sábado, 12 de dezembro de 2009

Bater no fundo...

Não se pode apontar falta de profissionalismo ou défice de atitude competitiva aos jogadores da Juventus, mas a verdade é que com a temporada em fase suficientemente avançada, a equipa tarda em encontrar um modelo e estilo de jogo consentâneo com o valor individual dos seus jogadores.
Desta vez, bastou um Bari pouco mais que organizado e voluntarioso para humilhar a vecchia signora, desastrosa no sector defensivo e ineficaz no ataque. Cannavaro, autêntica sombra do enorme central que já foi, e Amauri, revelador de uma inoperância confrangedora, patenteiam na perfeição tudo o que de mau a Juventus (não) produziu no San Nicola.

Alguma surpresa na titularidade de Molinaro em detrimento de Grosso. Tiago e Poulsen juntaram-se a Marchisio no meio-campo, enquanto Amauri regressou ao onze, formando dupla de ataque com Trezeguet.
O Bari, privado de elementos importantes como Ranocchia, Parisi e Kutuzov, apresentou o maliano Diamoutene no eixo central da defesa, apostando forte na velocidade dos atacantes Alvarez, Meggiorini e Barreto.

Ainda a partida se encontrava na chamada fase de estudo e já o Bari se adiantava no marcador! Marchisio foi pouco lesto a aliviar uma bola à entrada da grande área, permitindo o desarme e o remate imediato de Meggiorini, desviado em Legrottaglie, batendo inapelavelmente Buffon! Péssimo início para a Juventus, que se via em desvantagem logo ao sétimo minuto.
No entanto, a equipa bianconera reagiu de forma positiva, não demorando muito a assumir o controlo do jogo, embora a dinâmica e a velocidade impostas estivessem longe de serem as mais desejáveis, beneficiando claramente a estrutura defensiva do Bari que segurava a vantagem sem grandes problemas.
Apenas aos 18' o perigo rondou a baliza de Gillet, na sequência de uma boa jogada entre Marchisio e Amauri, com o brasileiro a concluir de forma completamente desastrada.
O Bari não descura o ataque e está pertíssimo do segundo golo aos 22'. Pontapé livre na direita apontado por Almirón, a cruzar para a entrada da pequena área, onde surgiu completamente sozinho Bonucci, a desviar para fora!
No minuto seguinte rápido contra-ataque conduzido por Diego, aguentando a carga de um defesa contrário e disparando rasteiro, à entrada da área, para defesa incompleta de Gillet. Trezeguet, bastante oportuno, concluiu com sucesso a fácil recarga! Juve empatava a partida!
O encontro prosseguiu então em toada de equilíbrio, com um futebol algo confuso de parte a parte, num relvado longe das melhores condições. E quando parecia que o desafio iria empatado para o intervalo, eis que surge uma arrancada estonteante de Barreto, a confundir por completo Cannavaro, que não evitou o contacto físico, cometendo grande penalidade. Muito mal o central bianconero, a revelar-se incapaz de fazer a cobertura adequada e a provocar uma falta perfeitamente escusada...
O mesmo Barreto não teve contemplações, enganando Buffon na cobrança do castigo máximo. 2-1 para o Bari.

Os bianconeri surgiram melhor no recomeço, aumentando o ritmo de jogo, encostando o Bari atrás, estando mais perto do golo, mas também mais sujeitos às contra-investidas contrárias.
Trezeguet deu o mote aos 51', valendo a excelente intervenção do guardião belga a impedir o tento do francês. Tiago surgiu bem por duas vezes em zona de finalização, mas esteve infeliz no concluir dos lances. Ambos os desvios do português, 62' e 66', saíram perto dos ferros da baliza de Gillet.
O Bari responde no minuto seguinte, na sequência de uma grande arrancada do recém-entrado Kamata pela esquerda, a cruzar para o coração da área bianconera, onde surgiu Meggiorini a desperdiçar tamanho ensejo, permitindo a defesa a Buffon!
O jogo passava pela sua fase mais veloz e Grosso, entrado em campo há pouco mais de 1 minuto no lugar do opaco Molinaro, arranca pela faixa esquerda, dribla Masiello e quando se prepara para ganhar a linha de fundo é derrubado por Almirón! Penalty para a Juventus!
Diego prepara-se para converter a grande penalidade. Luz proveniente de um laser na bancada tenta desestabilizar a concentração do jogador. O trequartista afirmaria no final do encontro que não foi prejudicado pela luz incidente na sua face e olhos. A verdade é que o penalty foi extremamente mal cobrado, passando a bola bastante por cima do travessão! Momento importante e quiçá decisivo do encontro com a Juventus a desperdiçar oportunidade soberana para chegar à igualdade.
O falhanço tem influência no rendimento dos bianconeri. O tempo vai passando e a squadra de Ferrara não encontra antídotos para ultrapassar a bem escalonada defensiva contrária. Camoranesi substitui Tiago a cerca de um quarto de hora do final, mas daí nada advém de positivo, bem pelo contrário, já que o ítalo-argentino se lesionaria com alguma gravidade pouco antes do final, dando o lugar a Giovinco.
Para piorar ainda mais as coisas, o Bari chegaria ao 3-1 a cerca de dez minutos do final! Falha de marcação na cobertura à entrada da área após um pontapé de canto, com Almirón a encher o pé e a desfeitear Buffon! Óptimo pontapé de primeira do argentino, a colocar a bola fora do alcance do número 1 bianconero! Curiosamente, Almirón ainda é jogador da Juventus, estando cedido por empréstimo ao Bari...
Até final, a Juve carregou de forma avassaladora sobre o último reduto contrário, sempre mais com o coração do que com a cabeça. A velocidade de Giovinco fez alguns estragos com Poulsen e o desastrado Amauri a estarem perto do golo várias vezes. A vecchia signora expunha-se em grande escala aos contra-ataques do Bari e faltou apenas um pouco de classe e calma a Alvarez para construir um resultado ainda mais mais humilhante para os juventini...

Eis o vídeo com o resumo da partida que marca a quarta derrota da Juventus nas últimas cinco partidas:

2 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
É melhor não falar nada ... que decepção!
Abraços,

João Caniço disse...

É verdade, Rodolfo, esperemos que as coisas melhorem já amanhã...
Abraços