domingo, 15 de novembro de 2009

100 internacionalizações para Buffon

Gigi Buffon alcançou a 100ª internacionalização por Itália sem sofrer qualquer golo diante da Holanda numa partida amigável disputada em Pescara. Recorde-se que o actual portiere bianconero estreou-se com apenas 19 anos de idade pela selecção italiana, mais propriamente a 29 de Outubro de 1997 em Moscovo, frente à Rússia, num encontro do play-off de acesso ao Mundial'98, competição onde marcaria presença, embora ainda como suplente.
A partir daí tornou-se titular indiscutível da squadra azzurra, falhando apenas a fase final do Euro'2000 devido a lesão. Em 2006 recebeu o Prémio Yashin para melhor guardião dessa edição do campeonato do mundo. É o quarto jogador italiano com mais presenças na selecção, batido apenas por Cannavaro, Maldini e Zoff.

Os azzurri também não conseguiram marcar diante da selecção laranja, terminando o encontro num insípido nulo. Chiellini, Cannavaro, Grosso e Camoranesi também estiveram entre os eleitos de Lippi para o onze titular, assim como Palladino, jogador do Génova, mas de quem a Juve ainda detém metade do passe. Criscito, em situação contratual idêntica à de Palladino, entrou nos instantes finais para o lugar de Grosso.

Tiago e Cáceres estiveram em acção com as respectivas equipas nacionais nos encontros da 1ª mão do play-off de acesso ao Mundial. Portugal e Uruguai venceram por 1-0 as formações da Bósnia-Herzegovina e da Costa Rica estando no bom caminho rumo à África do Sul.

Felipe Melo esteve em destaque na vitória do Brasil sobre a Inglaterra por uma bola a zero, enquanto Poulsen marcou presença no nulo entre Dinamarca e Coreia do Sul.

2 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Me recordo muito bem da estréia de Buffon na 'Azzurra', na gélida Rússia (na ocasião, temia piamente que a Itália não conseguisse ir à Copa).
E Portugal, acabou ficando apertado o 1 x 0 sobre a Bósnia, não?
Abraços,

João Caniço disse...

Também me recordo bem dessa partida, Rodolfo. Estava em casa de um amigo a estudar Matemática, quando nos lembrámos do jogo. Ele tinha uma antena parabólica que apanhava vários canais alemães e lá vimos num deles a estreia de Buffon na 'nazionale', num jogo extremamente difícil para os 'azzurri' que terminou empatado a uma bola.
Portugal fez uma exibição sofrível e bastante intermitente, acabando por ter a 'estrelinha' do encontro graças a três bolas nos ferros enviadas pelos bósnios... Vai ser muito complicado na próxima 4ª feira...
Abraços