domingo, 27 de setembro de 2009

Que ingenuidade!

A Juventus deixou escapar por entre os dedos a liderança isolada da Série A ao ceder uma igualdade a uma bola perante o Bolonha nos instantes finais do desafio... Quando tudo se conjugava para a ascensão ao primeiro lugar da tabela, algo que não acontece desde Maio de 2006, tremenda desatenção colectiva originou o golo do empate da equipa visitante e a queda da Juve para segunda na classificação, atrás da surpreendente Sampdoria.

Algumas alterações no onze bianconero relativamente à partida de Génova. Ciro Ferrara entendeu poupar Iaquinta, Grygera e Grosso para o jogo de Munique, fazendo entrar Trezeguet, Zebina e Molinaro para os respectivos lugares. Também apresentou o meio-campo mais ofensivo e de volta ao seu esquema favorito, regressando Diego em detrimento de Poulsen.
Quanto ao Bolonha surgiu num clássico 4*4*2 com a dupla de ataque a ser formada por dois antigos juventini, Di Vaio e Zalayeta.

A Juventus entrou com a disposição de resolver a partida a seu favor o mais rapidamente possível, de modo a poupar esforços para o difícil desafio frente ao Bayern, na próxima 4ª feira. Camoranesi e Diego pautavam o jogo a meio-campo, tentando criar situações de perigo. Amauri dá o mote aos 12', mas é Trezeguet, no minuto seguinte, que desfruta da primeira verdadeira chance do encontro. Lançamento longo de Camoranesi para a desmarcação do bomber francês, disparando na passada, proporcionando defesa apertada a Viviano. Pouco depois, novamente Trezeguet, desta vez a desviar para fora, em boa posição, após centro rasteiro ao primeiro poste de Zebina.
A Juve tentava por todos os meios quebrar a forte barreira defensiva do Bolonha, variando os flancos e aumentando o ritmo de jogo. A pressão acabou por ser compensada ao minuto 25' na sequência de uma óptima iniciativa individual de Zebina. O lateral francês consegue irromper na área, rematando forte com a bola a desviar em Britos, ressaltando em seguida no guarda-redes Viviano e sobrando para o oportuno Trezeguet, que encostou para o fundo das redes! Está de volta o killer instinct de Trezegol!
O Bolonha reage de imediato com Di Vaio a rematar ao lado após lance de contra-ataque. O jogo segue a ritmo veloz e a Juve responde com Amauri a servir Diego, que não consegue rodar para o golo devido à acção de dois defesas contrários.
No último quarto de hora da primeira parte assiste-se a um maior equilíbrio, com o Bolonha a conseguir chegar à área de Buffon, acabando por marcar em cima do intervalo, num desvio para a própria baliza de Chiellini. O lance seria anulado e bem por Russo já que Guana se encontrava em fora-de-jogo, influenciando a acção do defesa bianconero.

O segundo tempo começa sem alterações e sem grandes situações de perigo. Perto da hora de jogo Diego é substituído por Giovinco, numa tentativa de Ferrara preservar a condição física do fantasista brasileiro, ausente nas últimas duas semanas. La formica atomica entra de imediato em acção ao servir no corredor central Felipe Melo, que dispara uma bomba para defesa de recurso de Viviano.
O Bolonha torna-se mais ofensivo e perigoso com a entrada de Osvaldo no lugar de Vigiani, perante uma Juve expectante e apostada em controlar o andamento do desafio. Di Vaio consegue escapar pela meia-direita ao minuto 63', mas finaliza de forma deficiente, sem problemas para Buffon. Dois minutos depois, novamente Di Vaio a fugir à marcação da defensiva bianconera, contorna Buffon e dispara para a baliza, valendo o corte espectacular de Chiellini com a cabeça, já perto do risco de golo!
O Bolonha acreditava e aos 72' Tedesco remata de longe para excelente estirada de Buffon. Na recarga, o recém-entrado Adailton, em óptima posição, dispara por cima do travessão para felicidade da Juventus, que cada vez mais se colocava a jeito...
Giovinco sacode a pressão no lance seguinte ao tentar o remate, mas é ainda a equipa visitante a mostrar-se mais perigosa com Guana a rematar rasteiro, rente ao poste da baliza de Buffon.
Del Piero faz a sua estreia stagionale ao entrar para o lugar de Amauri a pouco mais de cinco minutos do final da partida. É o jogo número 400 para Alex na Série A. E poderia ter sido uma estreia em grande caso Camoranesi tivesse aproveitado da melhor forma o desvio de cabeça de Del Piero para trás, na sequência de um pontapé livre cobrado na esquerda por Giovinco. A finalização do italo-argentino esbarraria estrondosamente no poste da baliza de Viviano!
E como quem não marca sofre, foi o Bolonha a chegar ao golo já para lá dos 90', quando nas hostes juventini já se festejava a subida ao topo do campeonato. Falta de concentração colectiva na origem do tento adversário. Adailton surge completamente sozinho ao segundo poste após cruzamento largo vindo da esquerda, não tendo grandes dificuldades em desviar para a baliza, perante o desamparado Buffon!

Tremendo balde de água fria no Olímpico! Penalização justa para uma vecchia signora, que quase adormeceu na segunda parte, permitindo a reacção do Bolonha, que se empolgou e acabou por chegar merecidamente ao empate, beneficiando da ingenuidade da Juve, que para além de não ter conseguido matar o jogo, pouco fez por isso durante o segundo tempo!...

A seguir o vídeo com os melhores momentos da partida:

Sem comentários: