sábado, 7 de novembro de 2009

Tremenda eficácia ofensiva não oculta carências gritantes nas laterais defensivas

A Juventus regressou às vitórias na Série A e logo de forma estrondosa! 5 golos em Bergamo frente a uma Atalanta que deu uma excelente réplica, cedendo apenas de forma ruidosa nos instantes finais. Óptimo aproveitamento das oportunidades de golo explicam o resultado desnivelado que, apesar de tudo, não oculta carências gritantes, nomeadamente nas laterais da defesa.

Cannavaro, Giovinco e Trezeguet foram as novidades na formação titular relativamente à partida de Tel Aviv. Na lateral direita, Cáceres manteve a confiança de Ferrara.
Antonio Conte, antigo capitão da Juve, apresentou os bergamaschi num 4*4*2 clássico com o veterano Doni livre na frente de ataque, apoiando o robusto ponta de lança Tiribocchi.

A partida inicia-se com bastante pressão de parte a parte, ritmo elevado, jogo concentrado a meio-campo com pouco espaço para os criativos se imporem. Somente aos 10' alguma liberdade para Camoranesi progredir em direcção à baliza contrária, arriscando o tiro de longe com o pé esquerdo para boa estirada de Consigli. A Atalanta reage cinco minutos depois, quando Padoin lança de maneira exímia Tiribocchi e este, na cara de Buffon, não consegue melhor que desviar para fora...
A partida prosseguia extremamente equilibrada até Trezeguet adiantar os bianconeri no marcador, aos 28', num cabeceamento oportuno após jogada de insistência de Cáceres, mas o lance é invalidado por offside do franco-argentino.
Pouco depois, Doni tenta o golo numa boa rotação junto à marca de penalty, mas o esférico sai ligeiramente ao lado, sem assustar Buffon. Grosso tem uma rara diagonal até ao corredor direito aos 36', cruzando de forma perfeita para o cabeceamento vitorioso de Camoranesi! O ítalo-argentino surgiu completamente sozinho na entrada da pequena área e não teve dificuldades para cabecear fora do alcance do guardião visitado. Ainda a Juve não se tinha refeito dos festejos e voltava de novo a marcar! Talomonti tem um corte defeituoso para a entrada da área onde aparece Camoranesi a rematar em arco, com grande classe, sem hipóteses para Consigli! Super-Camoranesi a apontar o seu quarto golo nos últimos quatro jogos!
Em período de descontos excelente jogada da Atalanta com Guarente a rematar de primeira, de fora da área, para defesa apertada de Buffon.

Os bergamaschi começam o segundo tempo da melhor forma ao reduzirem a vantagem da Juve logo aos 51' através de Valdés. Excelente lançamento de Guarente a rasgar por completo a defensiva juventina e o extremo chileno a rematar rasteiro com Buffon impotente para travar a marcha do esférico. Mérito para a óptima assistência de Guarente, mas culpas para Cáceres, a falhar por completo a intercepção e a marcação ao extremo esquerdo.
A partida estava de novo em aberto, mas Felipe Melo tratou pouco depois de voltar a pender a balança para o lado da vecchia signora num pontapé espectacular de fora da área, obtendo o melhor golo da noite! Bola a sair potente e colocada sem a mínima hipótese para Consigli.
Sem mais nada a perder a Atalanta tomou conta do jogo tentando reduzir novamente a desvantagem. Valdés esteve perto, ao minuto 70', num excelente remate em arco, que saiu a rasar o poste esquerdo da baliza de Buffon. Quem não desperdiçou foi Ceravolo no minuto seguinte. Desmarcado por Tiribocchi fez o que quis de Grosso e disparou em arco, ao segundo poste, fora do alcance de Buffon, obtendo um golo de belo efeito! Muitas culpas para Grosso, batido de forma infantil numa simples mudança de direcção por parte do adversário...
Ferrara sentiu o perigo, lançou De Ceglie no lugar de Giovinco, ganhando maior força física a meio-campo e mais ajuda à depauperada lateral esquerda. A ideia surtiu efeito já que a Juve conteve o ímpeto do adversário e voltou aos poucos ao controlo da partida.
O encontro prosseguiu nessa toada, sem quaisquer lances de perigo, até Diego e Trezeguet aproveitarem duas bolas praticamente perdidas na área da Atalanta, revelando dotes de puro oportunismo, atirando a contar, aos 84' e 87' respectivamente, ampliando e fixando de forma contundente o placard final. Destaque para o golo 167 de Trezegol com a maglia bianconera, alcançando o mítico Omar Sivori no quarto lugar na tabela dos melhores marcadores de sempre da vecchia signora.
Tempo ainda para a entrada do jovem bomber primavera Immobile, que esteve pertíssimo de marcar na sua segunda presença na equipa principal. Na sequência de um pontapé de canto de Camoranesi cabeceou com toda a intencionalidade, mas a bola passou a centímetros do poste direito da baliza de Consigli...

Com este triunfo a Juve coloca alguma pressão ao Inter, que amanhã recebe a Roma no Meazza. A Série A pára duas semanas devido aos compromissos das selecções nacionais, regressando com a recepção dos bianconeri à Udinese.

Eis o vídeo com os sete golos e os melhores lances do desafio:

Sem comentários: