sábado, 19 de setembro de 2009

Buffon segura triunfo!

A Juve continua imparável na liderança da Série A após vencer o Livorno por duas bolas a zero, conseguindo assim o quarto triunfo em outros tantos desafios. Não se pense que a vitória foi fácil, o Livorno deu uma excelente réplica, não fosse a fantástica exibição de Buffon e o resultado teria sido bem diferente...

Com o plantel dizimado por lesões, Ciro Ferrara viu-se obrigado a efectuar várias alterações no onze inicial. Sem Diego, Felipe Melo, Sissoko, Tiago e Salihamidzic no meio-campo sobravam Poulsen, Marchisio, Camoranesi e Giovinco que formaram o sector intermediário. Amauri foi poupado, surgindo Trezeguet como titular, ao lado de Iaquinta. Na defesa, regressaram Grygera e Chiellini, mantendo-se Legrottaglie e Grosso no onze.
Quanto ao Livorno surgiu com um esquema táctico idêntico ao da vecchia signora, destacando-se a dupla atacante formada por Tavano e Lucarelli.

A chuva e o relvado escorregadio não foram obstáculos para os atletas que se lançaram na partida a um ritmo verdadeiramente alucinante com o Livorno a mostrar que não vinha a Turim para jogar à retranca, mas sim para discutir o jogo olhos nos olhos com os bianconeri.
Logo no primeiro minuto coube a Giovinco o remate inaugural da partida, de pé esquerdo, mas ao lado da baliza de De Lucia. Os amaranti não tardaram a reagir, aos 4' Lucarelli aparece em boa posição na área bianconera, dispara, o remate é interceptado por Chiellini, o ressalto é favorável a Tavano, que surge na cara de Buffon, tenta picar a bola por cima do guardião juventino, que responde de forma decidida, impedindo o golo!
O ritmo continua extremamente vivo e aos 7' é Camoranesi que dispara de longe, de pé esquerdo, levando a bola a passar rente ao poste da baliza do Livorno. No minuto seguinte, novamente Camoranesi em destaque, a cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Iaquinta que, mesmo emparedado entre os centrais, consegue cabecear vitoriosamente para o fundo das redes! Estava feito o primeiro da noite!
O Livorno não acusa o tento sofrido e reage de imediato. Pulzetti aparece com espaço na direita, remata, a bola desvia a trajectória em Legrottaglie, obrigando Buffon a defender para canto. Aos 25' é Candreva a rematar cruzado, levando a bola a passar com muito perigo perto do poste direito da baliza de Buffon. A Juve mantém agora uma toada mais de contenção, acabando por marcar o segundo golo à passagem da meia-hora. Camoranesi assiste de forma esplendorosa Marchisio que, com grande classe e tranquilidade, bate inapelavelmente De Lucia! Excelente execução do médio bianconero!
O Livorno não estava pelos ajustes e ficou novamente muito próximo do golo ao minuto 33. Lucarelli aparece isolado entre os centrais, valendo a magnífica intervenção de Buffon. Na sequência do lance, pontapé de canto, Tavano a disparar forte para mais uma excelente parada de Buffon!
A Juve sacode a pressão e em cima do intervalo livre de Giovinco na direita, com Iaquinta na linha da pequena área a disparar à figura do guardião contrário!

Ao intervalo entrada do veterano Filippini no lugar de Mozart. Continuam os lances de perigo na área bianconera. Ao 6º minuto é o recém-entrado Filippini a tentar o chapéu a Buffon, mas o guarda-redes bianconero responde com uma estirada categórica, impedindo a assistência para Lucarelli.
O ritmo de jogo na segunda metade é bem mais pausado do que na metade inicial, com a Juve a tentar controlar as operações a meio-campo, não surpreendendo a troca de De Ceglie por Giovinco aos 60'. No minuto seguinte ressalto em De Ceglie, beneficiando Trezeguet, que dispara de primeira, ao poste da baliza amaranta!
Danlievicius substitui Lucarelli e mostra-se de imediato perigoso, ao cabecear em excelente posição, valendo mais uma vez à Juventus a excelente intervenção de Buffon, em noite simplesmente estratosférica!
Marrone entra no lugar de Camoranesi e pouco depois Marchisio cruza para Trezeguet disparar de primeira, falhando um golo praticamente certo! Exibição opaca do franco-argentino. Perto do fim é Iaquinta a desperdiçar ocasião flagrante, ao cabecear fraco e à figura de De Lucia.
Mostrando grande dignidade e profissionalismo, o Livorno nunca desistiu de alcançar o golo de honra, com Candreva a rematar de longe para a enésima defesa de categoria de Buffon. Sobre o apito final é Danlievicius a arrancar um potente remate de sinistro, em arco, levando a bola a milímetros do poste direito da baliza de Buffon. Desta vez il portiere campeão do mundo nada podia fazer...

Boa vitória da Juventus, perante um adversário combativo e lutador, que valorizou bastante o triunfo bianconero. Buffon foi o melhor em campo o que diz bastante sobre a qualidade da réplica da equipa toscana.
A seguir o vídeo com os principais momentos do desafio do Olímpico:

Sem comentários: