terça-feira, 3 de novembro de 2009

Redenção em Israel

A Juventus redimiu-se da meia-hora final desastrosa contra o Nápoles ao vencer os israelitas do Maccabi Haifa por uma bola a zero, dando um passo importante rumo aos oitavos de final da Champions. Bastou um golo solitário de Camoranesi obtido no período de compensações do primeiro tempo para materializar a superioridade demonstrada durante praticamente toda a partida.

Ferrara voltou a alterar significativamente a equipa inicial lançando Cáceres e Legrottaglie na linha defensiva, em detrimento de Grygera e Cannavaro. Na esquerda do meio-campo surgiu Tiago no lugar de Giovinco e na frente Amauri substituiu Trezeguet.

Sem realizar uma grande exibição, a Juve dominou o encontro desde o apito inicial, mantendo a posse de bola e pressionando a defensiva contrária. Diego assume-se como o líder da squadra em campo, jogando e fazendo jogar, tentando por várias vezes o golo. Aos 6' liberta-se da marcação adversária e dispara cruzado para defesa apertada de Davidovitch. Pouco depois, novamente brasileiros em destaque, desta vez com Felipe Melo a lançar Amauri e este a não conseguir desfeitear o guardião israelita.
O pressing bianconero não esmorecia e aos 10' Diego é derrubado nas imediações da grande área visitada. Pontapé livre para o próprio cobrar, proporcionando a terceira boa intervenção a Davidovitch nos instantes iniciais.
O Maccabi esteve perto de marcar por volta da meia-hora quando na sequência de um pontapé de canto Dvalishvili surgiu frente a frente com Buffon valendo em duas ocasiões os reflexos extraordinários do portiere da Juve a evitar males maiores para a sua equipa.
Diego não desarmava, continuando a exibir-se a um nível bastante aceitável. Aos 33' tem uma óptima iniciativa lançando Amauri, que mais uma vez não consegue suplantar Davidovitch. Sobre o intervalo, ainda e sempre Diego em destaque, com óptima visão de jogo, a descobrir Cáceres desmarcado na direita e o uruguaio a cruzar atrasado, para a zona da marca de penalty, onde surgiu Camoranesi, de primeira, a rematar para o fundo da baliza do Maccabi! Jogada simples e tremendamente eficaz da Juve!

O treinador do Maccabi, Elisha Levi nada tinha a perder e apresentou uma equipa bem mais ofensiva para o segundo tempo, com Ghadir a ocupar o lugar de Culma. No entanto, a vecchia signora, sem deslumbrar, controlou bastante bem a partida, não permitindo grandes veleidades aos dianteiros do Haifa.
Amauri viu um golo ser-lhe anulado por fora-de-jogo aos 54', pouco antes de Diego fazer a bola passar a rasar o poste.
À passagem da hora de jogo, De Ceglie rendeu Tiago, refrescando a ala esquerda dos bianconeri.
A melhor (e única) oportunidade da equipa da casa na metade complementar surgiu aos 77', quando Refaelov cruzou tenso e largo, mas Arbeitman e Ghadir não conseguiram desviar para a baliza.

De forma surpreendente, o Bordéus venceu o Bayern em Munique por duas bolas a zero, garantindo desde já a qualificação para a segunda fase. Para seguir em frente, basta à Juve empatar em casa contra os bávaros. As contas para vencer o grupo são mais complicadas, mas passam quase obrigatoriamente por uma vitória em Bordéus na próxima rodada.

A seguir o vídeo com os highlights do encontro de Tel Aviv.

Sem comentários: