domingo, 19 de abril de 2009

Orgulho e coração insuficientes

A Juventus não conseguiu levar de vencida o grande rival dos últimos anos, tendo evitado a derrota graças a um golo salvador de Grygera obtido nos instantes finais. Vontade, garra e tenacidade demonstradas em especial após o golo sofrido, não foram suficientes para esconder a falta de qualidade de jogo da squadra bianconera, perante um Inter sóbrio e compacto, exibindo de maneira sólida e confiante os galões de actual e futuro campeão italiano.

Tiago e Marchionni substituíram os castigados Marchisio e Camoranesi, enquanto que Grygera voltou à lateral direita em detrimento de Zebina. No restante, exactamente a mesma equipa que perdeu em Génova.
Quanto a Mourinho, apostou num esquema mais de contenção, com Cambiasso a alinhar à frente da defesa, protegido por uma intermediária de quatro elementos. Na frente, Ibrahimovic.

Nem o ambiente efervescente vivido no estádio fez despertar os jogadores para uma partida condigna dos pergaminhos das equipas em disputa. Assistiu-se a um jogo morno, disputado a baixa intensidade, com pouca pressão e escassos lances de emoção.
A Juventus bem tentou desde o apito inicial impor o seu jogo, acercar-se com perigo junto da baliza de Júlio César, mas o melhor que conseguiu foi um ligeiro ascendente territorial. O Inter, extremamente confiante e determinado não permitia a menor veleidade aos avançados bianconeri e tentava sempre que podia o contra-ataque através de Balotelli e Ibrahimovic.
Aos 10' os nerazzurri ficaram a centímetros do golo após uma veloz incursão de Balotelli a desbaratar por completo a defesa da Juve, ganhando espaço para o remate no corredor central, valendo primeiro a defesa de Buffon e depois o corte salvador de Tiago sobre o risco de golo, quando a bola se encaminhava lentamente para a baliza...
Somente aos 28' a Juve constrõe o primeiro lance com algum perigo numa assistência de Nedved para Iaquinta, com o remate do avançado juventino a ser desviado para fora por Chivu. Pouco depois, Del Piero isola Marchionni sobre a meia-direita e o extremo com tudo para fazer golo, adianta em demasia a bola, permitindo a defesa a Júlio César! Tremenda chance para a Juventus!

Segundo tempo principia sem quaisquer alterações de parte a parte e o jogo vai caindo ainda mais de nível, numa lentidão desanimadora que vai contagiando o próprio ambiente, cada vez mais morno e com pouca emoção. Foi simplesmente confrangedor assistir à incapacidade do meio campo bianconeri em impor um ritmo alto e que provocasse dificuldades ao último reduto do Inter.
O empate servia que nem uma luva às aspirações de Mourinho, que melhor ficou quando se colocou em vantagem à passagem do 64º minuto na sequência de uma excelente jogada de contra ataque conduzida por Ibrahimovic e Muntari, concluída sem grande dificuldade por Balotelli, sozinho perante o desamparado Buffon! No entanto há que realçar que existe falta de Samuel sobre Chiellini no começo do lance, ainda na cabeça da área nerazzurra, que o árbitro Farina deixou passar em claro...
Foi preciso a Juventus sofrer o golo para verdadeiramente acordar, partindo então na busca incessante do golo da igualdade! Marchionni, aos 69', volta a cometer exactamente o mesmo erro que na primeira parte, adiantando novamente em demasia a bola, permitindo igualmente a intervenção de Júlio César! Que falta de categoria e inspiração do extremo bianconero...
Aos 76' a situação complica-se bastante para a Juventus já que é Tiago é expulso em virtude de uma entrada duríssima sobre Balotelli! Não é normal ver o centrocampista português perder as estribeiras desta maneira, mas perante as sucessivas provocações do jovem italo-ganês acaba por ser algo compreensível esta atitude...
O espectro da derrota paira agora acentuadamente sobre o Olímpico e Ranieri, que já havia trocado os desastrados Molinaro e Marchionni por De Ceglie e Trezeguet, retira o esgotado Del Piero apostando na velocidade e capacidade de improviso de Giovinco!
Contra 10, o Inter tem mais espaço para poder contra atacar ficando perto do 2-0 num excelente remate de Stankovic aos 88', travado por uma espectacular defesa de Buffon, que repetiria a dose pouco depois a remate do recém-entrado Cruz!
E quando já nada o fazia prever, Giovinco ganha um canto na esquerda, cobra quase de imediato, cruzando com conta, peso e medida para a cabeça de Grygera, completamente sozinho na pequena área, desviar para o fundo das redes de Júlio César! Merecido empate para a Juventus, a premiar o esforço e a abnegação dos últimos minutos!

O sonho do scudetto já se havia esfumado, o desfecho desta partida foi apenas a confirmação disso mesmo! Agora, há que lutar perante o ressurgimento do Milan e fazer tudo para garantir o 2º lugar final, não descurando a Taça de Itália, que tem a decisiva 2ª mão da meia-final já esta 4ª feira...

A seguir o vídeo com os melhores momentos do derby d'Italia:

Sem comentários: