quinta-feira, 23 de abril de 2009

Desastre total!

Apatia, desmotivação e desacerto! Em traços muito gerais assim se descreve a abrupta actuação da Juventus na partida de ontem à noite defronte da Lazio a contar para a 2ª mão da meia-final da Taça de Itália. Os bianconeri precisavam apenas de um golo para marcar presença na final de Roma, mas não conseguiram melhor que repetir o resultado da 1ª mão, 1-2, ficando assim afastados da conquista de qualquer título esta temporada. Um fiasco tremendo que levou a ferozes e ruidosos protestos dos adeptos ainda no decorrer da partida, que tiveram como destinatários dirigentes, jogadores e em especial o treinador...

Legrottaglie, em estado febril, foi ausência de última hora, obrigando Ranieri a lançar o jovem Ariaudo. Se a opção de De Ceglie na lateral esquerda era esperada e compreensível ninguém percebeu as ausências de Camoranesi e Nedved do onze! A partida era decisiva, jogava-se a última hipótese de um título esta época e Ranieri deixa dois dos jogadores mais influentes de fora... Posto isto, Marchionni e Giovinco foram os escolhidos para alinharem nas faixas enquanto Tiago e o regressado Marchisio formaram dupla no centro da intermediária. Na frente, Trezeguet substituiu Del Piero, alinhando ao lado do agora intocável Iaquinta.

Pobre e sonolenta assim foi a primeira parte! Um espectáculo deplorável, em especial por parte da Juventus, totalmente incapaz de ligar convenientemente as suas linhas, praticando um futebol lento, sem ideias, que acabava invariavelmente na faixa esquerda do meio campo à procura da inspiração de Giovinco, que nunca se viu... A Lazio, em vantagem na eliminatória, postava-se na expectativa e controlava a partida a seu belo prazer.
Finalmente, à passagem da meia hora o primeiro(!) lance com pés e cabeça gizado pela Juventus. Lance de contra ataque conduzido por Iaquinta, a libertar em Trezeguet na esquerda e este a rematar cruzado para defesa segura de Muslera.
Porém, aos 38' Zarate, à entrada da área bianconera com tempo e espaço para tudo, desfere um portentoso remate em arco, inaugurando assim o marcador! Grande golo do jovem argentino, alargando assim a vantagem da Lazio na eliminatória.

Ranieri emendou a mão ao intervalo lançando Camoranesi e Nedved nos lugares dos apagados Marchionni e Giovinco. A ideia é boa, mas cai quase de imediato por terra, visto que Kolarov aos 52' arrisca um remate de muito longe, a bola sofre um desvio de trajectória em Grygera, traindo inapelavelmente Buffon! Bastante feliz a Lazio e praticamente tudo decidido no Olímpico!
A Juventus ferida no seu orgulho lança-se então sobre a baliza adversária. Muslera tem uma defesa espectacular a cabeceamento de Trezeguet aos 58' e na sequência, pontapé de canto de Camoranesi com De Ceglie a cabecear ao primeiro poste para corte suspeito de Siviglia sobre a linha de golo. Braço ou peito? As imagens não são conclusivas...
Logo a seguir Del Piero substitui Iaquinta, que não esconde o desagrado pela saída... O capitão bianconero não poderia ter entrado melhor no jogo já que reduz a desvantagem aos 64' fuzilando autenticamente Muslera de pé esquerdo, concluindo na perfeição um excelente cruzamento de Camoranesi.
Dez minutos depois novamente Camoranesi no cruzamento, desta vez direccionado para a marca de penalty onde surge Nedved a cabecear levando a bola a embater desafortunadamente no poste! A sorte nada queria com a Juventus e aos 81' Camoranesi vê amarelo após cometer falta sobre Kolarov ainda no meio campo biancoceleste. Bastante rigoroso Rizzoli, já que a falta é perfeitamente banal. No entanto, Camoranesi excedeu-se nos protestos, vendo o segundo cartão amarelo e o correspondente vermelho! Segunda expulsão para o italo-argentino em apenas semana e meia, incompreensível para um jogador campeão do mundo e com o seu estatuto no plantel bianconero...
Apesar da desvantagem numérica, a Juventus não desistiu de procurar o golo do empate ficando Nedved muito perto de o alcançar aos 87' num remate de longe para óptima defesa de Muslera.

A contestação por parte dos adeptos da Juventus iniciou-se logo após o primeiro golo da Lazio e foi crescendo com o decorrer da partida. A escalada de insultos teve como principais destinatários os dirigentes e o treinador, mas os jogadores também não foram poupados. No final da partida, apenas Del Piero foi aplaudido enquanto que os restantes jogadores foram tremendamente apupados.
Nada meigas foram as palavras e os gestos para com a società: "Dirigenza Vaff..." Ranieri foi mandado para casa e foram ouvidos cânticos de apoio a Conte, antigo capitão da Juventus e actual treinador do Bari.
Final de noite terrível, ambiente de cortar à faca no Olímpico, no jogo que marca a triste certeza de nova temporada sem títulos!

A seguir o vídeo com os principais lances do encontro:

Sem comentários: