segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Electrizante!

Excelente espectáculo de futebol em Turim! Numa noite de chuva intensa a Juventus conseguiu uma vitória estrondosa perante o Milan isolando-se assim no 2º lugar da tabela, mantendo os 6 pontos de desvantagem para o Inter.

Privado de Legrottaglie, castigado, Ranieri lançou Mellberg no eixo da defesa ao lado do indiscutível Chiellini. Na frente, o regressado Del Piero fez dupla com Amauri. Marchionni continuou no lado direito do meio campo em virtude da ausência de Camoranesi.
O Milan, sem os lesionados Kaká e Gattuso, apresentou o meio campo reforçado com Emerson junto de Pirlo e Ambrosini. Seedorf e Ronaldinho entre linhas, no apoio a Pato.

O Milan entrou muito bem no encontro e os minutos iniciais pertenceram-lhe por inteiro com um intenso domínio territorial e quase absoluta posse de bola, sem no entanto criar perigo junto da baliza de Manninger.
A Juve reagiu após a passagem do 5º minuto, acabando rapidamente por ganhar o controlo do jogo e colocando a defensiva rossonera em sentido, através de transições rápidas como aos 10' na sequência de um roubo de bola de Sissoko a meio campo, passe para Marchionni na direita efectuar cruzamento para Amauri tentar o golo com um acrobático pontapé de bicicleta a sair por cima do travessão. Aos 12' remate forte de Marchisio a 30 metros da baliza para defesa segura de Abbiati e aos 14' cabeceamento de Mellberg um pouco ao lado da baliza rossonera.
O ritmo imposto pelos bianconeri era avassalador e aos 16' Molinaro desce pelo corredor esquerdo e tem um excelente passe vertical para Del Piero, desmarcado na entrada da área rossonera, Kaladze falha o corte e é Jankulovski em última instância a tentar o desarme acabando por derrubar o capitão bianconero! Falta evidente, embora subsistam dúvidas na legalidade da posição de Alex. Na cobrança, Del Piero esteve irrepreensível ao rematar fortíssimo e colocado sem a mínima hipótese para Abbiati!
O Milan reagiu de imediato e apenas dois minutos depois Seedorf tem um excelente cruzamento para Ambrosini aparecer completamente sozinho na pequena área bianconera, cabeceando desastradamente por cima! Tremenda chance para os rossoneri! Aos 21' livre para o especialista Pirlo cobrar, a bola não sai com especial potência, mas desvia em Amauri e encaminha-se para a baliza com Manninger a demonstrar excelentes reflexos e a defender para o lado.
Á passagem da meia hora De Ceglie entra para o lugar de Nedved, a contas com problemas musculares e no minuto seguinte o Milan empata a partida por intermédio de Pato a concluir uma boa jogada de contra ataque orquestrada por Kaladze e Ronaldinho com o brasileiro a assistir de forma exímia o jovem avançado para o golo fácil.
A Juve não sentiu o toque e coloca-se em de novo em vantagem três minutos depois num cabeceamento fantástico de Chiellini, pleno de colocação, após pontapé de canto cobrado por Del Piero na esquerda! Os bianconeri animaram-se com o golo e voltaram a dominar intensamente a partida com os alas em grande destaque a darem grande profundidade ofensiva à equipa. E foi um desses alas, De Ceglie, que conduziu todo o lance do 3º golo, aos 41', após roubar uma bola a meio campo, evoluir rapidamente pela esquerda e cruzar de forma milimétrica para Amauri cabecear de forma estrondosa, de cima para baixo, sem hipóteses para Abbiati!

No recomeço surge Shevchenko no lugar de Emerson, a fazer o que lhe competia Ancelotti na busca da igualdade, mas é a Juve que continua melhor no encontro, sempre com transições rápidas e objectivas, colocando em enorme sentido a defesa rossonera.
Sissoko esteve perto de ampliar a vantagem aos 51' num pontapé de ressaca para enorme intervenção de Abbiati! Contra a corrente do jogo o Milan reduz aos 56' por Ambrosini num remate de fora da área, que apenas deu golo graças ao desvio em Chiellini.
A Juve não tremeu, manteve-se sólida e coesa, praticando o mesmo futebol. As hipóteses do Milan alcançar um resultado positivo em Turim praticamente terminaram aos 65' quando Zambrotta tem uma entrada duríssima sobre De Ceglie e vê o segundo amarelo! Péssimo regresso de Zambrotta a Turim para delírio dos tiffosi bianconeri que apuparam o lateral todas as vezes que tocou no esférico...
Com um homem a mais a Juventus controlava em absoluto a partida, acabando por ampliar naturalmente a vantagem aos 69' na sequência de uma boa combinação entre Sissoko e Amauri com o brasileiro a surgir rapidíssimo por entre os centrais rossoneri e a desviar para as redes perante um desamparado Abbiati! 10º golo de Amauri na Série A esta temporada!
O Milan estava destroçado e pouco depois excelente jogada entre Amauri e Del Piero, com il capitano a tirar magistralmente Ambrosini do lance e a disparar forte de sinistro com a bola a bater ingloriamente no poste da baliza de Abbiati!
Ancelotti sentiu o perigo de sofrer goleada e fez entrar Antonini para fechar o lado direito da defesa por onde entrava em grande estilo De Ceglie. Trocou ainda Pato por Inzaghi, mas o ex bianconero nem assustou Manninger num cabeceamento frouxo e à figura do guardião austríaco aos 82'.
Perto do fim, Amauri é substituído para ovação do público entrando Iaquinta no seu lugar ainda a tempo de desperdiçar de forma incrível uma grande chance para o 5-2! Desastrado Iaquinta na finalização...

Grande exibição da Juventus num triunfo importantíssimo que a mantém na peugada do Inter na luta pelo scudetto! Além de Amauri, destaque para as excelentes exibições de Marchisio e De Ceglie, está de parabéns a formação bianconera, os dois jovens demonstram já uma grande maturidade e tal como Giovinco são apostas ganhas na primeira equipa juventina!
Domingo, o último jogo de 2008 para a Juve com a deslocação a Bérgamo para defrontar a Atalanta.

A seguir o vídeo com os highlights do electrizante jogo:

2 comentários:

Anónimo disse...

Grane vitoria, parabens. A Juve è unica esperança para manter o campeonato vivo.
Abraço

João Caniço disse...

Obrigado Brahma! Espero bem que a Juve mantenha esta qualidade até ao fim do campeonato e continue a manter em sentido o Inter...
Abraços