terça-feira, 21 de abril de 2009

Olímpico, jogo à porta fechada

A Juventus foi castigada com um jogo à porta fechada pela Lega Calcio, consequência dos insultos xenófobos dirigidos pelos seus tiffosi a Mario Balotelli, internacional sub-21 italiano de origem ganesa, durante o jogo com o Inter no passado sábado.
No domingo, o presidente da Juventus, Giovanni Cobolli Gigli emitiu um comunicado condenando severamente os gritos racistas contra Balotelli. "Não há desculpas nem justificações para este tipo de comportamentos. É necessário promover uma cultura desportiva fundada no respeito pelo adversário e na luta contra o racismo."
Assim sendo, a Juve irá receber o Lecce no próximo dia 3 de Maio sem adeptos nas bancadas, caso o recurso apresentado pela società bianconera no dia de hoje seja recusado pela justiça desportiva italiana.

Estou de pleno acordo com o castigo aplicado à Juventus, justo e exemplar, assim como da tomada de posição da direcção do clube, na pessoa do seu presidente.
Só tenho a realçar que situações semelhantes a estas já aconteceram várias vezes em Itália e passaram sempre impunes! Como sempre a Juventus é
a primeira a pagar as favas! Como exemplo lembro o tristemente célebre caso de Marc Zoro, à época jogador do Messina, que se recusou a continuar em campo devido aos constantes insultos racistas vindos dos adeptos do... Inter, não acontecendo rigorosamente nada em termos disciplinares ao clube de Moratti, que agora veio de forma completamente estapafúrdia defender o seu jogador...

Mas, agora pergunto eu: alguém ouviu ou foram noticiados insultos racistas ou de qualquer espécie a Muntari e Vieira, dois jogadores negros do Inter? A resposta é fácil, ninguém!
Os adeptos da Juventus, na sua esmagadora maioria, não são racistas! Idolatram Sissoko, tal como idolatraram Davids e Thuram num passado muito recente!
Porquê insultos racistas única e exclusivamente contra Balotelli? A resposta é muito simples caros leitores! Porque Balotelli é um provocador da pior espécie, um arruaceiro, que se diverte em campo provocando as pessoas que o rodeiam, sejam elas adversários, árbitros, treinadores, adeptos e até colegas da própria equipa! Ele é o primeiro culpado desta triste situação porque é o primeiro a faltar ao respeito a outros com ameaças e provocações!
Tiago, um jogador correctíssimo, que eu me lembre nunca havia sido expulso na carreira, perdeu a cabeça graças às lamentáveis atitudes do jogador do Inter!

Obviamente, nada justifica insultos racistas, essas atitudes são condenadas pela minha pessoa de forma veemente, agora que Balotelli, enquanto não mudar de forma radical a sua triste atitude em campo, merece ouvir apupos, assobios e palavrões disso não tenho a menor dúvida!

Sem comentários: