quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Final emocionante e polémico

O Génova quebrou a série vitoriosa da Juventus ao impor uma igualdade a duas bolas no Marassi. Os bianconeri mantém-se assim na liderança da Serie A, agora em igualdade com o arqui-rival Inter.
Apesar da perda de dois pontos, a vecchia signora sai reforçada moralmente, após conseguir impor o seu jogo num terreno tremendamente difícil, perante uma equipa rossoblù apostada em lutar pelos primeiros lugares. A Juve pode ainda queixar-se da arbitragem, visto que foi anulado um golo legal a Iaquinta, imediatamente antes do segundo tento do Génova...

Não contente com o rendimento de Giovinco nas últimas duas partidas, Ferrara optou por reforçar o meio-campo com Poulsen e Felipe Melo na zona central, colocando Camoranesi e Marchisio sobre as faixas, num regresso ao clássico 4*4*2.
Quanto a Gasperini manteve o seu tradicional 3*4*3 com Floccari como homem mais avançado.

O desafio principiou algo confuso, com ambas as equipas a tentarem impor o seu jogo a meio-campo, sem grandes resultados. Marchisio deu aos 6' o primeiro safanão no encontro ao driblar Rossi, arranca de forma decidida pela esquerda e cruza rasteiro para a entrada da área, Camoranesi simula, deixando a bola à mercê de Iaquinta, que não se fez rogado, rematando de primeira, forte e cruzado, para o fundo das redes de Amelia! Fantástica jogada da Juventus! Melhor início seria difícil para os juventini!
O Génova mostra uma boa capacidade de reacção, mas a Juve continua a controlar a partida, denotando uma excelente capacidade de pressing a meio-campo. Amauri destaca-se ao tentar o golo em três situações, mas a inspiração esteve longe de ser a melhor enquanto Buffon foi um mero espectador do jogo até à passagem da meia-hora. É então que na sequência de uma rápida descida pelo corredor esquerdo, Sculli cruza para junto da marca de penalty onde Mesto consegue subir mais alto que Grosso e desfere um forte cabeceamento sem hipóteses para Buffon.
A Juve não sente o golo sofrido, continuando por cima na partida, embora sem criar mais situações de perigo até ao intervalo.

No recomeço surge Crespo no lugar do opaco Floccari. Ainda e sempre a Juventus melhor na partida, apesar da excelente réplica da formação da casa. Aos 8', Marchisio, com grande trabalho individual sobre Rossi, flecte para a área, mas o remate sai fraco e à figura de Amelia. No minuto seguinte, novamente Marchisio em grande plano, com um passe fantástico a isolar Iaquinta, que não consegue superar o guardião rossoblù. Imparável o jovem Marchisio, há muito que deixou de ser apenas uma revelação, é sim uma excelente confirmação!
O encontro vai prosseguindo na mesma toada e em boa ritmo. Gasperini lança Sokratis e Kharja e aos 76' está perto de passar para a frente do marcador. Sculli tem uma boa iniciativa da esquerda para o centro, até desferir um remate potente, apenas parado por óptima intervenção de Buffon. Pouco depois o caso do jogo! Grosso cobra um pontapé livre na esquerda, cruzando ao segundo poste, onde surge, em posição completamente legal, Iaquinta a cabecear vitoriosamente para o golo! Inexplicavelmente, o árbitro assistente Papi invalidou o lance...
No minuto seguinte, triangulação entre Mesto e Rossi na direita, com o extremo a centrar ao primeiro poste para a entrada fulgurante de Crespo para o 2-1! Cabeceamento fortíssimo do avançado argentino, antecipando-se a Legrottaglie, batendo inapelavelmente Buffon!
Para piorar ainda mais o cenário, Marchisio saiu lesionado na sequência do lance, dando o seu lugar a Giovinco. Pouco depois é Trezeguet a substituir o apagado Amauri. Exibição bastante pobre do brasileiro que não marca golos em partidas oficiais desde Fevereiro...
A Juve parte então para os minutos finais com uma garra e crença inabaláveis! É notória a confiança dos jogadores em como podem reverter o resultado negativo. Chiellini marca aos 84', mas o golo é anulado por fora de jogo de Trezeguet. Os bianconeri carregam e dois minutos depois chegam ao merecido empate! Livre de Grosso, novamente largo ao segundo poste, com Chiellini a assistir primorosamente Trezeguet, que se limitou a estar no sítio certo e a encostar para o fundo da baliza de Amelia!

A partida terminou pouco depois, ficando no ar um duplo sentimento aos bianconeri: frustração, pelo golo injustamente invalidado e por terem dominado a maior parte do encontro; confiança no futuro, pela qualidade evidenciada num campo extremamente complicado e pelas significativas ausências (Del Piero, Diego, Sissoko, Cannavaro e Tiago).

Eis o vídeo com os highlights da partida:

Sem comentários: