segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Confiança em alta!

A Juventus termina da melhor maneira o ano de 2008 ao vencer de forma clara e inequívoca a Atalanta por 3-1 na complicada deslocação a Bérgamo. Aliado ao triunfo, a vecchia signora demonstra uma excelente forma física e psíquica, é uma equipa sólida e compacta que sabe sofrer nos momentos de maior adversidade e dar a estocada final no adversário na altura certa. Não é ainda uma formação que deslumbre, cumpre a sua obrigação graças à combinação perfeita do talento individual de Del Piero e/ou Amauri com o espírito operário e guerreiro vigente colectivo. O futuro avizinha-se risonho para 2009 com o regresso de vários jogadores nucleares que se encontram lesionados, o potencial de crescimento é enorme, podendo esta Juve ambicionar a conquista de títulos esta temporada!

Em relação ao desafio contra o Milan, Legrottaglie regressou ao centro da defesa, derivando Mellberg para a lateral direita em virtude da frágil condição física de Grygera, resguardado no banco de suplentes. De Ceglie actuou na esquerda do meio campo no lugar do lesionado Nedved. Quanto à Atalanta, duas linhas de 4 jogadores com o versátil Doni nas costas do ponta de lança Floccari.

Os minutos iniciais foram de intenso domínio da equipa da casa que empurrou a Juventus de forma sufocante para a linha defensiva desfrutando inclusivamente de duas soberanas ocasiões de golo! A primeira, aos 2', na cobrança de um livre directo por intermédio de Doni com a bola a tirar tinta ao poste direito da baliza de Manninger, com o austríaco completamente batido e no minuto seguinte Floccari, aproveitando uma escorregadela de Chiellini, a surgir isolado frente a Manninger e a disparar forte para óptima defesa do guardião bianconero!
Passado o sufoco inicial, a Juve equilibrou a contenda e chegou mesmo ao golo ao minuto 11 devidamente anulado por fora de jogo de Chiellini. O jogo prosseguiu equilibrado com a Juventus a ter que arregaçar as mangas e lutar por cada posse de bola com a formação bergamasca, o regresso em força da Juve operária na batalha de meio campo com Del Piero e Amauri sem espaço para desequilíbrios na frente! Floccari continuava em grande nível a tentar visar as redes de Manninger, primeiro num cabeceamento por alto e depois excelente jogada individual culminada com forte disparo de sinistro para defesa segura de Manninger.
Foi sem aviso prévio que a Juventus se adiantou no marcador aos 31'. Jogada envolvente de Sissoko a lançar Marchionni na direita e o extremo a cruzar rasteiro com conta, peso e medida para o desvio vitorioso do oportuno Del Piero! Há no entanto que realçar que o lance é precedido de fora de jogo de Marchionni, ligeiro é certo, mas a passar em claro à equipa de arbitragem...
O golo foi um excelente tónico para os bianconeri, soltaram-se um pouco das amarras tácticas impostas pela Atalanta e aumentaram a vantagem aos 38' na sequência de um pontapé de canto cobrado por Del Piero para cabeceamento fulgurante e imparável de Legrottaglie! Notável o poder de elevação do central juventino a ampliar o marcador!

Del Neri arrisca no recomeço ao lançar o veterano Bobo Vieri no lugar do central Talamonti. A aposta é totalmente premiada de êxito logo ao terceiro minuto quando ele mesmo, Vieri, reduz a vantagem bianconera com um excelente cabeceamento antecipando-se à defesa da Juve! A partida estava relançada, a Atalanta conseguia o golo logo no começo do segundo período, melhor seria impossível para a squadra bergamasca!

A Juventus provou então possuir uma enorme força mental, nunca se desuniu, manteve as linhas bastante próximas, o meio campo com uma atitude guerreira notável não deixava os centrocampistas da Atalanta lançarem com perigo os seus avançados. Enquanto isso Del Piero e Amauri recuavam alternadamente no terreno tentando um futebol curto e apoiado que criava algumas dificuldades aos defesas contrários. E foi na sequência de um desses lances aos 81' que os bianconeri sentenciaram a partida. Falta sobre Amauri na extrema direita do ataque juventino. Pontapé livre cobrado por Marchionni com óptimo cruzamento a sobrevoar a área da Atalanta e a encontrar Amauri liberto de marcação junto da pequena área, com excelente golpe de cabeça a não dar a mínima hipótese de defesa ao guardião Coppola! 3-1! Estava garantida nova e importante vitória!
Até final a Juventus limitou-se a gerir a vantagem perante uma brava Atalanta, que nunca desistiu de lutar e tentar o golo. Excelente atitude dos comandados de Del Neri a provarem inteiramente que a boa classificação que ocupam na tabela não é fortuita nem obra do acaso.

A seguir os highlights da partida e as declarações de Amauri no final:

Sem comentários: