sábado, 28 de novembro de 2009

Flops brasileiros?

Após a derrota e exibição menos conseguida perante o Bordéus, intensificaram-se um pouco por toda a imprensa italiana os ataques a Amauri, Diego e Felipe Melo catalogados como réus pelo momento negativo vivido na vecchia signora.
Concordo em absoluto sobre as críticas ao rendimento bastante aquém do esperado demonstrado pelo trio brasileiro. Não convém esquecer que a soma total das aquisições dos seus passes por parte da Juve ascendeu a um valor próximo dos 72 milhões de euros e como tal esperar-se-ia um desempenho bastante mais conseguido, atendendo não apenas à responsabilidade por tão elevados montantes, como pela própria qualidade patenteada pelos atletas em questão nos emblemas que representaram imediatamente antes de se vincularem à Juventus.
Não posso é estar de acordo com o rótulo de bodes expiatórios imposto pela parcial e volátil imprensa transalpina. Acredito nos valores de uma equipa, da importância do colectivo e quando se perde a responsabilidade é de todos e não apenas de alguns!

Analisando em pormenor, diria que o caso de Felipe Melo é o mais preocupante. Preferido em relação a D'Agostino - algo que na altura me fez muita confusão - e adquirido por um valor extremamente elevado para um médio defensivo, tem-se revelado um fiasco completo, assinando exibições negativas umas atrás das outras, complementadas com erros crassos que originaram a perda directa de pontos, situações pouco honrosas para um titular indiscutível da selecção brasileira. As fífias monumentais diante do Palermo e Bolonha são sintomáticas disso mesmo.

Amauri nunca foi um goleador nato, mas deu provas de qualidade no Palermo, o que lhe valeu o ingresso na Juventus, tendo realizado um bom arranque como bianconero na temporada passada. A polémica da naturalização aliada a uma arreliadora lesão fizeram com que perdesse a titularidade para Iaquinta e estivesse mais de 7 meses sem apontar um único golo. Passou por uma boa fase em Outubro, mas a expulsão frente ao Nápoles voltou a levá-lo a um marasmo exibicional neste mês de Novembro, com o ponto mais baixo na última partida, não apenas em termos ofensivos, como na maneira infantil como foi batido no lance do primeiro golo do Bordéus.

As expectativas em torno de Diego eram tremendamente elevadas e não tardaram a ser confirmadas no autêntico recital de futebol que o trequartista exibiu diante da Roma. No entanto, logo no jogo seguinte diante da Lazio sofreu uma lesão muscular e quando regressou não voltou a atingir o mesmo nível, embora não tenha estado tão mal quanto isso. O problema de Diego poderá ser em boa parte de adaptação e assimilação ao estatuto de médio criativo e jogador decisivo no esquema da Juventus, algo a que Zidane, Nedved e o próprio Platini não conseguiram fugir durante os primeiros tempos em que envergaram a maglia bianconera.

Conclui-se que a Juventus apostou forte na contratação do trio brasileiro de forma a dar o tão propalado salto de qualidade. A verdade é que as actuações não têm correspondido às expectativas e espera-se vivamente que consigam inverter essa tendência, já nas próximas e decisivas partidas.

7 comentários:

Igor disse...

Claramente estão a ser bodes espiatórios, porque não é apenas nesses três que se vê uma grande falta de qualidade.

Cannavaro nunca seria titular da juve, naquela condição fisica deploravel. O maldini jogou até aos 40, mas nunca se exibiu àquele nivel.

O grosso.... francamente, defesa esquedo, é um autentico buraco. Pelo menos o molinaro pode não ser grande espada a atacar, mas dá conta do recado a defender.

Poulsen.... nem vale a pena comentar!

Grygera. Era muito bom para ser o suplente de um lateral direito à séria.

Trezeguet... como já disse no teu blog várias vezes, devia ter sido vendido à dois anos atrás.

Salihamizic?? Quantos jogos já o viram? O andrade foi despachado, ele continua na sala de trofeus.

Mais uma vez vou voltar à minha luta desde o 1º ano que a juve voltou à série A. Alessio Secco não tem capacida para tomar os destinos da Juve, e mais um ano que vamos passar completamente ao lado do crescimento que a Juve precisa.

Espero estar enganado, mas vamos ter mais uma época complicada para os lados de turim.


Já para não falar que o Ferrara, em Dezembro, continua às voltas com o esquema tactico. É verdade que as lesões não tem ajudado, mas cada jogo altera o esquema.

João Caniço disse...

Igor, muito pertinentes as tuas considerações. De facto, estou praticamente em total acordo contigo. Poderia acrescentar ainda os nomes de Zebina e Molinaro entre o rol que referes como menos capacitados para representar a Juventus.
Certamente, estaríamos todos à espera que Cannavaro e Grosso, titulares da 'squadra azzurra' tivessem um rendimento coerente para com essa condição e estatuto. Apesar de tudo, não estou a desgostar da temporada de Poulsen, está bem melhor do que no ano passado. A análise certíssima que fazes sobre a condição física do Salihamidzic também é plenamente válida para o Zebina, com a agravante que o francês está na 'Juve' desde 2004...
Sobre o Alessio Secco é um facto indementível que a maior parte das contratações que efectuou saíram furadas ou perto disso. Se tal não melhorasse até final da temporada, refiro-me concretamente ao mercado de Janeiro, seria de bom tom pensar seriamente na contratação de um novo director desportivo.
Abraços

Michel Costa disse...

Acho que o problema do Felipe Melo é muito mais mental do que técnico, JP. Mas a verdade é que seu atual futebol também vem preocupando quem o vê como titular da Seleção Brasileira.
Ferrara e Dunga deveriam conversar com ele e sugerir que um jogador de sua posição deve optar por jogadas mais seguras, deixando os lances arriscados para Diego ou Del Piero.
Por aqui, costumam dizer que o fato do Brasil ter Gilberto Silva atrás de Felipe, dá mais segurança para o bianconero tentar algo mais ousado ao sair para o jogo.
Na Juventus, se ele ficar como a ponta mais recuada de um losango, pode complicar bastante.

Abraço.

João Caniço disse...

Michel, conforme o andamento dos jogos tendo a concordar com a tua opinião.
Realmente, Felipe Melo tem sido bastante displicente em várias saídas de bola da zona defensiva, o que tem criado bastantes problemas à equipa. Contudo, com o provável regresso ao 4*3*1*2, não estou a ver Felipe Melo a dar garantias como médio-interior. Fiquei com a ideia e penso que quase toda a gente ficou que o brasileiro foi contratado para a posição 6, médio defensivo. Agora, passa-se a ideia que afinal não possui argumentos para a posição, leva-me a concluir que está a ser mais uma aquisição falhada da Juventus. Tomara que comece a demonstrar o quanto antes as razões da sua vinda para Turim.
Abraços

Bruno disse...

O problema da Juve é a defesa! Molinaro, Poulsen, Zebina e Cáceres não são jogadores com qualidade suficiente para figurar na prima squadra bianconera. Grosso é um bom lateral no ataque, realiza bons cruzamentos (o que é importante para um time que tem pontas-de-lança altos e fortes, bons no jogo aéreo, como Amauri, Iaquinta e Trezeguet), mas sua parte defensiva é sofrível. Cabe a Ferrara encontrar algúem para marcar do lado esquerdo quando ele for à linha(talvez Marchisio). Do lado direito eis o grande mal. Cannavaro não é mais o mesmo, e a equipe não tem lateral direito. Precisa-se de um zagueiro e de um defesa destro. Especula-se Rafinha(Schalke 04),Zuñiga(Napoli, em troca com Molinaro) ou Marco Motta(de meu agrado). Corluka, Zabaleta e Sagna são mais difíceis. Outra boa contratação seria um avançado rápido, habilidoso, que jogue pelas pontas mas que também faça gols, uma opção à força física de Amauri e Iaquinta. Os nomes veiculados, como Dzeko(alternativa à uma possível sáida de Amauri para a Inglaterra) e Mbokani, são jogadores do estilo que a Juve já possui. Benzema é muita especulação e a troca Toni-Diego só pode ser uma piada.

Bruno disse...

Sobre os brasileiros: Amauri é um goleador, que depende muito das oportunidades criadas para ele. Iaquinta tem mais recursos técnicos, mas Amauri também tem qualidades de goleador. E ele até que busca o jogo, sai da área para abrir espaços, não fica apenas parado entre os zagueiros esperando a bola chegar.

Felipe Melo tem um sério problema de temperamento. Além disso, deve jogar com outro médio defensivo na proteção à zaga, com ele a sair mais para o ataque. No Flamengo chegou a jogar de médio ofensivo e no Cruzeiro nunca jogou na posição 6. Ainda assim, o peço pago por ele foi um exagero. Pode ser a decepção em comparação às espectativas criadas e grana gasta.

Diego: um capítulo à parte. Surgiu muito jovem, queimou-se no Santos antes de sua saída e na seleção pré-olímpica de 2004. No Porto, ainda imaturo, não se adaptou. Após grande sucesso no Werder Bremen, chega à Juventus com o peso da aposentadoria de Nedved(e a própria venda de Kaká clama um no novo trequartista no Calcio). Apenas 24 anos. As grandes apresentações nas 2 primeiras jornadas aumentaram ainda a espectativa. Mas a adaptação não vai ser tão rápida assim. Diferente de Kaká,que corre com a bola, Diego é um meia ofensivo fraco fisicamente, que para e pensa o jogo. Não terá tempo nem espaço para isso na Itália(vide que muitos jogadores na bota dessa posição são adiantados ou recuados). Achar seu posicionamento e forma de jogar vai demorar. Aí Ferrara tem sido inteligente, em não mudá-lo de posição mesmo com a mudança de esquema. Porém, isso tende a concentrar o jogo em Diego, o que torna o time fácil de marcar(o 4-2-3-1 dimunuía isso, mas Del Piero não joga nesse sistema, não tem mais velocidade para fazer o flanco esquerdo). Resumindo, têm sido um começo de temporada razoável à bom de Diego, dada às circunstâncias. Mas o time não pode depender dele.


Outras especulações:
- Mahamadou Diarra: bom jogador, mas não é o que a Juve precisa agora. Se vier de empréstimo, seria um bom negócio de oportunidade.

João Caniço disse...

Bruno, também estou por dentro de todas essas especulações, nomeadamente para a lateral direita e para o ataque. Se Cáceres mantiver o nível que evidenciou ontem frente ao Inter, não vejo porque razão a Juventus deve ir ao mercado. Contudo, há que ter alguma calma nesta análise. No confronto com Robben na próxima 3ª feira poderão retirar-se algumas conclusões.
Também gosto de Motta e aprecio o futebol de Rafinha, mas confesso que o meu preferido é Maggio do Nápoles, ele que nem tem sido conotado para a lugar.
Um avançado rápido, habilidoso, que jogue pelas pontas e faça golos parece-me a descrição de Cassano, gostaria de vê-lo na Juventus no próximo ano como sucessor de Del Piero.
Também sou da opinião que Toni e Pazzini seriam óptimas alternativas a Trezeguet e Amauri. Contudo, a propalada troca de Toni por Diego não merece a mínima credibilidade.

Penso que é um facto aceite por todos os observadores que o valor pago por Felipe Melo foi exagerado. Tal como escrevi anteriormente, não creio que tenha capacidade para actuar com qualidade em posições mais ofensivas. Se foi contratado para actuar como médio defensivo e afinal não é aí que rende mais e/ou precisa de alguém para jogar ao seu lado/atrás confirma que estamos perante um equívoco da gestão de Secco, Blanc e companhia...

Confesso que já apreciei muito mais o futebol de Amauri do que na actualidade. Acho que se aparecer uma boa proposta é de vender e apostar num jovem italiano com qualidade como Pazzini ou Rossi.

Continuo a confiar no futebol e qualidade do Diego. Penso que será uma questão de tempo até ele se afirmar de vez no esquema da Juventus.
Se bem me recordo o Werder Bremen também actuava num 4*3*1*2 tal como a Juventus actualmente e não será por aí que Diego falhará. Tal como bem referiste trata-se em parte de achar o posicionamento e forma de jogo ideais.

Abraços