domingo, 19 de outubro de 2008

Mais do mesmo...

A crise bianconera acentua-se com nova derrota na Série A, a segunda consecutiva, acrescida de cinco jogos sem vencer. Já se sabe de antemão o grau de dificuldade das partidas no San Paolo, ainda para mais com os partenopei em excelente forma e a Juve desfalcadíssima, o que não se estava propriamente à espera era mais uma tremenda prova da falta de categoria de Ranieri ao retirar Del Piero, um dos melhores bianconeri em campo, logo após sofrido o golo do empate para lançar De Ceglie, colocando-o na faixa esquerda do meio campo, passando Nedved para o centro, ficando a equipa com cinco médios, deixando Amauri sozinho na frente. Se a intenção foi poupar Del Piero tendo em vista a partida de 3ª feira da Champions e/ou segurar o resultado correu-lhe muito mal porque o Nápoles continuou melhor no jogo e acabou por marcar o segundo golo pouco depois, aproveitando mais um clamoroso erro defensivo sempre com Knezevic em destaque pela negativa, garantindo o triunfo no desafio. Em desespero de causa Ranieri lançou Giovinco a sete(!) minutos do final para o lugar do opaco Molinaro, mas já era tarde... Em declarações após o final da partida, Ranieri ainda tem o desplante de afirmar que a Juventus não está em crise! Se estar em 12º lugar a sete pontos do 1º classificado ao cabo de sete rodadas, sem vencer as últimas cinco partidas e praticando um futebol medíocre não é estar em crise, não vislumbro de momento outro adjectivo com que possa qualificar esta fase dos bianconeri... Para piorar ainda mais as coisas o administrador delegado, Jean-Claude Blanc reafirmou no final da partida o apoio ao técnico e que a Juventus deve manter-se unida...

Com 11 jogadores indisponíveis Ranieri viu-se obrigado a colocar Knezevic ao lado de Chiellini no centro da defesa. No meio campo Marchisio e Salihamidzic jogaram nos lugares normalmente ocupados por Sissoko e Camoranesi. Na frente a dupla Amauri-Del Piero. O Nápoles surgiu no seu já tradicional esquema de três defesas, cinco médios e dois avançados, com enorme destaque para duas jovens certezas do Calcio, o médio eslovaco Hamsik e o avançado argentino Lavezzi.

A Juve surgiu perigosa nas contra ofensivas orquestradas pela direita, nomeadamente por intermédio de Salihamidzic que aos 7' e 14' conseguiu ir à linha de fundo e assistir rasteiro para trás Poulsen e Nedved. O remate do dinamarquês foi desviado acabando Iezzo por negar o golo com uma defesa enorme, enquanto o do checo saiu desastroso por cima da trave. Aos 22' Amauri dá novo sinal de perigo ao cabecear rente ao poste após cruzamento de Del Piero.
O Nápoles apenas teve a primeira verdadeira chance de golo aos 26' na sequência de um cruzamento de Maggio para a marca de penalty, onde surgiu Hamsik a cabecear de cima para baixo para defesa apertada e a dois tempos de Manninger.

Aos 37' Del Piero tenta o golo num pontapé livre a cerca de 30-35 metros da baliza, através de um remate em arco, pleno de efeito, mas Iezzo muito atento desviou para canto.
Maggio estava em grande plano no corredor direito, Molinaro sentia grandes dificuldades em pará-lo e aos 59' o ala napolitano entrou em grande velocidade pela defesa bianconera, isola-se e já na cara de Manninger remata à figura do guardião austríaco! Grande chande para o Nápoles! A Juve responde de imediato aos 61' através de boa combinação entre Salihamidzic e Poulsen, o dinamarquês vai à linha de fundo e cruza para a antecipação de Amauri sobre Cannavaro, desviando para o fundo das redes de Iezzo! Estava feito o primeiro golo da noite e para a Juventus!

Mas, durou pouco a vantagem juventina, aos 64' ataque rápido de Maggio pela direita e cruzamento certeiro para Hamsik cabecear à vontade para o empate! Tremendo erro de marcação da defesa bianconera, em especial de Knezevic, completamente perdido em campo...
Pouco depois Ranieri procedia à polémica substituição de Del Piero por De Ceglie...
O Nápoles dominava a partida e dava a ideia que poderia mesmo vencer o desafio perante uma Juve cada vez mais remetida ao seu meio campo e sem ideias ofensivas, muito por culpa das saídas de Del Piero e Poulsen por lesão. O dinamarquês muito aguerrido e combativo terá feito a melhor exibição como juventino.

Aos 80' jogada de insistência do Nápoles pelo centro do terreno, Knezevic tem um corte suicida para o meio, mesmo direitinho para Lavezzi, que rapidamente se isolou, não tendo dificuldades em desfeitar Manninger! Estava feito o golo do triunfo dos partenopei!
Giovinco ainda tentou espicaçar um pouco o jogo bianconero, mas o melhor que conseguiu foi ganhar um pontapé livre sobre a meia direita aos 89', tendo cobrado o castigo para Chiellini cabecear forte, mas à figura de Iezzo.
No último minuto Denis teve ocasião soberba para aumentar a contagem, tentou um chapéu a Manninger, mas a bola saiu ao lado da baliza bianconera...


Pela madrugada, à chegada ao aeroporto de Turim, cerca de três dezenas de adeptos da Juventus, da claque Drughi Bianconeri, dirigiram-se pacificamente à comitiva juventina recém chegada através de uma declaração proferida por um desses elementos. Ranieri, Secco, Blanc, Nedved e Buffon escutaram atentamente as ideias dos tiffosi: "Achamos necessário um esclarecimento sem elevar o tom. É por isso que somos apenas um punhado de adeptos, este é o estilo 'Juve'. Nem a atitude de uma 'società' que num momento como este aumenta o preço dos bilhetes e coloca-nos problemas na coreografia nos impede de vir aqui reiterar o apoio à equipa e ao treinador porque há dois jogos fundamentais em vista [Real Madrid e Torino]. Queremos que os jogadores dignifiquem a camisola que vestem! Estamos cansados de ver uma equipa morta e desprovida de ideias em campo... Esta noite foi um espectáculo degradante. Nós pensamos que devemos começar a partir de Buffon e Nedved para remotivar o grupo e voltar a ganhar. 'Gigi' esteve em Nápoles [a despesas próprias] para apoiar a equipa, mesmo estando lesionado: é este o espírito de união entre a equipa que queremos ver..."

Sem comentários: