domingo, 12 de abril de 2009

'Ciao scudetto'!

É finito! A Juventus disse adeus ao título italiano ao ser derrotado pelo Génova na noite de ontem por três bolas a duas, numa partida marcada pela arbitragem desastrosa de Rocchi e pela incapacidade dos bianconeri de aproveitarem o empate caseiro do Inter frente ao Palermo. Tal como havia escrito na passada semana, esta equipa da Juve voltou a provar que não tem estofo para ser campeã, falta-lhe capacidade e qualidade para sair vencedora nos momentos decisivos, foi assim na Champions e volta a sê-lo na Série A. Com a perda de 5 pontos nas últimas duas partidas, a Juve permitiu a recuperação do Milan, que está apenas a 2 pontos da vecchia signora...

Ranieri voltou a surpreender nas escolhas iniciais ao preferir Poulsen em detrimento de Tiago e Giovinco. Tal como se esperava, nova ala direita com Zebina e Camoranesi, mas com efeitos negativos como se viria a ver depois... Também Legrottaglie e Nedved regressaram à titularidade enquanto Iaquinta e Del Piero formavam a dupla atacante.
Em relação à formação de Gasperini apresentou-se no tradicional esquema de 3*4*3 com os ex bianconeri Palladino e Sculli nas faixas do ataque rossoblù.

Antes do apito inicial foi respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas do terramoto de Abruzzo.
A equipa do Génova, em luta por um lugar na Champions, entrou bastante bem no encontro, impondo o seu jogo a meio campo perante uma Juve passiva e com pouca iniciativa ofensiva. Palladino destacava-se no flanco esquerdo ao fazer o que bem queria de Zebina! O lateral francês, pela enésima vez, mostrou que não tem categoria para jogar na Juventus!
Exemplo sintomático da situação descrita logo aos 7' quando Palladino recebe um cruzamento de Mesto, acelera, passando facilmente por Zebina, rematando cruzado, valendo o corte de Legrottaglie sobre a linha de golo.
No entanto, é a Juve que marca no minuto seguinte por intermédio de Iaquinta, lance mal anulado pelo árbitro assistente ao assinalar fora de jogo ao ponta de lança bianconero.
A pressão do Génova mantém-se com o decorrer da partida, aos 16' em sequência de dois deficientes alívios de Molinaro, Sculli ganha espaço sobre a meia direita, rematando cruzado para estirada segura de Buffon.
A resposta juventina surge de imediato com Nedved a ser lançado em profundidade e em boa posição a ser travado por Bocchetti! Falta claríssima que Rocchi deixa passar em claro...
À passagem da meia hora o lance mais polémico da partida! Mesto efectua uma excelente diagonal sendo tocado por Marchisio à entrada da grande área, Rocchi apita falta, mas a bola prossegue a sua marcha aproveitando Motta para disparar de primeira, obtendo golo! Protestos acesos dos jogadores da Juve, plenos de razão! O jogo estava interrompido, logo o golo não deveria ter sido validado! Erro tremendo de Rocchi!
Azar para Mesto, o artífice do golo rossoblù, forçado a abandonar a partida próximo do intervalo devido a uma cotovelada involuntária de Nedved na testa que o deixou literalmente KO e a precisar de ser suturado com 15 pontos...
Rocchi continuava a errar, desta vez a punir um corte legal de Ferrari sobre Del Piero, transformado um pontapé de canto em grande penalidade! Se a ideia era compensar a Juve em virtude do lance do primeiro golo, pode-se dizer que Rocchi não deveria ter saído de casa na noite de ontem, tão desastrosa foi a sua actuação... Na cobrança do castigo máximo, o capitão bianconero, com enorme classe, enganou Rubinho empatando a contenda!
Mas, o Génova não desanimou e no último minuto de descontos voltava a adiantar-se no marcador, novamente por intermédio de Motta, a cabecear com grande precisão na sequência de um pontapé de canto! Muitas culpas para Zebina pois claro, quem mais poderia ser, deixando completamente sozinho o antigo jogador do Barcelona, que não se fez rogado, apontando uma saborosa doppietta!

A Juventus entra com mais atitude no segundo período, estando próxima do golo por duas vezes na mesma jogada, à passagem do décimo segundo minuto! Transição rápida de Del Piero pela direita, cruzamento largo ao segundo poste para Iaquinta, que amortece de cabeça para trás onde surge Nedved a rematar de primeira valendo o precioso corte de Biava sobre a linha de golo! No ressalto, a bola sobra para Del Piero, que insiste cruzando de novo para a refrega, a defesa rossoblù alivia a bola para a entrada da área onde o mesmo Nedved remata mais uma vez de primeira, fortíssimo, levando a bola a passar pertíssimo do travessão!
Aos 20' rude golpe nas aspirações da Juventus com a expulsão de Camoranesi! Vermelho directo a punir entrada mais ríspida do ítalo-argentino sobre Sculli. No entanto, pareceu-me que o vermelho foi algo exagerado, Rocchi podia perfeitamente ter-se ficado pelo cartão amarelo, embora se aceite a decisão...
Sculli ficou perto do golo aos 24' ao rematar ligeiramente ao lado na sequência de uma óptima iniciativa individual. Também em lance solitário, aos 26', Del Piero esteve quase a empatar a partida, valendo ao Génova a intervenção de Rubinho fechando literalmente a baliza ao capitão bianconero!
O Génova continuava por cima no encontro obrigando Buffon a aplicar-se a fundo ao minuto 27! Cruzamento largo de Criscito ao segundo poste para Sculli cabecear com selo de golo valendo à Juve a enorme intervenção do seu guardião! Na sequência, pontapé de canto com Jankovic a cabecear ao poste direito da baliza de Buffon!
Ranieri pressentiu o perigo e mexeu finalmente na equipa retirando o desastroso Zebina e Legrottaglie fazendo entrar Grygera e Marchionni, passando a jogar com apenas 3 defesas, sendo compensado 10 minutos depois com a obtenção do golo da igualdade! Diagonal de Grygera a destabilizar a defesa rossoblù, passe vertical para Iaquinta, tabelinha rápida com Nedved e o mesmo Iaquinta à saída de Rubinho a picar-lhe a bola por cima confirmando a sua excelente fase em termos de veia goleadora! 2-2 a 7 minutos do final, renascia a esperança nas hostes juventinas!
Mas, mais uma vez a táctica de jogar com a defensiva subida deu buraco! Um autêntico suícidio, um tiro no pé incrível a forma como a defesa da Juve é batida no passe para Rossi e depois na assistência deste para Palladino, completamente só à entrada da pequena área, encostar facilmente para o golo do triunfo! De realçar que o jogador formado nas escolas da Juve e cuja metade do passe ainda é pertença da equipa de Turim, refreou os festejos, vincando bem os seus sentimentos para com a squadra que o formou e nele apostou.

A Juventus pode-se queixar acima de tudo de si própria por esta derrota, que a afasta do título italiano e a deixa na objectiva do Milan no que ao 2º lugar diz respeito. É certo que a péssima arbitragem de Rocchi terá feito alguma mossa, mas há que destacar que a Juve nunca conseguiu impor o seu jogo, perante um Génova forte, personalizado, objectivo, extremamente bem orientado por Gasperini, que deu uma lição táctica em Ranieri...

A seguir os highligts da partida do Luigi Ferraris:

Sem comentários: