quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Amarras tácticas originam bolas paradas fatais

A Juventus deu um enorme passo atrás na corrida à qualificação para a 2ª fase da Liga dos Campeões ao ser derrotada pelo Bordéus por duas bolas a zero. Como se esperava o Bayern Munique derrotou o Maccabi Haifa e será assim tudo decidido daqui a 15 dias em Turim.
O confronto entre girondinos e bianconeri foi uma autêntica batalha táctica ganha com distinção pelo campeão francês, bastante mais agressivo, acutilante e veloz que a vecchia signora.

Ferrara manteve o esquema táctico das últimas partidas e fez regressar Sissoko e Del Piero à titularidade em detrimento de Poulsen e Giovinco. Também Legrottaglie surgiu no onze inicial em vez de Cannavaro.
Mesmo sem a estrela Gourcuff, ausente devido a lesão, o Bordéus alinhou num sistema idêntico ao da Juventus, o que originou um encaixe táctico quase perfeito entre as duas equipas.

O Bordéus surgiu com a linha defensiva bastante subida no terreno, praticamente junta aos cinco elementos do meio-campo. Através desta disposição, acrescida à notável capacidade de pressing demonstrada, aniquilou quase por completo a capacidade criativa aos elementos ofensivos do meio-campo da Juve, que se viam confinados a espaços reduzidos para alicerçar o seu jogo.
Posto isto e aliado à maior disponibilidade física e garra evidenciadas pelos jogadores da casa, o Bordéus demonstrou sempre um ligeiro ascendente na partida, não obstante o tremendo equilíbrio registado a meio-campo.
Chances de golo durante o primeiro tempo quase nem vê-las! Plasil tem o primeiro ensejo ao terceiro minuto, na cobrança de um pontapé livre para saída e defesa atenta de Buffon. A Juve responde apenas aos 21' e também num lance de bola parada. Livre de Diego para cabeceamento de Chiellini, de cima para baixo, com o esférico a passar rente ao travessão da baliza de Carrasso.
Num raro lance bem gizado pelos criativos bianconeri, Diego consegue espaço para o remate à entrada da área, após boa combinação entre Camoranesi e Del Piero, mas o pontapé sai fraco e à figura do guardião francês.
Finalmente aos 38' a grande oportunidade da primeira parte! Chalmé efectua um óptimo lançamento longo para Chamakh, que surge completamente solto entre Cáceres e Legrottaglie, isola-se, simula perante Buffon, acabando por rematar já em posição de desequilíbrio para notável defesa do guardião juventino que revelou uma leitura perfeita do movimento do avançado adversário!

Ferrara tenta espevitar a equipa no recomeço e adianta Del Piero no terreno, passando a equipa a actuar em 4*3*2*1, com il capitano e Diego no apoio a Amauri. Daí nada resulta de concreto e o desafio segue o mesmo rumo da etapa inicial, sempre com sinal mais para o campeão francês.
Não surpreendeu a vantagem do Bordéus ao minuto 54. Livre na esquerda para Plasil, cruzando de forma tensa ao primeiro poste para o desvio vitorioso de cabeça de Fernando! Buffon não está isento de culpas, fica a meio caminho da saída dos postes, mas as principais responsabilidades vão para Amauri, que estava na marcação directa ao compatriota e, para além de não ter estorvado minimamente a acção ao adversário nem se dignou a levantar os pés do chão...
Apenas em desvantagem no marcador se começa a ver uma Juve mais solta, liberta do espartilho táctico imposto pelo adversário e com alguma objectividade no ataque. Diego tem um destro potente de fora da área aos 58', com Carrasso a responder de forma positiva. Pouco depois, aos 64', a melhor chance do encontro para a vecchia signora. Trabalho notável, perante dois adversários, de Del Piero na direita, a fazer a bola passar por entre os mesmos, colocando-a à mercê de Diego e Amauri, que não conseguiram fazer o mais difícil, empurrar para a baliza...
Del Piero, ainda longe da melhor forma física, é substituído pelo jovem Immobile e a Juve alarga a frente de ataque, sem grandes resultados, já que não voltaria a colocar em sentido o último reduto girondino. Amauri sai também pouco depois, com problemas musculares, entrando Giovinco.
A partida arrasta-se para o fim com o Bordéus de novo na mó de cima, mantendo a posse de bola e os bianconeri longe da baliza de Carrasso. Planus obriga Buffon a estirada valorosa na cobrança de um livre directo e já no último minuto de descontos apareceria o segundo golo por intermédio de Chamakh na sequência de um pontapé de canto, elevando-se bem, batendo em antecipação Cáceres e cabeceando para o fundo das redes juventini.

Derrota extremamente difícil de gerir, numa exibição frustrante e que coloca muitos pontos de interrogação sobre o futuro imediato da Juventus. A partida em Cagliari e as recepções a Inter e Bayern Munique são amplamente decisivas numa fase ainda precoce da temporada. Tomara que esta Juve tenha o estofo e a capacidade necessárias para dar a volta por cima a este momento negativo.

Eis o vídeo do jogo que adia a decisão do segundo lugar do Grupo A da Champions:

Sem comentários: