terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O jumento arrogante e ridículo

José Mourinho tem 47 anos de idade e é natural de Setúbal, terra de fortes tradições operárias e piscatórias. Em criança certamente se terá deparado com o Portugal pobre e atrasado da década de 60 e 70, onde as condições de vida da esmagadora maioria da população eram bastante difíceis. No entanto, José foi um privilegiado, o seu pai, Félix, foi um muito razoável guarda-redes, profissional de futebol, fazendo carreira no Vitória sadino e no Belenenses, entre outros emblemas.

Muito provavelmente, o rapaz José, nunca terá sentido na pele as extremas dificuldades de vida com que a generalidade do povo português se debatia nessa época. No entanto, acredito piamente que terá retido na mente um dos principais meios de transporte da altura, os veículos de tracção animal. Os pobres dos burros, para além de terem que aguentar com o peso da carroça e dos seus ocupantes, ainda lhes eram colocadas umas palas laterais, vulgos entre-olhos, de modo a não se distraírem com o que se passava na berma das estradas e prosseguirem a sua marcha.

A analogia para com Mourinho é notória ou não fosse ele o tipo que maior entre-olhos possui no futebol actual. Alguém já o ouviu alguma vez admitir que a sua equipa tinha sido beneficiada pela arbitragem? Nunca tal aconteceu. No entanto, quando é prejudicado lá vêm as queixas do costume, disparando em todas as direcções. Ainda mais absurdo, como se tal fosse possível, é criticar a falta de fair-play de terceiros. Decerto se terá esquecido do vigoroso sprint de Siena após o golo ilegal de Maicon. Ou do golo com a mão de Adriano frente ao Milan. Ou do mergulho de Balotelli perante De Rossi. Ou da recepção à Fiorentina na temporada passada. Ou...

Já vi este filme muitas vezes. Quando a situação desportiva da equipa de Mourinho se complica ou aperta, lá vem ele a disparar contra tudo e contra todos, de modo a afastar as atenções da realidade e iludir os adeptos! A vantagem pontual na Série A é importante, mas não decisiva e está aí à porta a eliminatória com o Chelsea para a Champions, prevendo-se mais uma saída precoce da competição para os nerazzurri...

O que é no mínimo curioso é que Mourinho eleja sempre a Juventus como alvo principal para as suas críticas, não obstante os bianconeri estarem a longínquos 16 pontos na classificação. Esse facto tem uma simples explicação. Como bom português, segue o exemplo da esmagadora maioria de portistas e sportinguistas que, mesmo quando ganham e estão na mó de cima, carregam para cima do Benfica. Os paralelismos são evidentes.
Totalmente incompreensíveis as farpas para Del Piero. Tomara a classe e fair-play de Mourinho chegarem aos calcanhares do capitão da Juventus.

10 comentários:

Michel Costa disse...

Caro, JP.

Ri muito com a analogia que fizeste ligando Mourinho a um burro de viseiras (como chamamos aqui). No entanto, tenho certeza que o treinador vê tudo o que está a sua volta, mas só aponta o que lhe interessa.
É a mesma tática do cinismo tão utilizada por Ferguson e outros treinadores de renome.

Abraço.

Ps: Mas cá entre nós, não foi pk no Del Piero nem aqui nem na Itália :-)

João Caniço disse...

Michel, esse cinismo demonstra uma enorme falta de 'fair-play' e isso é algo que não consigo compreender, assim como a obsessão de Mourinho em atacar sempre e invariavelmente a Juventus.
Quanto ao lance polémico envolvendo Del Piero reitero tudo aquilo que escrevi no 'post' sobre o jogo e acrescento que um jogador com a sua experiência aproveitou o toque do defesa grego para se estatelar ao comprido na grande área. Depois, se é dentro ou fora é uma questão de centímetros e não se pode culpar o árbitro pela decisão.
Abraços

Anónimo disse...

Olá. Me chamo Fernando, sou brasileiro e conheci seu blog hoje. Já adicionei aos favoritos. Sou torcedor da Juventus desde 1999 (tenho 18 anos agora). Belissimo texto, grande analogia! Você enxerga como eu! Parabens. Acredite, seu blog sera visita diaria minha de agora em diante.

João Caniço disse...

Olá, Fernando.
Muito obrigado pelos elogios e fico honrado com a sua visita diária daqui em diante.
Pois é, como português tenho muito orgulho em Mourinho e na sua trajectória vencedora no futebol europeu, mas não concordo minimamente com a sua postura em termos de coerência e 'fair-play'.
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pelo 'post'!
Realmente, Mourinho é um dos principais treinadores da atualidade, dono de várias virtudes, sendo que a modéstia certamente não é uma delas - embora esse seu estilo tenha contribuído bastante para a 'fama' por ele hoje carregada...
Abraços,

Joao disse...

A comparaçao Benfica, Porto e Sporting foi simplesmente genial!!! Fazer o que, né? A Juve sempre será a maior e mais invejada squadra da velha bota. :D

João Caniço disse...

Muito obrigado, Rodolfo.
É, o estilo conflituoso e 'guerrilheiro' de Mourinho pode ter muitos fãs, mas não é certamente o mais agradável e digno de 'fair-play'.
A sua obsessão para com a Juventus é completamente absurda.
Abraços

João Caniço disse...

João, só para teres uma pequena ideia o cântico mais entoado pelos adeptos do FC Porto na noite em que se sagraram campeões europeus em 2004 foi: "SLB filhos da p*** SLB!"
Mourinho que, afirma ser adepto do Vitória de Setúbal, deve ter transportado este paralelismo para o futebol italiano, nomeadamente num ódio bem latente para com a 'vecchia signora'.
Abraços

Bruno disse...

"Não basta ser treinador, tem que polemizar"

João Caniço disse...

Nem mais, caro Bruno. Deve ser mesmo essa a máxima seguida por Mourinho.
Abraços