sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quagliarella na Juventus

A Juventus assegurou a contratação por empréstimo de Fabio Quagliarella. Pela cedência temporária do avançado italiano de 27 anos, os bianconeri  pagaram ao Nápoles 4,5 milhões de euros, assegurando igualmente a opção de compra no final da temporada, devidamente fixada em 10,5 milhões de euros.
Formado nos escalões de base do Torino, estreou-se na primeira equipa granata e na Série A em Maio de 2000, com apenas 17 anos de idade. Com apenas 5 presenças em 3 temporadas, passa por empréstimo no Verão de 2002 para a Fiorentina, na altura a agonizar na Série C2 (4ª divisão do Calcio). Evidencia bons dotes com a maglia viola, mas revela-se demasiado frágil na finalização (apenas 1 golo em 12 jogos), o que origina novo empréstimo, desta vez ao Chieti (Série C1), onde permanece um ano e meio, actuando com continuidade e evoluindo o seu jogo.
Para a temporada 2004/05 regressa a Turim, onde se firma como titular e uma das principais figuras da formação granata, que consegue a tão almejada subida de divisão para o escalão principal. Contudo, o Torino abre falência no Verão de 2005 e Quagliarella fica desvinculado, assinando pela Udinese, que o empresta ao recém-promovido Ascoli, onde disputa a stagione 2005/06. A temporada seguinte marca a explosão de Quagliarella na elite do Calcio. Envergando a camisola da Sampdoria, em regime de co-propriedade, realiza óptimas partidas, quer como segundo avançado, quer como extremo, apontando o interessante número de 13 golos em 35 jogos. Em Março de 2007 estreia-se na nazionale defronte da Escócia.
No final da temporada, Samp e Udinese não chegam a acordo para a resolução da co-propriedade. É utilizado o método do envelope secreto. Os blucerchiati oferecem 6,5 milhões de euros contra 7,3 dos friulani, que garantem assim o regresso de Quaglia a Udine, onde permanecerá as duas épocas seguintes formando ataque de luxo com Di Natale. 2008/09 fica marcado pela boa carreira da Udinese na Taça UEFA, só parada pelo Werder Bremen nos quartos-de-final. Quagliarella é o terceiro melhor marcador da competição com 8 golos.
Em Junho de 2009 assina pelo Nápoles, que pagou 16 milhões de euros pela sua contratação mais a metade do passe de Domizzi. Apesar da positiva temporada individual (11 golos em 37 jogos) e colectiva (6º lugar na Série A) não convence completamente os responsáveis partenopei que acertam agora com a Juventus o empréstimo com opção de compra.
Marcou presença nas fases finais do Euro'2008 e do Mundial'2010, apontando um dos melhores golos em terras sul-africanas, diante da Eslováquia, insuficiente para evitar a precoce eliminação azzurra.
Actuando preferencialmente como segundo avançado, é extremamente versátil e acutilante, oferecendo garantia de qualidade como desequilibrador e finalizador. É com toda a certeza um bom reforço.

Sem comentários: