domingo, 21 de fevereiro de 2010

Confiança e fortuna

A Juve deu a melhor sequência a uma excelente semana em termos desportivos ao vencer por duas bolas a uma na difícil deslocação a Bolonha. Com este triunfo os bianconeri regressam à zona Champions, beneficiando dos deslizes de Samp e Nápoles. A confiança está de volta ao seio da squadra, que voltou a exibir-se a bom nível e a ter a estrelinha do seu lado.

Tal como se previa, Zac efectuou algumas rotações na equipa inicial, descansando Zebina e Sissoko e fazendo entrar no onze Grygera e Salihamidzic, numa ala direita completamente renovada.
Quanto a Colomba, privado do striker Di Vaio, apostou noutro antigo juventino, Zalayeta, apoiado de perto pelo brasileiro Adailton.

A partida começou de forma verdadeiramente espectacular para a Juve, já que adiantou-se no marcador aos 4' por intermédio de Diego, na sequência de uma rápida transição ofensiva. O médio brasileiro irrompeu por entre a defensiva contrária, aguentou a pressão e rematou à entrada da área para defesa incompleta de Viviano, que ainda evitou a primeira recarga de Amauri, mas já nada pode fazer no desvio vitorioso de Diego!
O encontro prosseguiu equilibrado, com o Bolonha a tentar reagir à desvantagem, perante uma Juventus compacta e sólida, sem permitir grandes veleidades aos atacantes rossoblù. Zalayeta, em óptima posição, não conseguiu sequer assustar Buffon, para pouco depois, aos 23', Marchisio rematar em arco para defesa de Viviano, surgindo novamente Diego na recarga, mas agora sem sorte, com o remate a esbarrar no poste e a sair para fora do terreno de jogo!
Aos 33', Felipe Melo coloca a mão à bola nas proximidades da grande área bianconera, livre muito perigoso para o Bolonha. Adailton encarregou-se da cobrança e rematou de sinistro, em jeito, levando a bola a embater na trave da baliza de Buffon, que nem se mexeu!
O Bolonha terminava em bom estilo o primeiro tempo e já sobre os descontos é Guana que desperdiça uma óptima chance ao surgir completamente desmarcado à entrada da área bianconera, mas a não conseguir melhor do que rematar para fora.

Os rossoblù entraram no segundo tempo com a mesma atitude e sem grande surpresa igualaram à partida aos 50'. Cruzamento largo de Raggi a apanhar De Ceglie completamente desprevenido, sendo batido irremediavelmente por Buscè que, não obstante o facilitismo, desviou para o poste (!), marcando apenas na recarga.
A Juve passava agora por um mau bocado e Zaccheroni tenta espicaçar a equipa, ordenando duas alterações quase de imediato: Marchisio e Diego fora, Sissoko e Candreva dentro. As mexidas não produziram logo efeito, já que o Bolonha quase passou para a frente do encontro aos 63'. Zalayeta tem um raro momento de inspiração, com um soberbo toque de calcanhar isola Gimenez, que ladeia Buffon e com a baliza completamente escancarada atira de forma incrível ao poste, valendo depois à Juve as intervenções providenciais de Grygera e Buffon a evitarem um golo que parecia praticamente certo!
A vecchia signora tremeu, mas não caiu e logo a seguir liderada pelo capitão Del Piero passou de novo para a frente do marcador. Trabalho notável de il capitano na direita, ao rodar sobre dois adversários e a assistir de forma magistral Candreva que concluiu com sucesso a diagonal!
A Juventus estava novamente por cima no encontro e pouco depois chega mesmo ao terceiro golo, invalidado por fora de jogo activo de Del Piero. No entanto, fica o registo do bom lance protagonizado por Amauri e concluído de forma superior por Felipe Melo.
Posto isto, o desafio permanecia em aberto e o Bolonha tentou por todos os meios chegar à igualdade durante os últimos quinze-vinte minutos, altura em que chegou a dominar com grande intensidade, perante uma Juventus bem fechada na sua retaguarda, disposta a sofrer para segurar a preciosa vantagem. Destaque para Chiellini, o líder da defesa, que esteve simplesmente intransponível!
Única chance para os rossoblù através de Portanova, a cabecear com toda a intenção, mas à figura de Buffon, na sequência de um pontapé de canto apontado por Savio. Tempo ainda para o regresso de Camoranesi, depois de longo período de ausência e para a expulsão de Raggi, após falta dura sobre Felipe Melo.

A seguir com os melhores momentos do desafio do Renato dall'Ara:

Sem comentários: