domingo, 20 de dezembro de 2009

Exigem-se mudanças!

De mal a pior, assim vai a Juventus que termina o ano com uma derrota caseira frente ao último classificado, concluindo uma série negra de cinco derrotas nas últimas seis partidas.
O estado anímico da equipa é absolutamente deplorável que, apesar do relvado gelado, actuou sobre brasas!

A primeira parte foi um verdadeiro suplício de se assistir com a Juve a não jogar rigorosamente nada! Nem uma mísera oportunidade de golo conseguiu criar durante esse período, limitando-se a despejar bolas sobre a defensiva contrária.
O Catania pouco fez, limitando-se a defender com consistência e a aproveitar da melhor maneira uma grande penalidade cometida de forma infantil por Tiago.
Felipe Melo destacou-se novamente como o pior entre os piores! O médio brasileiro deu um autêntico recital de passes falhados e Ferrara não teve outro remédio senão substitui-lo pouco depois da meia-hora de jogo...

O intervalo fez bem aos bianconeri que surgiram com outra atitude e empenho no segundo tempo, contudo, não o suficiente para praticarem um futebol vistoso e atraente, bem longe disso. Apesar do domínio o futebol da vecchia signora continuava lento e confuso, vivendo em demasia das (escassas) deambulações de Diego e das acelerações de Cáceres no corredor direito. A pressão exercida sobre o último reduto do Catania rendeu quatro ou cinco boas oportunidades de golo, no entanto apenas uma foi concretizada por intermédio de Salihamidzic.
Perto do final do encontro, a Juve desfruta de uma boa chance na sequência de um pontapé de canto, mas deixa-se surpreender de forma incrível no contra-ataque, acabando por perder de maneira quase anedótica o encontro...

Posto isto, é fácil perceber que a continuidade de Ferrara está por um fio. Equívocos de vária ordem estão a minar o trabalho do técnico, nomeadamente escolhas tácticas e técnicas duvidosas, sem esquecer a fragilidade exibicional que a equipa tem demonstrado insistentemente. O nome do holandês Guus Hiddink paira como uma sombra sobre Ciro Ferrara, embora também estejam em cogitação nomes ligados afectivamente à Juventus. Um deles é o de Gianluca Vialli, antigo avançado do clube e até o nome de Pavel Nedved já foi especulado para assumir o cargo de treinador...

Sou da opinião que Ferrara tem a sua quota-parte de responsabilidade, mas não é o principal culpado da actual crise. Os dirigentes juventini falharam quase por completo o último mercado de contratações, assim como os anteriores. Felipe Melo tem sido o principal rosto desse fiasco, mas convém lembrar as medíocres actuações de Cannavaro e Grosso, dois jogadores experientes de quem se esperava muito mais. O próprio Diego tem estado muito abaixo do que se podia esperar de um trequartista da sua categoria.
O director desportivo, Alessio Secco, vive assim dias difíceis e poderá ser uma das cabeças a rolar no organigrama directivo bianconero. Ao analisar as contratações que efectuou desde que assumiu o cargo posso afirmar, sem ressalvas, que o saldo é bastante negativo. Salva-se a aquisição de Sissoko e pouco mais. Talvez Diego, quando começar a provar efectivamente tudo o que vale. O próprio Amauri tem revelado uma ineficácia confrangedora, não se percebendo a teimosia de Ferrara em colocá-lo sistematicamente em campo. Não por acaso especulam-se diariamente nomes na imprensa italiana para o reforço do ataque bianconero em detrimento da cedência do brasileiro.

Mais que especulação tem sido insistentemente veiculado o regresso de Roberto Bettega ao staff da società juventina. É perfeitamente expectável que o regresso do antigo jogador e dirigente aos quadros bianconeri seja anunciado muito em breve.

O rol completamente absurdo de lesões prolongadas em elementos-chave do plantel também se pode considerar como um dos factores determinantes na queda de rendimento abrupta da Juventus. Del Piero, Sissoko, Marchisio e agora Iaquinta, Chiellini, novamente Sissoko e Buffon estiveram ou vão estar ausentes de vários encontros importantes, condicionando de maneira decisiva o desempenho da squadra.

Conclui-se assim que as férias de Natal vão ser tudo menos tranquilas na Corso Galileo Ferraris...

Feita a análise, eis as imagens de mais uma desilusão bianconera, a última de 2009:

2 comentários:

Igor disse...

Viva, periodo negro este que vivemos.
Não sou grande apologista de mudanças bruscas, mas perante aquilo que vi contra o catania, elas são exigidas.
Não falo do resultado, isso é pelo que nos devemos guiar o menos. Falo da atitude de desistencia de alguns jogadores, da incapacidade, da desmotivação.É aqui que Ciro está a falhar. apesar das claras falhas no plantel, nada explica a apatia com que a equipa entra e se arrasta em campo.

Pior ainda é ver os dirigentes que aceitam tal facto, como que dizendo que esta época está perdida. Mas será que sou so eu que acredito que havendo uma mudança de discurso, e atitude para o que falta, e ainda falta muito. O scuddetto não esta entregue, a taça uefa tambem nao, nem a taça de italia. É verdade que a eliminacao da champions nao ajuda na mudanças do plantel. Mas exige-se muito mais!!!

João Caniço disse...

Olá, Igor.
É verdade, este é mesmo um período bastante negro para a 'vecchia signora'. Eu também não sou apologista de mudanças radicais, tal como de despedimentos de treinadores, mas a situação é bastante delicada e exige medidas drásticas.
É, também acho que um dos principais problemas da equipa é a falta de confiança. Os jogadores têm que acreditar convictamente que é possível mudar as coisas a seu favor. É possível praticar um futebol de qualidade. É possível vencer jogos. É possível (ainda) lutar pela vitória em todas as competições! Obviamente que dirigentes e treinador têm que ser líderes dignos e empreendedores, capazes de passar essa mensagem e não um discurso conformado e derrotista!
Abraços e Bom Natal