quarta-feira, 30 de setembro de 2009

'Juve' guerreira segura empate precioso

Grande espectáculo no Allianz Arena de Munique! No reencontro entre dois gigantes do futebol europeu, Bayern e Juve não defraudaram as expectativas, disputando uma partida intensa, jogada a um ritmo frenético, em especial na primeira parte.
Faltaram apenas os golos, apesar de ambas as equipas terem desperdiçado vários ensejos. Com esta igualdade a Juve mantém-se na corrida ao apuramento, embora tenha quase imperiosamente que sair vencedora da dupla jornada com o Maccabi Haifa.


Como se esperava, Ferrara fez reentrar no onze os jogadores que havia poupado perante o Bolonha: Grygera, Grosso e Iaquinta. Mais surpreendentes foram as apostas iniciais em Diego e em especial de Trezeguet, em detrimento de Amauri, a passar por uma fase complicada no que toca à finalização.
Van Gaal armou a equipa de forma a privilegiar o ataque pelos flancos onde possui dois dos melhores extremos da actualidade: Ribéry e Robben. Klose foi o homem mais adiantado, contando com o apoio da jovem revelação Müller.

O Bayern entrou bastante forte na partida, empurrando a Juve para o seu último reduto. Camoranesi e Marchisio jogavam bastante recuados, apoiando fortemente os defesas laterais, de modo a tentar impedir as arrancadas de Ribéry e Robben. Muito bem visto por Ferrara, o principal perigo dos bávaros vinha mesmo dos seus extremos.
Apesar dessa preocupação especial por parte dos bianconeri, Robben tem um óptimo lance individual sobre Grosso e Marchisio, logo aos 4', assistindo de forma primorosa Müller, que não conseguiu desfeitear Buffon, rematando rente ao poste.
A Juve tenta sacudir a pressão, apostando num futebol rendilhado e técnico dos seus centrocampistas. Diego e Camoranesi conseguiram segurar bastante jogo, fazendo avançar a equipa em vários momentos de enorme pressão. O problema foi mesmo a debilidade técnica individual da dupla atacante, que conseguiu apenas por escassas vezes manter a posse de bola, não deixando assim a linha defensiva respirar do forte pressing bávaro tanto quanto o desejável.
Diego, bastante assobiado no regresso aos relvados germânicos, tentou o remate de longe por duas vezes, 18' e 19', mas sem grande sucesso. Na resposta, o grande momento da partida. Arrancada notável de Ribéry pela esquerda, a iludir de forma fantástica Grygera e Chiellini, a passar por entre os dois e à saída de Buffon, a picar-lhe a bola, fazendo a mesma raspar sobre o travessão! Jogada estratosférica do gaulês! Felizmente para a Juve não foi golo, um lance simplesmente genial de Ribéry a deixar o Arena estarrecido!
O jogo prosseguia a um ritmo avassalador, sempre com o Bayern a mostrar um futebol ultra-dinâmico, perante uma Juve confiante na defesa e a conseguir responder de forma positiva ao maior domínio patenteado pela equipa da casa.
Aos 23', Lahm tem uma investida veloz pelo corredor direito, cruzando para Klose, que falha de forma escandalosa o cabeceamento, para alívio dos bianconeri. Seis minutos depois, Diego perde uma bola junto à área adversária. De imediato, é lançado o contra-ataque, rapidíssimo, conduzido por Robben e Müller, valendo o corte fantástico de Diego, numa não menos fantástica recuperação defensiva do fantasista brasileiro! O pontapé de canto não dá em nada, mas na sequência, cruzamento longo de Lahm para cabeçada forte de Klose rente ao travessão da baliza de Buffon.
Minuto 33, boa jogada envolvente e em progressão do meio-campo bianconero, com Camoranesi a libertar-se da marcação à entrada da área e a disparar colocado para excelente defesa de Butt! Na resposta, canto de Robben e Klose a ficar por duas vezes muito próximo do golo! Primeiro, a cabecear forte para corte de Trezeguet, também com a cabeça. Chiellini completa o alívio, mas a bola entra novamente na órbita de Klose, que remata forte, de primeira, para defesa apertada de Buffon para canto! Mais um pontapé de canto para Robben, desta vez com Schweinsteiger a cabecear para fora, apesar da precária saída de Buffon.
Camoranesi via-se e desejava-se para travar o supersónico Ribéry. Depois de uma sequência de faltas acabou naturalmente por ver o cartão amarelo aos 37'. Perto do intervalo é Robben a sair lesionado, com problemas no joelho direito. Para o seu lugar e posição entraria Olic.

Eis o vídeo com os principais lances do diabólico primeiro tempo:


Mantém-se a toada da partida no recomeço, embora se comece a notar aos poucos a supremacia das defesas perante os ataques, sendo cada vez mais escassas as oportunidades de golo. Apesar do ritmo vivo, registam-se apenas algumas ameaças de parte a parte até aos 60 minutos, com excepção de um lance de contra-ataque conduzido na esquerda por Ribéry, a solicitar a finalização de Klose à entrada da pequena área. Contudo, o avançado germânico falharia de forma escandalosa o desvio para felicidade juventina!
Diego é então substituído por Poulsen. Apesar de não ter brilhado, há que reconhecer o trabalho em prol do colectivo do brasileiro, numa excelente actuação em termos tácticos. Caso tivesse na plenitude da condição física, certamente teria sido um perigo à solta no Arena, tal como foi muita vezes ao serviço do Bremen...
Curiosamente ou não, a partir da saída de Diego o ritmo de jogo foi caindo gradualmente, com ambas as equipas a arriscarem cada vez menos, parecendo satisfeitas com o resultado.
Aos 65' erro de Van Buyten ao perder a posse de bola em zona proibida para Iaquinta que, tentou o remate de imediato, não reparando na posição extremamente vantajosa de Trezeguet. A bola sairia bastante por cima da trave, sem perigo para Butt.
A cerca de um quarto de hora do final entram Gómez e Amauri para os lugares de Klose e Trezeguet. Tentativa coincidente dos treinadores em refrescar a frente de ataque. Mas é Iaquinta a desfrutar da última grande chance de golo do encontro ao minuto 81, rodando de forma primorosa sobre Badstuber, com o remate a sair pertíssimo do poste esquerdo da baliza do Bayern! Butt fez menção de estar a controlar a trajectória da bola, mas a verdade é que se esta sai um pouco mais para dentro não teria hipóteses de defesa...

Excelente jogo de futebol, extremamente bem disputado em termos tácticos, vibrante durante o primeiro tempo, acabando naturalmente por terminar numa igualdade, pese a ligeira supremacia dos bávaros.
A Série A regressa no domingo com uma difícil deslocação da Juventus a Palermo.

A seguir o vídeo com os highlights do segundo tempo e as declarações de Ferrara no final do encontro:

Sem comentários: