segunda-feira, 17 de março de 2008

Sofrer (quase) até ao fim...

A Juventus conseguiu ontem à noite frente ao Nápoles uma excelente e importante vitória obtida através de um golo de Iaquinta (foto ao lado) aos 88 minutos, depois de imensas chances de golo desperdiçadas, haja coração para sofrer (quase) até ao fim...
Com as ausências de Zebina, Legrottaglie, Camoranesi e Zanetti, Ranieri decidiu inovar e apresentou um esquema de 3*4*1*2 com Stendardo a estrear-se na Série A pela Juve, com Grygera e Chiellini a completarem a defesa. Tiago formou dupla com Sissoko no meio campo ficando as alas entregues a Nocerino e Salihamidzic. Nedved jogou solto entre linhas nas costas da coppia atacante Del Piero - Trezeguet.
O jogo principiou em toada de equilibrio e durante 20 minutos assim se manteve com um ritmo alto e bem disputado com o Nápoles a colocar imensas dificuldades à Juve na transição para o ataque não se coibindo de tentar o ataque. Tiago com grande qualidade de passe e rapidez nas transições complementado da melhor maneira por Sissoko, irrepreensível no pressing e no poder físico começavam a dar cartas na batalha de meio campo e a partir sensivelmente de meio da 1ª parte começou a dar apenas Juventus. Del Piero mostrou-se sempre muito activo na frente de ataque, mas os seus primeiros remates sairiam para fora cabendo a primeira nota de destaque a um pontapé de bicicleta de Calaiò aos 19' com a bola a sair por cima da trave. Aos 21' Hamsik aproveita um mau alívio da defesa bianconera e entra sobre a esquerda na área juventina disparando de sinistro para boa intervenção de Buffon. A partir destes dois lances a Juve superiorizou-se e começou a acercar-se com perigo da área napolitana, o primeiro dos quais após excelente passe de Del Piero para Nedved que disparou por cima de pé esquerdo aos 25'. Aos 29' livre perigoso de Del Piero, mas a bola bate na barreira e vai para canto. Novo livre de Del Piero aos 34' agora sobre a direita, cruzando para a pequena área onde Stendardo quase marca num lance muito confuso. Logo em seguida aos 36' Del Piero dribla Santacroce e cai na área, lance muito duvidoso... Aos 42' Santacroce tem uma entrada violentíssima sobre Salihamidzic punida apenas com cartão amarelo... Quase a terminar a 1ª parte o lateral húngaro Garics aparece isolado, beneficiando de posição de fora de jogo, mas remata de forma desastrada para fora.
Na 2ª parte a pressão juventina acentuou-se e as chances de golo foram-se sucedendo a um ritmo impressionante. Logo aos 2' livre de Del Piero com a bola em arco a passar rente ao poste com Gianello já batido. Aos 7' jogada de contra ataque conduzida por il capitano que espera a entrada de Nedved pela meia esquerda e assiste o checo de forma primorosa com este a rematar forte para óptima defesa de Gianello. Aos 14' Ranieri retira os alas Nocerino e Salihamidzic ambos muito discretos colocando Molinaro e Iaquinta em campo. Quando será que Ranieri percebe que não é na direita do meio campo que Nocerino rende? Que teimosia incrivel...
Tiago tem um potente e bem colocado remate de longe aos 17', mas novamente Gianello responde com boa defesa. No minuto seguinte Del Piero tem uma boa desmarcação na área, tenta o remate, a bola bate num defesa e sobra para Tiago que remata por cima. Aos 23' boa jogada entre Tiago e Nedved com o checo a cruzar para Del Piero rematar na passada rente ao poste da baliza de Gianello.
O tempo passava e a Juventus depois de desperdiçar tantas situações de golo passou por alguns minutos de desorientação no meio campo, com Tiago e Sissoko a tentarem acelerar ainda mais o ritmo de jogo falhando contudo alguns passes e consequentes lances de ataque. Com a entrada nos 10 minutos finais a equipa voltou a serenar e partiu em busca do golo do triunfo aumentando cada vez mais a pressão sobre a defensiva do Nápoles. Aos 37' Garics quase faz auto golo num atraso de cabeça supostamente para Gianello, a bola passou a rasar o poste... A Juve não desistiu e foi recompensada aos 43' com o golo do merecido triunfo. Molinaro recupera a bola ainda no meio campo do Nápoles, toca para Nedved que coloca a bola na área em Del Piero que domina com o peito e sem deixar cair assiste Iaquinta, com uma óptima recepção tira Domizzi da jogada e dispara vitoriosamente para o fundo das redes de Gianello! Finalmente aos 88' fazia-se justiça no Olímpico de Turim! Grande, fantástica triangulação entre Nedved, Del Piero e Iaquinta com uma sublime finalização do número 9!
Pouco depois terminava a partida com uma justíssima vitória da Juventus que peca apenas por escassa e tardia. Tiago e Sissoko estiveram em grande plano no meio campo, complementaram-se muito bem, Stendardo teve uma estreia positiva combinando bem com Chiellini e Grygera na defesa, Del Piero esteve também em grande plano no ataque, óptimos passes, esteve menos bem apenas na finalização, Trezeguet passou ao lado do jogo enquanto Iaquinta foi mais uma vez decisivo.

Série A, 28ª jornada
Juventus 1 - 0 Nápoles (88' Iaquinta)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Rocchi

Juventus (3*4*1*2): Buffon; Grygera, Stendardo e Chiellini; Nocerino (59' Iaquinta), Sissoko, Tiago e Salihamidzic (59' Molinaro); Nedved; Del Piero 'cap' e Trezeguet (90+2' Birindelli).
Treinador: Ranieri
Amarelo: Trezeguet

No grande jogo da jornada a Roma venceu o Milan por 2-1 após estar a perder através de um golo de Kaká para os rossoneri. No quarto de hora final e em apenas 3' os giallorossi deram a volta por intermédio de Giuly e Vucinic. O Inter ainda apanhou um susto com o golo do empate do Palermo obtido através de um autogolo de Materazzi, mas um golo do chileno Jimenez deu o triunfo aos nerazzurri por 2-1.
A Fiorentina mantem-se firme no 4º lugar após vencer o Génova por 3-1 com um golaço do romeno Mutu. A Samp subiu para 6ª ao derrotar o Catania por 3-1 beneficiando do empate da Udinese com a Lázio a duas bolas.

Classificação:
1º Inter 67 pontos
2ª Roma 61
Juventus 54
4ª Fiorentina 50
5º Milan 46
6ª Sampdoria 42
7ª Udinese 41

Goleadores:
Trezeguet (Juve) e Borriello (Génova) 16 golos
3º Mutu (Fiorentina) e Ibrahimovic (Inter) 15
5º Di Natale (Udinese) e Totti (Roma) 13
Del Piero (Juve) e Doni (Atalanta) 11

8 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pela vitória 'bianconera', especialmente, pelo belo texto acerca do jogo.
Abraços,

Anónimo disse...

Também dou os parabéns para você, João.

Ótima semana!

João Caniço disse...

Duplamente obrigado Rodolfo, foi uma vitória sofrida e justa, quanto ao texto fico sempre muito contente que gostes das crónicas aos encontros.
Abraços

João Caniço disse...

Muito obrigado Cyntia!
Desejos de uma óptima semana são recíprocos :)

Ga b riel Ba lta zar disse...

Finalmente o Tiago jogou os 90'! A Santa até caiu do céu! E quase que o português marcava um golo!

A Juventus se continuar na mesma forma conseguirá certamente o 3º lugar.

João Caniço disse...

É verdade Gabriel, foi mesmo desta que Tiago alinhou os 90' consumando uma excelente exibição, gostei bastante da sua actuação. Teve duas boas chances de golo, foi pena não ter concretizado nenhuma...
Também penso que sim, a jogarem desta forma o 3º lugar não irá fugir.
Abraços

Anónimo disse...

'A Santa até caiu do céu!' Essa é boa. Boa, não. Ótima. Até que enfim Ranieri colocou o cara e o deixou em campo o jogo todo. Aleluia!

João Caniço disse...

Mais uma frase portuguesa para o teu livro Cyntia ;)
Jogou muito bem Tiago, gostei bastante da sua exibição, espero que seja para continuar :)
Abraços