segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sofrer por culpa própria...

Poderia ter saído muito caro à Juve a tentativa de controlar o jogo após o golo inaugural de Giovinco na cobrança fantástica de um pontapé livre. Valeu sobre o último minuto do tempo regulamentar o cabeceamento decisivo de Amauri para o 2-1 final!
Del Piero e Camoranesi eram baixas confirmadas, Iaquinta a contas com um torcicolo ficou à última da hora de fora da equipa surgindo Giovinco no seu lugar no onze titular.
A primeira parte não deixou saudades aos adeptos de ambas as equipas já que se assistiu a um paupérrimo espectáculo, em especial nos primeiros 20 minutos, com a bola a ser muito mal tratada, futebol aos repelões digno de uma qualquer divisão regional...
Sensivelmente a meio do primeiro tempo a Juventus melhorou um pouco o seu jogo e começou a controlar a partida a meio campo graças ao bom desempenho táctico de Marchisio e da capacidade física de Sissoko. Com Marchionni e Nedved em sub rendimento e Amauri emparedado entre os centrais do Lecce valia à Juve as esporádicas deambulações de Giovinco entre linhas na tentativa de se criarem situações ofensivas dignas desse nome.
A única situação de perigo no primeiro tempo surgiu aos 25' na sequência de um cruzamento largo de Grygera, o guardião Benussi falhou a intercepção sobrando a bola para Nedved. O checo tenta arranjar espaço para o remate, mas acaba por permitir o corte do guarda-redes. No ressalto a bola vai para Sissoko que remata contra a densa muralha defensiva.
Perto do intervalo Munari agride Grygera com uma cotovelada no nariz, lance que passa incólume ao árbitro da partida.
A Juventus surge melhor no recomeço e dá o primeiro aviso aos 52' com Giovinco a ganhar a linha de fundo e a assistir Amauri, que rematou de primeira de pé esquerdo por cima da baliza de Benussi.
Pouco depois Giovinco sofre falta perto da grande área e encarrega-se ele próprio da cobrança do castigo. Remate em folha seca, pleno de força e colocação para o primeiro golo da tarde! Livre à Del Piero! Na ausência do capitão, Giovinco não fez por menos e marcou um belo golo bem à sua imagem! É o primeiro tento do jovem fantasista com a equipa principal da Juventus!
O Lecce não esmorece, com o avançar do relógio vai tomando conta da partida perante uma Juventus cada vez mais na expectativa e segura do controle do resultado.
As chances de perigo começam a rondar a baliza de Manninger, primeiro é um cabeceamento de Tiribochhi aos 67' a passar rente ao poste, depois é Caserta na direita a rematar forte à figura de Manninger aos 77', aos 80' é Castillo a surgir completamente sozinho na pequena área bianconera a cabecear incrivelmente por cima da baliza e finalmente aos 81' o mesmo Castillo a entrar sobre a esquerda e a proporcionar defesa apertada a Manninger!
O golo do Lecce adivinhava-se e acabaria por surgir aos 83' com o recém entrado Cacia a surgir nas costas de Grygera correspondendo na perfeição a um cruzamento largo de Giacomazzi! Estava feito o merecido golo do empate, prémio para a abnegação do Lecce e castigo justo para a falta de ambição da Juventus!
Pode-se dizer que foi preciso os bianconeri terem sofrido o tento do empate para acordarem e foi quase em desespero de causa que se lançaram no ataque em busca do golo do triunfo que acabaria por surgir ao minuto 90! Marchisio lança De Ceglie na direita, este segura bem e centra de pé esquerdo milimetricamente para a cabeça de Amauri, que não desperdiçou tamanho ensejo cabeceando fulgurantemente para o 2-1!
Revisto o filme da partida não era preciso ter sofrido tanto, bastava não terem adormecido após o golo de Giovinco... Valeu aquele forcing final que mantem a Juve a 6 pontos do Inter e igual ao próximo adversário, o Milan, encontro que se perspectiva explosivo e importantíssimo para quem quiser continuar a perseguir os nerazzurri...
A seguir o vídeo com os principais lances do encontro e as declarações de Giovinco no seu final:

Sem comentários: