sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Toni na Juventus

Marotta não perdeu tempo e, poucas horas após a confirmação da grave lesão de Quagliarella, garantiu a contratação a custo zero de Luca Toni. O ponta-de-lança de 33 anos, proveniente do Génova, assinou contrato válido até 30 de Junho de 2012, foi apresentado à imprensa e já estará à disposição de Del Neri para a deslocação a Nápoles.
Depois de uma longa trajectória em emblemas de menor nomeada e prestações individuais sem grande destaque, Toni chegou a Palermo no Verão de 2003 para disputar a Série B, contava já 26 anos de idade. A aposta revelar-se-ia um tremendo sucesso já que sagra-se o melhor marcador da competição com 30 golos, decisivos para a subida de escalão da formação rosanera. Na temporada seguinte confirma-se entre a elite do Calcio, marcando 21 golos, o que lhe vale a ida para Florença, a troco de 10 milhões de euros para a squadra siciliana.
A primeira temporada ao serviço da Fiorentina é um sucesso retumbante. Aponta 31 golos e conquista a Bota de Ouro, prémio concedido ao melhor goleador dos campeonatos europeus. Assegura a posição 9 na nazionale azzurra de Lippi, sagrando-se campeão mundial em Berlim. 2006/07 fica marcado pelos constantes e inúmeros rumores numa eventual saída para um gigante europeu. Coincidência ou não, a sua eficácia concretizadora diminui nitidamente, apontando apenas 16 golos, suficientes para o Bayern justificar a sua contratação por 11 M €.
39 golos é a estrondosa marca que alcança na primeira temporada em Munique. Vence a Bundesliga, a Taça da Alemanha e a Taça da Liga Alemã. Falha apenas a conquista da Taça UEFA, mas sagra-se o melhor marcador da competição e do campeonato germânico. 2008/09 representa o início do declínio do gigante italiano. Perseguido por problemas físicos, aponta apenas 18 golos, insuficientes para a conquista de qualquer título para o colosso bávaro.
A chegada de Van Gaal e a continuidade da ocorrência de lesões originam o seu empréstimo à Roma em Janeiro de 2010, numa clara tentativa de marcar presença no Mundial'2010 e de conquistar o scudetto. Ambos os objectivos são falhados. Rescinde amigavelmente o vínculo com o Bayern em Junho e assina no mês seguinte contrato válido com o Génova por duas temporadas. Não é feliz no Marassi. Apenas 3 golos na Série A em 6 meses precipitam a sua saída gratuita para Turim, onde terá, talvez, a última oportunidade de voltar a brilhar nos grandes palcos italianos.

Sem comentários: