domingo, 22 de novembro de 2009

Triunfo pragmático

A Juventus venceu a Udinese por uma bola a zero no encontro que encerrou a 13ª jornada do campeonato italiano. Triunfo inteiramente justo, pouco espectacular é certo, valendo o pragmatismo aos bianconeri, que assim se mantêm à distancia de cinco pontos do líder Inter.

Ferrara revelou-se algo conservador nas opções iniciais ao deixar Sissoko e Del Piero no banco de suplentes. Desta forma, Poulsen e Giovinco continuaram no onze, tal como Cáceres, que parece ter agarrado o lugar na lateral direita.
Bastante desfalcada no ataque, a Udinese apresentou-se com Flores como homem mais adiantado, apoiado por Lodi e Isla nas faixas laterais. Destaque ainda para a presença de D'Agostino como pivot no meio-campo.

A Udinese surgiu em campo com as linhas bastante próximas e recuadas, apostando claramente numa estratégia de contenção, colocando bastantes homens na faixa central do terreno, de forma a reduzir os espaços aos médios criativos da Juventus.
Posto isto e apesar do domínio territorial bianconero, os primeiros vinte minutos foram extremamente confusos, com futebol de fraca qualidade onde sobressaiu pela negativa a desconcentração e desinspiração de Felipe Melo, autor de um rol tremendamente absurdo de passes errados...
Não obstante o atabalhoamento inicial, a Juve desfrutou de duas boas oportunidades durante esse período. A primeira, logo aos 5', num remate violentíssimo de Diego à entrada da área para parada espectacular de Handanovic e a segunda, aos 12', num sinistro de Giovinco - após cruzamento da direita de Camoranesi a que Amauri não chegou - defendido a custo pelo guardião esloveno.
Com o passar do tempo, o futebol praticado pelos bianconeri foi aumentando gradualmente de qualidade, paralelamente ao acerto das marcações contrárias, o que originou escassas situações de perigo durante o primeiro período.
A excepção aconteceu aos 37' quando Camoranesi tem uma assistência notável para Amauri que, completamente isolado na cara de Handanovic, aborda mal o lance, desviando com a canela (!), permitindo a defesa ao guarda-redes friulano para estupefacção geral! Tremenda chance desperdiçada pelo avançado brasileiro...

O segundo tempo começou na mesma toada e Ferrara não esteve pelos ajustes, ordenando a entrada em campo de Sissoko e Del Piero aos 51 minutos. Curiosamente ou talvez não, é exactamente nessa altura que a partida se decide... Jogada envolvente da Juve, Grosso toca para o lado, Poulsen recolhe e tem um excelente lançamento para a entrada de Cáceres na direita. O lateral esquerdo mantém a percepção do lance e conclui com tranquilidade, à entrada da pequena área, a assistência proporcionada pelo uruguaio! Esplêndida triangulação numa jogada simples e terrivelmente eficaz por parte da vecchia signora a desbaratar por completo a tenaz marcação exercida pela defensiva contrária.
Apesar do golo, Ferrara mantém as substituições retirando Giovinco e o opaco Felipe Melo. O esquema táctico também sofre alterações, passando para um 4*4*2 com Diego sobre a meia-esquerda e Del Piero na frente ao lado de Amauri.
Diego e Del Piero revelam bom entendimento, dando mesmo espectáculo à passagem do minuto 64, numa excelente jogada pela esquerda, libertando Grosso que cruzou de imediato em busca de Amauri. No entanto, Handanovic antecipa-se e afasta o esférico para fora da área onde surge Sissoko a encher o pé, levando a bola a passar ligeiramente por cima do travessão.
A Udinese responde logo no minuto seguinte com um pontapé de longe de Floro Flores para defesa complicada de Buffon. É o melhor período dos friulani, mas a Juve mantém-se firme e segura na retaguarda não concedendo grandes chances à equipa visitante.
À entrada do quarto de hora final os bianconeri voltam ao controlo da partida muito graças ao excelente trabalho de Sissoko na zona central da intermediária, bem complementado por Poulsen, autor de exibição bastante agradável.
Aos 77' Del Piero cobra um pontapé de canto ao primeiro poste, Camoranesi não consegue o desvio, ressaltando a bola em Basta e dirigindo-se para a baliza, valendo à Udinese a fantástica intervenção de Handanovic! Excelente golpe de rins do guardião esloveno, com toda a certeza um dos melhores guarda-redes a actuar no Calcio.
Ferrara refresca a ala canhota a cinco minutos do final, fazendo entrar De Ceglie para o lugar de Diego.
Os minutos finais são de quase desespero para a Udinese que tenta acercar-se com perigo junto da baliza de Buffon. O canto do cisne ocorre em cima do último minuto de descontos quando - na sequência de um pontapé livre cobrado por D'Agostino, seguida duma grande confusão e série de ressaltos - a bola sobra para Zapata, que remata de primeira para defesa segura de Buffon, a garantir a conquista de três preciosos pontos.

Eis o vídeo com os principais lances do Juve - Udinese:

2 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pelas considerações sobre o 'match' Juventus x Udinese, excelentes, como de costume!
Aliás, também postei alguns comentários sobre o jogo em questão no 'Calcio Serie A' - bem mais modestos, é claro!
Abraços,

João Caniço disse...

Muito obrigado, Rodolfo!
Não diria comentários modestos, mas sim sintéticos!
Abraços