domingo, 14 de fevereiro de 2010

Classe de Del Piero no regresso às vitórias

Finalmente! Quase um mês e meio depois a Juve regressa às vitórias na Série A! Triunfo extremamente difícil perante um Génova personalizado e lutador. Valeu a classe de Del Piero ao inventar literalmente dois golos. Também Amauri esteve em destaque ao marcar quase quatro meses depois num belo golpe de cabeça. Pela negativa Buffon, num frango que há muito não lhe era visto...

Zac
manteve a aposta na defesa a três, surpreendendo apenas com a titularidade de Zebina, continuando assim Cáceres como ala direito. Na esquerda entrou De Ceglie enquanto Sissoko e Candreva formavam a coppia central.

Muitos ausentes no lado rossoblù, o que levou Gasperini a apresentar um quase inédito 4*4*2. Milanetto lesionou-se durante o aquecimento, entrando Suazo no onze. O hondurenho formou assim dupla atacante com Acquafresca.

Apesar do domínio territorial a Juve entrou a jogar sobre brasas, sem a mínima confiança nem discernimento nas acções ofensivas. Aproveitou-se disso mesmo o Génova para controlar o jogo a seu belo prazer, não se coibindo de tentar responder com perigo no contra-ataque.
O primeiro aviso foi dado por Rossi num remate fortíssimo ao poste esquerdo da baliza de Buffon. A toada da partida manteve-se e, sem surpresa, o Génova adiantou-se no marcador à passagem do quarto-de-hora. Zapater lança Acquafresca, este ganha a linha e cruza para trás, assistindo de forma primorosa Rossi, que se limitou a encostar para o fundo das redes. Apesar do desvio enrolado por parte do capitão do Génova, Legrottaglie e Buffon não conseguiram impedir o golo...
A meia-hora seguinte foi praticamente de sentido único com a Juve a tentar responder, mas nunca conseguindo penetrar na bem escalonada defensiva rossoblù. Diego e Del Piero, este na cobrança de um pontapé livre, tentaram a sorte de meia-distância, com Amelia a mostrar-se bastante atento e seguro.
Até que aos 42', finalmente um lance em que um bianconero ganha a linha de fundo! No caso foi Cáceres que, depois de uma bela arrancada passando por Sculli e Criscito, cruza para a entrada da pequena área onde Amauri se eleva de forma imperial batendo claramente os centrais contrários e cabeceia para o golo do empate, beneficiando também da péssima saída de Amelia!

No recomeço surge Fatic no lugar de Acquafresca, mas é a Juventus que, animada com o golo da igualdade, tenta a reviravolta.

Minuto 61: Del Piero perde uma bola para Criscito, recuperando-a na raça, progredindo de imediato em direcção à área contrária, dá para Diego que, com um sublime toque em habilidade, isola il capitano. Este, à saída de Amelia, não teve dificuldades em desviar para o fundo da baliza! 2-1 para a Juventus! Espectacular jogada entre Del Piero e Diego!
Mas, a alegria durou pouco tempo, já que numa rápida incursão do ataque contrário, Suazo desmarca Mesto na direita e este cruza sem grande acerto, já que a bola foi direitinha para as mãos de Buffon. O problema foi que o portiere bianconero não conseguiu encaixar o esférico, largando-a para a frente, ficando completamente à mercê de Rossi, que não se fez rogado, empatando a partida e apontando uma saborosa doppietta! Frango monumental de Buffon, algo raramente visto na sua brilhante carreira, acontece aos melhores...
Zaccheroni refresca de imediato o meio-campo, retirando Candreva e fazendo entrar o regressado Marchisio ao passo que Gasperini mexia no ataque colocando a jovem revelação El Shaarawy no lugar de Suazo.
A alteração fez bem aos bianconeri, Marchisio deu outra clarividência e consistência ao meio-campo, evidenciando-se aos 76' numa bola açucarada para Del Piero que, partindo de posição regular, se isola pela meia-esquerda até ser tocado por Papastathopoulos e se estatelar na grande área. O contacto entre o defesa grego e o capitão da Juventus é evidente, ficando dúvidas se aconteceu dentro ou fora da área. Mazzoleni entendeu dentro e apontou para a marca da grande penalidade, embora se possa ver nas repetições que aconteceu fora. Lance extremamente rápido e de difícil juízo. Não se pode criticar o árbitro visto que, à primeira, ninguém tem a certeza do local exacto da falta. É um daqueles lances típicos que, com o recurso às novas tecnologias, se esclareceriam as dúvidas na hora...
Del Piero encarregou-se da cobrança do castigo máximo, batendo com confiança e serenidade, fazendo a Juve avançar de novo na liderança do marcador! Doppietta e sexto golo na temporada para il capitano.
Até final o nervosismo imperou nas hostes da Juventus, ávidas em segurar a vantagem tangencial. Felizmente, o Génova mostrou-se pouco expedito e acutilante, assustando apenas num cruzamento rasteiro de Zapater, que não teve a mínima correspondência por parte dos seus companheiros de equipa.

Com este importante e sofrido triunfo, a vecchia signora sobe à sexta posição na tabela classificativa e cola-se a Nápoles e Sampdoria na luta pelo lugar de acesso à pré-eliminatória da Champions.
Na próxima quinta-feira regresso das competições europeias com a viagem até Amsterdão para defrontar o Ajax, na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

A seguir o vídeo com os melhores momentos do intenso duelo entre bianconeri e rossoblù:

2 comentários:

Joao disse...

Grande analise de jogo, JP! Acho que a Juve mostrou predicados que estavam sumidos durante a era Ferrara, dentre esses destaco o poder de reação da equipe. Em outrora, com certeza seria dado margem para uma vitoria da Genoa, já que a signora iria se abrir desesperadamente em busca do gol de empate. Mas o que vimos foi um time mais equilibrado, como soubesse que mais cedo ou mais tarde sairia o gol. Uma mostra dessa postura, foi que o time não se abateu de forma capital apos a falha de Buffon, e mesmo assim, conseguiu a vitória, criando, inclusive, outras boas chances de gol.
.
Espero que tirada a pressao por uma vitoria, possamos ver os triunfos não com essa conotação de raridade, mas como apenas uma doce rotina a qual sempre estivemos acostumados.
.
Abraços JP e Forza Juve!!!

João Caniço disse...

Muito obrigado, João.
É verdade, a Juventus depois de uma primeira parte pouco conseguida, soube reagir com eficácia e paciência ao resultado adverso. Merece sem sombra de dúvida destaque a maneira como a equipa conseguiu retomar a dianteira do marcador após o erro de Buffon, algo a que não foi alheia a entrada de Marchisio em campo.
Sim, se a 'Juve' continuar a evidenciar a postura e ambição reveladas nesta partida pode com toda a certeza aspirar a um final de época bem mais condizente com os seus pergaminhos.
Abraços