sexta-feira, 31 de julho de 2009

Galácticos, mas pouco...

A Juventus venceu o Real Madrid por duas bolas a uma e está na final da Peace Cup! Tal como tem sido regra nos últimos anos, os bianconeri venceram os merengues, que com excepção de Cristiano Ronaldo mostraram muito pouco de galácticos...

Com Diego a contas com problemas musculares e Sissoko ainda em recuperação, Ferrara apostou em Giovinco para actuar como trequartista e colocou Tiago a médio interior esquerdo. Camoranesi e Felipe Melo completaram o meio-campo.
O versátil Salihamidzic voltou a alinhar na lateral esquerda com Cannavaro e Chiellini a formarem a dupla de centrais. Buffon na baliza e Grygera na direita fechavam a linha defensiva.
Na frente a dupla Del Piero-Amauri.
O Real Madrid ainda sem Casillas, Sergio Ramos e Kaká apresentou-se num esquema clássico de 4*4*2 com Ronaldo e Granero nas faixas. Raúl e Benzema formavam a dupla de ataque.

O jogo começou, praticamente com o golo da Juve logo ao 3º minuto. Pontapé livre na esquerda cobrado por Del Piero, a cruzar tenso para a área onde surgiu Cannavaro, sem oposição, a cabecear o esférico para o fundo das redes da baliza de Dudek.
O Real Madrid não acusou o tento e, aos poucos, empurrou a Juventus para o próprio meio-campo, com os bianconeri a recorrerem sistematicamente ao contra-ataque. Em dois desses lances Amauri surgiu solto na meia-esquerda e esteve perto de concretizar em ambas as situações. O saldo cifrou-se somente num remate ligeiramente ao lado e no corte de Metzelder sobre a linha de golo.
Entretanto, os merengues iam-se acercando com algum perigo da baliza de Buffon. Guti, Metzelder e Raúl colocaram o guardião bianconero à prova. Em nítido crescendo de forma, Ronaldo começava a colocar sérias dificuldades a Salihamidzic. Aos 33' tentou o remate, desviado em Cannavaro e aos 39' trabalho notável a isolar Raúl, derrubado por Chiellini. Penalty claríssimo que o craque português converteu com grande eficácia e tranquilidade.

Giovinco surgiu endiabrado no recomeço ao desenvolver uma excelente jogada individual cruzando com conta, peso e medida para a cabeça de Camoranesi, que desperdiçaria tamanho ensejo, permitindo a defesa apertada de Dudek para canto. Na sequência, Del Piero cruza ao primeiro poste onde surge de rompante Salihamidzic, antecipando-se a Benzema, cabeceando vitoriosamente para o 2-1!
Raúl ainda assustou Buffon pouco depois ao acertar no poste esquerdo, mas a Juventus foi a pouco e pouco ganhando consistência a meio-campo, segurando de forma tranquila a vantagem com grande destaque para Tiago e Camoranesi, autores de excelentes exibições.
Ronaldo tentava lutar contra a maré, travando um duelo faiscante com Salihamidzic. O bósnio provou mais uma vez que é excelente opção para actuar em qualquer posição das faixas laterais. Contudo, seria Tiago a rematar ao poste ao minuto 81, esfumando-se a melhor oportunidade para a Juve sentenciar de vez a partida.
Num último assomo de brio, os madrilenos esgotados fisicamente, dispuseram de duas óptimas ocasiões ao cair do pano. Primeiro foi Pepe, em posição privilegiada a cabecear para fora e depois Cristiano Ronaldo a embrulhar-se com Buffon na pequena área após saída defeituosa do guardião italiano.

Em jeito de desmancha prazeres a Juventus impediu o Real Madrid de marcar presença na final de um torneio que parecia ter sido organizado à sua medida. Destaque pela negativa para a péssima qualidade do relvado(?) do Sánchez Pizjuán, onde a areia predominava em relação à relva... A elevada temperatura que se fez sentir em Sevilha também foi forte handicap para os jogadores, mas apesar disso assistiu-se a um espectáculo bem razoável para início de temporada.

Além de Camoranesi e Tiago, já referenciados, boas indicações dadas também por Del Piero e Amauri. O capitão sempre com enorme cartel em Espanha, destacou-se não só nas duas assistências para golo como em vários lances de pura classe. Como reconhecimento enorme aplauso e ovação por parte do público no momento da sua substituição. O brasileiro manteve duelo aceso com Pepe, mostrou excelente forma física, esteve duas vezes próximo do golo e está na luta por um lugar no onze.

A final está marcada para domingo à noite frente aos ingleses do Aston Villa. Além do prestígio inerente à conquista do troféu está à espera do vencedor um prémio monetário no valor de 2 milhões de euros! Forza Juve!

Eis o vídeo com os highlights do clássico do futebol mundial:

Sem comentários: