na defesa ao desvio de Borriello. Os aspectos negativos da partida foram os muitos cartões amarelos que implicam que na próxima jornada Zebina, Legrottaglie e Camoranesi falhem o encontro com o Nápoles assim como Zanetti, este devido à lesão muscular...

Série A, 27ª jornada
Génova 0 - 2 Juventus (25' Grygera e 33' Trezeguet)
Estádio Luigi Ferraris em Génova
Árbitro: Morganti

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Grygera; Camoranesi, Sissoko (68' Nocerino), Zanetti (74' Tiago) e Salihamidzic; Del Piero 'cap' (77' Iaquinta) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Legrottaglie, Sissoko, Camoranesi e Zebina

Perrotta e Totti marcaram os golos da vitória da Roma em Nápoles que mantém os giallorossi na luta pelo scudetto e a 6 pontos do líder Inter que bateu em casa a Reggina por 2-0 com golos de Burdisso e Ibrahimovic. A Fiorentina perdeu por 1-0 na deslocação a Siena e permitiu assim a recuperação do Milan que venceu por 3-1 em Empoli graças a golos tardios de Ambrosini e Kaká. Na luta pela UEFA, Palermo e Udinese empataram a uma bola enquanto a Samp venceu em Parma por 2-1.

Classificação:
1º Inter 64 pontos
2ª Roma 58
Juventus 51
4ª Fiorentina 47
5º Milan 46
6ª Udinese 40
7ª Sampdoria 39
8º Palermo 36

Marcadores:
1º Borriello (Génova) e Trezeguet (Juve) 16 golos
3º Ibrahimovic (Inter) 15
4º Mutu (Fiorentina) 14
5º Totti (Roma) 13
6º Di Natale (Udinese) 12
Del Piero (Juve) 11

2 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Pois JP, parece que desta vez a Juventus não desiludiu e voltou a ganhar, algo que já não acontecia desde o jogo com a AS Roma.

A Juve voltou a recuperar o terceiro lugar mas não me vou alongar muito mais em relação a isso, dado que a qualquer momento voltam a surpreender pela negativa e permitem nova aproximação de Milan e Fiorentina.

Trezeguet volta a liderar a lista dos melhores marcadores e isso é positivo.

Por que não quis o Milan Borrielo? Avançado tão goleador como ele merecia algo mais.

Abraço

João Caniço disse...

Gabriel, desta vez a Juve realizou uma boa exibição, segura e determinada alcançado uma vitória justíssima e muito importante.
Agora há que manter esse nível no próximo jogo, também ele muito importante, frente ao Nápoles de forma a vingar a vergonhosa derrota da 1ª volta graças a erros de arbitragem escandalosos de um tal de Bergonzi...
É muito positivo a volta de Trezeguet aos golos, espero que a má fase dele tenha passado de vez!
O Borriello quando teve no Milan estava tapado pelo Shevchenko, Inzaghi, Gilardino,... e foi sendo sucessivamente emprestado. Na época 2006/07 ficou no plantel, mas acusou positivo num controlo anti-doping e esse deve ter sido a razão para que o Milan tenha decidido vender metade do seu passe ao Génova nesta época. Tem estado em grande e estreou-se na 'nazionale' no recente jogo contra Portugal como decerto deves tar recordado.
Abraços