quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Vitória do talento e sofrimento!

A Juventus voltou finalmente às vitórias e logo frente ao poderoso Real Madrid numa exibição muito conseguida por parte da squadra bianconera onde a mistura de talento e sofrimento fez toda a diferença! Esperemos que seja efectivamente o ponto de viragem rumo aos bons resultados, a tal sapatada na crise tão necessária! Com este triunfo e o empate registado entre Zenit e BATE, a Juve tem tudo para se qualificar para os oitavos de final.

Os regressos de Legrottaglie e Sissoko eram previsíveis, surpreendente foi a titularidade de Marchionni na faixa direita do meio campo em detrimento de Salihamidzic. Giovinco permaneceu no banco de suplentes. O Real Madrid surgiu no papel com uma equipa muito ofensiva com o trio Higuain, Raul e Van Nistelrooy na frente, apoiados pela dupla holandesa Sneijder-Van der Vaart.
Mas, foi a Juve que entrou melhor no desafio, com o meio campo muito pressionante a empurrar os merengues para trás. E logo aos 5' Del Piero e Amauri conseguem uma triangulação rápida e objectiva, Alex solta-se de Cannavaro (regresso a Turim brindado com coro de assobios sempre que tocava no esférico...) e de primeira desfere um remate potente e em arco, bem ao seu estilo, com a bola a sobrevoar um Casillas estático, sem a mínima hipótese de impedir o vitorioso remate! Grande lance de Del Piero, golo simplesmente fantástico! Explosão de alegria num Olímpico esgotado!
A Juve continuou a impor o ritmo e a dominar a partida embora sem criar lances de apuro para Casillas. Sissoko e Nedved impunham-se claramente no meio campo, Del Piero e Amauri extremamente versáteis tentavam combinações ofensivas e o melhor que os madrilenos conseguiram foi aos 11' um bom remate de longe de Van der Vaart com o esférico a passar rente ao travessão da baliza de Manninger.
As lesões não largam a vecchia signora e aos 37' num lance banal e ao mesmo tempo invulgar, Marchisio é atingido por Sissoko(!) sendo obrigado a sair! Com Tiago, Zanetti e Poulsen lesionados não restava mais nenhum centrocampista disponível vendo-se Ranieri obrigado a improvisar, lançando Salihamidzic para a esquerda do meio campo, fazendo derivar Nedved para o centro, lugar em que se destacou no início de carreira.
Até final do primeiro tempo a toada do jogo não se alterou. Legrottaglie, ainda não totalmente recomposto dos problemas musculares, ficou no balneário por precaução, entrando Mellberg para o seu lugar.
O segundo tempo começou da melhor maneira para a Juve com a obtenção do segundo golo logo aos 4' por intermédio de Amauri. Pepe sai mal a jogar entregando a bola para Nedved, que não se fez rogado e cruzou de imediato para Amauri cabecear nas costas de Heinze. A bola caprichosamente bateu no pé de Heinze, desviando a sua trajectória, acabando por bater no poste e entrar na baliza de Casillas, que mais uma vez nada podia fazer!
Se o Real Madrid fosse uma equipa qualquer por certo teria sido a estocada final, mas não é e viu-se de imediato uma equipa transfigurada, assumindo o controlo total da partida e remetendo a Juventus para a sua grande área numa pressão sufocante! A troca de Higuain por Robben fez aumentar ainda mais o domínio merengue perante uma Juve de garra, que defendeu e lutou estoicamente! As chances sucediam-se, primeiro Sneijder tem um cruzamento perfeito para Van der Vaart, este completamente solto, beneficiando de tremenda falha de marcação do estático Mellberg, não consegue melhor que cabecear para fora perante um desamparado Manninger. Depois é Sneijder com dois remates fortes de meia distância, o primeiro bem parado por Manninger e o segundo a bater estrondosamente na base do poste da baliza do austríaco! O golo adivinhava-se e pouco depois na sequência de um cruzamento de Heinze e falha de marcação da defesa bianconera ao deixar sozinho Van Nistelrooy, este como exímio finalizador que é, não perdoou e cabeceou facilmente para o 1-2.
Faltava ainda muito para jogar e pensou-se que não tardaria a reviravolta madrilena! Puro engano! Com muita entreajuda, bastante sofrimento e um espírito de sacrifício notável os jogadores da Juve continuaram a lutar por cada posse de bola de forma impressionante, começaram a cortar as linhas de passe aos jogadores merengues e a pressão asfixiante acabou paulatinamente por se ir esbatendo a pouco e pouco. Ranieri desta vez esteve bem na substituição acabando por fazer entrar o veloz e rápido Iaquinta para o último quarto de hora no lugar do esgotado Amauri, que tal como Del Piero, defendeu que nem um leão, ajudando e muito na batalha de meio campo!

"Vocês estão na nossa alma, imensa e única", era a mensagem colocada numa faixa enorme na Curva Sud do Olímpico, testemunhando assim o apoio dos tiffosi a uma equipa que está a passar por grandes dificuldades na competição doméstica. A mensagem foi particularmente sentida quando o estádio guardou um minuto de silêncio em memória das duas pessoas (de um grupo de adeptos da Juve de Neuchatel e outras localidades suíças) que perderam a vida num acidente de viação no Norte de Itália, que teve ainda 26 feridos, quando viajavam rumo a Turim para assistirem à partida.

Sem comentários: